outubro 25, 2009

Dislexia: Diagnóstico




A dislexia normalmente se manifestam durante o ano escolar quando uma criança mostra uma inexplicável dificuldade na leitura, apesar de ter todas as habilidades, como a inteligência e habilidade verbal, que são necessários para ler.




No entanto, um diagnóstico de dislexia não pode ser feito até que alguém com a doença está em sua fase adulta. Muitas crianças com dislexia do desenvolvimento de "estratégias de enfrentamento, tanto positivas como negativas, que podem disfarçar a condição.



As crianças com dislexia podem utilizar estratégias de enfrentamento positivas, como o trabalho mais difícil do que seus pares, e fazendo uso de sua memória de longo prazo. Em alternativa, podem usar uma estratégia de enfrentamento negativas, como fingir ser menos inteligente do que eles realmente são.



Existem duas fases no diagnóstico de dislexia:



triagem, e

avaliação.

Despistagem da dislexia

Existem diferentes métodos de despistagem da dislexia. No método simples de triagem, a criança é convidada a uma série de questões, tais como os listados abaixo.



Você misturar números como 81 e 18?

Você confundir esquerda com a direita?

Do you miss out palavras, ou as terminações das palavras?

Quando você lê, faz a impressão parecem se mover, ou borrão?

Um grande número de "sim" respostas indica que o filho pode ter dislexia.



Outros métodos de seleção envolve testes de uma série de habilidades, como a compreensão de uma criança de gramática, e sua capacidade de relacionar palavras escritas aos sons.



Embora o processo de seleção não pode confirmar um diagnóstico de dislexia, que podem indicar uma criança que tem uma alta probabilidade de ser disléxico.



Se você está preocupado com seu filho, sua escola, ou a sua autoridade educativa local deve ser capaz de organizar um teste de triagem para eles.



Avaliação da dislexia

Avaliação da dislexia é uma série mais complexo e rigoroso de testes, que é concebido para confirmar um diagnóstico de dislexia ao avaliar pontos fortes de uma criança e fracos quando se trata de aprendizado e capacidade intelectual.



A avaliação da dislexia precisa ser realizado por um técnico treinado, muitas vezes com um professor com experiência em ensinar crianças com dislexia, ou um psicólogo educacional (uma psicóloga, que é especializada em ajudar pessoas com dificuldades de aprendizagem).



Há uma série de métodos de avaliação diferentes, mas todos eles envolvem a criança participa de uma série de testes. Os testes não são simplesmente limitado às suas habilidades de leitura e escrita, mas também analisar outras habilidades, tais como:



desenvolvimento da linguagem,

vocabulário,

a capacidade de raciocinar logicamente,

memória e

a velocidade com que eles podem processar informação visual e auditiva.

Um diagnóstico da dislexia pode normalmente ser feito com confiança, mesmo que a leitura de uma criança e habilidades de escrita são pobres, mas as suas outras habilidades, como a sua compreensão da lógica, ou as suas habilidades verbais, não são afetados.



Uma vez que uma avaliação das habilidades de seu filho ter sido realizado, você receberá um relatório indicando não apenas seus pontos fracos, mas também os seus pontos fortes. Entender o que o seu filho é bom, e gosta, é um passo importante no desenvolvimento de um plano educacional que pode começar a resolver os seus pontos fracos.



Sob os termos do Disability Discrimination Act, todas as pessoas que estão na educação em tempo integral (sejam elas crianças ou adultos) têm direito a uma avaliação de dislexia.

2 comentários:

valdene-2010@hotmail.com disse...

olá tenho 27 anos e ja teve muitos problema no meu trabalho por troca letra e munero qdo ia anotar um recado , mas nunca fui diagnosticada por um proficional,fiquei curiosa e resolve pesquisar e agora estou preocupada pois to no 2º período de enfermagem e tenho medo de cometer algum erro, antes achava que era apenas falta de atençao, como faço para ser diagnostica para possivel tratamento no sus?

Anônimo disse...

Finalmente descobri o que meu filho tem,descobri atraves de uma reportagem na tv,aos 5 anos nao sabia corês aí foi para primeiro ano e naõ conseguiu nem escrever seu nome completo,porem os professores naõ estao preparados foi um horror meu filho emagreceu 3kilos e fivava em pânico na hora de ir para escola.Levei ao medico e passou para fono disse ter o processamento auditivo alterado,hoje tem 17anos e ainda escreve errado,acho muito imaturo seu modo de agir e tenho que ter muita paciência.

