APOIO INSTITUCIONAL DA UnB AO ESTUDANTE COM DISLEXIA
Glaura Borges M. G. Evangelista
Definição de Política Internacional
Linha de ação sobre Necessidades Educacionais Especiais da Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais aprovada em 10/06/1994 em Salamanca – Espanha.
Conceito de Necessidades Educacionais Especiais: “todas as crianças ou jovens cujas necessidades decorrem de sua capacidade ou dificuldades de aprendizagem”.
Escola integradora:
Meio favorável à consecução da igualdade de oportunidades e da completa participação.
Requer esforço comum dos professores e do pessoal da escola, colegas, pais, famílias e voluntários.
Princípio Fundamental das escolas integradoras:
Todas as crianças devem aprender juntas, sempre que possível, independente de quaisquer dificuldades ou diferenças.
As escolas integradoras devem:
reconhecer e atender as diferentes necessidades dos estudantes;
adaptar-se aos diferentes estilos e ritmos de aprendizagem dos estudantes;
assegurar um ensino de qualidade a todos, através de um adequado programa de estudos, de boa qualidade a todos, de boa organização escolar, criteriosa utilização dos recursos e entrosamento com suas comunidades;
Ser de fato, uma contínua prestação de serviços e de ajuda para atender às contínuas necessidade especiais que surgirem na escola.
PPNE
Programa de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais da UnB
É um Programa, vinculado à Vice-Reitoria, criado em outubro de 1999, para implantar uma política permanente de atenção às Pessoas com Necessidades Especiais da UnB.
Objetivos do PPNE
Assegurar ao estudante com necessidade especial a plena integração à vida universitária visando a formação de cidadãos plenos.
Assegurar, sem privilégio ou paternalismo, a igualdade de oportunidade na sociedade, ao garantir condições adequadas ao seu desenvolvimento desde o ingresso, com atendimento especial aos candidatos do PAS e Vestibular, como também durante sua graduação e pós-graduação.
Estudantes identificados no PPNE
Estudantes participantes do PPNE em 2007 por necessidades especiais
Perfil dos estudantes com Dislexia e TDAH
Perfil dos estudantes com Dislexia e TDAH
Atendimento Especial no Ingresso na UnB
Candidato Disléxico e o
PAS/Vestibular da UnB
Edital - normatiza concursos públicos, vestibular e PAS realizados pelo CESPE:
O candidato deverá indicar, na solicitação de inscrição os recursos especiais necessários para realização de prova objetiva e discursiva.
Deverá enviar ao CESPE, até o último dia de inscrição, laudo médico que justifique o atendimento especial solicitado. Após esse período a solicitação será indeferida, salvo nos casos de força maior.
Atendimento em Sala Especial
De acordo com a necessidade do candidato, a solicitação e o relatório médico e/ou especialista, aprovado pela junta médica do CESPE/UnB.
Perfil dos colaboradores:
Chefe e fiscal de sala ledores, quando
solicitado e concedido.
Adequação dos recursos físicos e equipamentos no Vestibular
Sala coletiva com poucos candidatos;
Sala individual, com mesa apropriada, em prova com ledor ou quando o candidato quer ler a prova em voz alta;
Máquina de calcular com tipos ampliados;
Gravação de toda a prova com ledor.
Adaptação dos recursos instrucionais no Vestibular
Tem direito a tempo adicional de provas de até uma hora conforme recomendação do parecer médico ou especialista;
Correção de provas de redação ou discursiva feita por especialista, quando solicitado.
Apoio acadêmico na UnB
Resolução 048 do CEPE/UnB, de 12/09/2003: dispõe sobre os direitos acadêmicos de alunos regulares de graduação e pós-graduação, com necessidade especial.
A Inclusão na UnB
Equipe com Assistente Social, Pedagogo, Psicólogo, Professor orientador e Professor coordenador de curso.
A identificação do estudante disléxico e com TDAH para os seus professores e colegas é feita com sua aprovação.
A Inclusão na UnB
Procedimentos:
cadastramento do estudante no PPNE;
orientação e encaminhamento para programas de apoio social e acadêmicos: bolsa de alimentação, moradia estudantil, bolsa de permanência e Tutoria Especial;
orientação acadêmica em matrícula de disciplinas a cada semestre;
durante o curso: trancamentos, exercício domiciliar, desligamento e reintegração à UnB;
encaminhamentos para acompanhamento clínico.
A Inclusão na UnB
Contato com o coordenador do curso e com os professores das disciplinas matriculadas;
Carta de apresentação do aluno constando sua necessidade especial, informações gerais de formas de apoio extra e intra - sala de aula e alternativas de avaliação tais como: objetividade nos enunciados e questões de provas, correção dos textos, trabalhos e provas discursivas sem descontar pontos nos erros ortográficos, etc.
Formalização, treinamento, acompanhamento e avaliação dos Tutorados e Tutores Especiais no Programa de Tutoria Especial – PTE.
Programa de Tutoria Especial PTE
Resolução do CEPE/UnB nº 010 de 03 de abril de 2007 que regulamenta o Programa na UnB.
Justificativas:
Oferecer apoio acadêmico especial a estudantes com necessidades educacionais especiais regularmente matriculados nos cursos da UnB, por meio do PTE;
Promover a participação efetiva dos estudantes com necessidades especiais em todas as atividades e em todos os segmentos da Universidade;
Proporcionar ao estudante universitário a oportunidade de uma formação acadêmica sintonizada com a perspectiva da sociedade inclusiva.
Programa de Tutoria Especial PTE
Apoio acadêmico realizado ao estudante universitário com necessidade educacional especial (Tutorado), por estudante universitário regularmente matriculado na mesma disciplina e/ou, quando recomendado, por estudante que já tenha cursado a disciplina (Tutor Especial) , com supervisão acadêmica do professor da disciplina e acompanhamento do PPNE e DAIA/DEG.
PTE – 2003 a 2007
PTE em 2007
e as Necessidades Especiais
A Tutoria Especial com estudante
disléxico e com TDAH
Formas de apoio do Tutor Especial nas disciplinas:
“copista” – auxilia/faz as anotações do quadro;
“ledor” – lê e/ou grava os textos, livros, etc;
“monitor” - tira dúvidas, faz exercícios, etc.
Adequação de espaço físico, equipamentos e material pedagógico
Sala de estudo individual e sem ruídos na Biblioteca Central da UnB;
Empréstimo de gravador digital para gravação das aulas, textos e livros;
Projeto de implantação da Biblioteca Virtual e Sonora na BCE da UnB para disponibilizar títulos gravados em voz.
“A mudança é inevitável.
O crescimento é opcional” Anônimo
Contatos do PPNE:
UnB - ICC Norte, Sala BT 678
Fones: 33072971 – 33072972
ppne@unb.br
SEU FILHO ESTA DESMOTIVADO??
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Como eram os seus momentos dedicados à lição de casa junto de seus
pais?Entediantes, cansativos ou, pior, uma sessão de tortura?
Essa situação não precisa ...
Há 7 anos
Um comentário:
Quero saber onde busca apoio sobre aluno disléxico, sou dislexia e estou procurando trabalho com pessoas disléxicas. Fiz agora uma apresentação de monografia na faculdade Michelangelo sobre: "DISLEXIA: O Coordenador Pedagógico e a Inclusão de Disléxicos no Ensino Regular Fundamental 1º ao 5º ano."
Estou afim de fazer um trabalho com disléxicos, e saber mais sobre dislexia.
Gostaria de poder ajudar e ser ajudada também.
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