Então, como diagnosticar a dislexia?

Diagnóstico

Os sintomas que podem indicar a dislexia, antes que seja feito um diagnóstico multidisciplinar, só indicam um distúrbio de aprendizagem, mas não confirmam a dislexia. Os mesmos sintomas podem indicar outras síndromes neurológicas ou comportamentais.
Identificado o problema de rendimento escolar ou sintomas isolados, que podem ser percebidos na escola ou mesmo em casa, deve-se procurar ajuda especializada.
Uma equipe multidisciplinar formada por: Psicóloga, Fonoaudióloga e Psicopedagoga Clínica deve iniciar uma minuciosa investigação. Essa mesma equipe deve ainda garantir uma maior abrangência do processo de avaliação, verificando a necessidade do parecer de outros profissionais, como Neurologista, Oftalmologista, Otorrinolaringologista e outros, conforme o caso.A equipe de profissionais deve verificar todas as possibilidades antes de confirmar ou descartar o diagnóstico de dislexia. É o que chamamos de AVALIAÇÃO DIFERENCIAL MULTIDISCIPLINAR.

PORQUÊ.... SOMOS DIS !??

PORQUÊ.... SOMOS DIS !??

COMO É A VIDA DE UMA PESSOA COM DIS...

PORQUÊ, SOMOS DIS !!!

Saiba , que entendo muito bem , quando vc fala (mal sabem eles o que tenho de fazer para chegar ate onde cheguei.... ´´e horrivel para mim. Agora vou ter que enfrentar um exame da ordem. Nao sei se mostro que sou dislexica ou nao para fazer a prova. Tenho que decidir, gostaria que vcs me orientasse o que devo fazer) vou te dar varias razões, para você não esconder que é dislexica, e outras tantas mais para você se cuidar e se respeitar em quanto há tempo. Seja quem você realmente é !!! Não seja preconceituosa com você mesma , como eu fui, por pura falta de conhecimento , coisa que você já tem.
e o mais importante ...tem a conciência dos seus direitos como cidadã. O meu conselho é: exerçar seus direitos e cumpra seus deveres, como ser pensante e atuante na nossa sociedade.

como vc sabe , também sou dislexica, mas só tive conciência do que estava acontecendo comigo, depois que ...já tinha meu emocional todo comprometido.
E mesmo assim , tive que passsar por mentirosa, pois já havia passado em um concurso publico, atuava como professora alfabetizadora e estava fazendo uma graduação em pedagogia. E te digo ...só eu e deus, sabia o que eu escondia !!!
Vivi toda minha vida com medo, e com vergunha , quando alguèm percebia meus erros ortograficos ,minha total incapacidade de escrever ao mesmo tempo que outra pessoa falava, não consiguia anotar as informações.
Com tudo isto, fui desfaçando para conseguir viver neste mundo letrado!!!
Até que minha mente e meu corpo , não suportou o estress!!! E tudo ficou encontrolavel, entrei em um processo de depressão, ansiedade e hiperatividade , altissimo.
Foi quando , fui em busca de ajuda medica. Sem saber o que eu escondia...os profissionais de saúde, se desdobraram em busca de explicações para o meu estado de saúde. Cada um chegou a um diagnostico conclusivo.
O psiquiatra, depressão e asiedade, que deveria ser trabalhada com terapia e medicação. A psicologa, hiperatividade causada por meu comportamento obcessivo de perfeição, e fata de confiança, deveria tentar me concentrar melhor no presente. O reumatologista, para ele eu estava com fibromialgia e outras coisas, causadas pelo estress, elevado, seria necessario procurar auternativas de relaxamento, e medicação. Fiz , hidroterapia, acupuntura, rpg , caminhada, cessão de relaxamento mental, com os psicologos, participei de programas para levantar minha auto-estima. Mais nada adiantava...tive outros sintomas, como gagueira, que foi trabalhado com a fonaldiologa. Labirintite, refluxo, que foram tratados por medicos da aréa, especialistas.
Depois tive problemas na visão, ai foi que tudo se entrelaçou, o oftalmologista , pedio um exame para descartar , adivinha o que?
Esclerose multipla....ai na resomância deu possitivo!!! E tudo levava a crer, neste diagnostico, quando se juntava tudo o que estava acontecendo com o meu corpo!!!
Pensa que acabou por ai!!?? Não! Tudo só estava recomeçando...
Mas paralelo a tudo isto, que vinha se passando, eu não parei de estudar, herá ponto de hora!!Para mim!! Fiquei de licença do trabalho , para tratamento, e ainda tive que enfrentar a doença da minha mãe que estava com o diagnostico de câncer. E meus filhos confusos e em plena adolecência. Eu estava completamente perdida!!!! Sem estrutura emocional, e sem controle cognitivo, esquecia as coisas , chorava muito,comecei a escrever e ler com muito mais dificuldades , já estava saindo da realidade, que me parecia um pesadelo!!
Mas, como uma boa dislexica, até então sem saber, não deixei de lutar contra o mundo. E quando estava fazendo minhas pesquisas para o trabalho do tcc, para conclusão do curso de graduação em pedagogia, sobre o tema que mais mim encomodava, os erros ortograficos em sala de aula e a visão do professor, quanto os problemas de aprendizagem. Por acaso, entrei no site da associação brasileira de dislexia, e quando estava lendo um depoimento de um dislexico adulto!!! O chão se abriu e o céu também...e as coisas foram tendo sentido, minha vida tava fazendo sentido. Eu estava diante , de uma explicação para a minha total "burrice"!!! Diante dos meus maiores medos, das minhas grandes vergunhas, das minhas piores dificuldades, e de tudo o que eu fazia questão de esconder, que erá a minha incompetência, diante do desafio de ler e escrever!!!
Mas o que eu julgava ter diante de me, toda solução para explicar todos as minhas angustias, sem fundamento , porquê , agora haveria uma razão. Senti meu esprírito leve, despreoculpado, pensei, agora não vou mais ter que mentir , tenho que revelar o meu maior segredo, e só atravez desta revelação serei liberta do medo, da vergunha, desta vida prisioneira da culpa de ser o que eu herá!!!
Bem , caros colegas, as coisas não foram, e não são tão faceis deste jeito que pensei...todos os profissionais de saúde que estavam , cuidando do meu equilibrio, duvidaram da minha verdade. Passaram a olhar , para me, como se eu estevesse, louca...e se perguntavam!!???
E questionavam, como eu tinha dislexia e tinha chegado onde cheguei sem ajuda!!??? Como eu saberia ler e escrever !!??? Porquê, e como poderia ter escondido isto!!!?? Bem , as respostas para estas perguntas, só eu e deus sabe o que tive que fazer,e tive que reunir forças,buscar conhecimento para meus argumentos e levanta uma quantia em dinheiro, para ir até são paulo, o unico lugar , onde teria profissionais seguramente competêntes para fazer o diagnostico, porquê todos os outros se mostravam completamente impossibilitados para assinar um laudo fechado de um diagnostico sobre dislexia.
E neste exato momento , luto contra todos os mesmos, sentimentos e há todos os mesmos pré-conceitos. E tenho que usar os mesmos meios para continuar sobrevivendo. Mas com uma diferênça fundamental,hoje já não tenho tanta vergonha de escrever errado, entendi que isto não mim tira o direito de ser respeitada e que sou competente e capaz .
Imagina ser ...professora alfabetizadora, pedagoga e atualmente estou fazendo pós- de psicopedagogia. Se tenho dificuldades...claro!! Se vejo discriminação nos olhos de muitos ...simmm!!! Fui aposentada pelo governo do distrito federal, por razões óbvias, que já não tenho forças para questionar.

Mas o que mais importa é que dessidi ir á luta, por mim e por nós!!

Quero que todo disléxico assuma sua condição, não somos doentes para procurar há cura...devemos ir a procura do entendimento do nosso ser pensante e atuante , diante desta sociedade letrada e preconceituosa.

Abjncrção!
Elizabete aguiar.
Perfil profissional:
Profª Elizabete M. Rodrigues R. da R. Aguiar.
Graduada em Pedagogia – UNB.
Especialização em Psicopedagogia Reeducativas Clínica e Institucional –UniEvangelica
Especialista e Neuropedagogia e Psicanálise – FTB.
Dir. Adm. Adjunta da Associação de Psicopedagogia – ABPp- Seção BRASÍLIA.
Profª da Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal – GDF.
Consultoria e Assessoria em Psicoeducação.