abril 16, 2008

APOIO INSTITUCIONAL DA UnB AO ESTUDANTE COM DISLEXIA .

APOIO INSTITUCIONAL DA UnB AO ESTUDANTE COM DISLEXIA


Glaura Borges M. G. Evangelista
Definição de Política Internacional
Linha de ação sobre Necessidades Educacionais Especiais da Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais aprovada em 10/06/1994 em Salamanca – Espanha.

Conceito de Necessidades Educacionais Especiais: “todas as crianças ou jovens cujas necessidades decorrem de sua capacidade ou dificuldades de aprendizagem”.
Escola integradora:
Meio favorável à consecução da igualdade de oportunidades e da completa participação.

Requer esforço comum dos professores e do pessoal da escola, colegas, pais, famílias e voluntários.
Princípio Fundamental das escolas integradoras:
Todas as crianças devem aprender juntas, sempre que possível, independente de quaisquer dificuldades ou diferenças.
As escolas integradoras devem:
reconhecer e atender as diferentes necessidades dos estudantes;
adaptar-se aos diferentes estilos e ritmos de aprendizagem dos estudantes;
assegurar um ensino de qualidade a todos, através de um adequado programa de estudos, de boa qualidade a todos, de boa organização escolar, criteriosa utilização dos recursos e entrosamento com suas comunidades;
Ser de fato, uma contínua prestação de serviços e de ajuda para atender às contínuas necessidade especiais que surgirem na escola.
PPNE
Programa de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais da UnB
É um Programa, vinculado à Vice-Reitoria, criado em outubro de 1999, para implantar uma política permanente de atenção às Pessoas com Necessidades Especiais da UnB.
Objetivos do PPNE
Assegurar ao estudante com necessidade especial a plena integração à vida universitária visando a formação de cidadãos plenos.
Assegurar, sem privilégio ou paternalismo, a igualdade de oportunidade na sociedade, ao garantir condições adequadas ao seu desenvolvimento desde o ingresso, com atendimento especial aos candidatos do PAS e Vestibular, como também durante sua graduação e pós-graduação.

Estudantes identificados no PPNE
Estudantes participantes do PPNE em 2007 por necessidades especiais
Perfil dos estudantes com Dislexia e TDAH
Perfil dos estudantes com Dislexia e TDAH
Atendimento Especial no Ingresso na UnB
Candidato Disléxico e o
PAS/Vestibular da UnB
Edital - normatiza concursos públicos, vestibular e PAS realizados pelo CESPE:
O candidato deverá indicar, na solicitação de inscrição os recursos especiais necessários para realização de prova objetiva e discursiva.
Deverá enviar ao CESPE, até o último dia de inscrição, laudo médico que justifique o atendimento especial solicitado. Após esse período a solicitação será indeferida, salvo nos casos de força maior.
Atendimento em Sala Especial
De acordo com a necessidade do candidato, a solicitação e o relatório médico e/ou especialista, aprovado pela junta médica do CESPE/UnB.

Perfil dos colaboradores:
Chefe e fiscal de sala ledores, quando
solicitado e concedido.

Adequação dos recursos físicos e equipamentos no Vestibular

Sala coletiva com poucos candidatos;
Sala individual, com mesa apropriada, em prova com ledor ou quando o candidato quer ler a prova em voz alta;
Máquina de calcular com tipos ampliados;
Gravação de toda a prova com ledor.

Adaptação dos recursos instrucionais no Vestibular
Tem direito a tempo adicional de provas de até uma hora conforme recomendação do parecer médico ou especialista;
Correção de provas de redação ou discursiva feita por especialista, quando solicitado.

Apoio acadêmico na UnB
Resolução 048 do CEPE/UnB, de 12/09/2003: dispõe sobre os direitos acadêmicos de alunos regulares de graduação e pós-graduação, com necessidade especial.

A Inclusão na UnB
Equipe com Assistente Social, Pedagogo, Psicólogo, Professor orientador e Professor coordenador de curso.

A identificação do estudante disléxico e com TDAH para os seus professores e colegas é feita com sua aprovação.

A Inclusão na UnB
Procedimentos:
cadastramento do estudante no PPNE;
orientação e encaminhamento para programas de apoio social e acadêmicos: bolsa de alimentação, moradia estudantil, bolsa de permanência e Tutoria Especial;
orientação acadêmica em matrícula de disciplinas a cada semestre;
durante o curso: trancamentos, exercício domiciliar, desligamento e reintegração à UnB;
encaminhamentos para acompanhamento clínico.

A Inclusão na UnB
Contato com o coordenador do curso e com os professores das disciplinas matriculadas;
Carta de apresentação do aluno constando sua necessidade especial, informações gerais de formas de apoio extra e intra - sala de aula e alternativas de avaliação tais como: objetividade nos enunciados e questões de provas, correção dos textos, trabalhos e provas discursivas sem descontar pontos nos erros ortográficos, etc.
Formalização, treinamento, acompanhamento e avaliação dos Tutorados e Tutores Especiais no Programa de Tutoria Especial – PTE.
Programa de Tutoria Especial PTE
Resolução do CEPE/UnB nº 010 de 03 de abril de 2007 que regulamenta o Programa na UnB.
Justificativas:
Oferecer apoio acadêmico especial a estudantes com necessidades educacionais especiais regularmente matriculados nos cursos da UnB, por meio do PTE;
Promover a participação efetiva dos estudantes com necessidades especiais em todas as atividades e em todos os segmentos da Universidade;
Proporcionar ao estudante universitário a oportunidade de uma formação acadêmica sintonizada com a perspectiva da sociedade inclusiva.
Programa de Tutoria Especial PTE
Apoio acadêmico realizado ao estudante universitário com necessidade educacional especial (Tutorado), por estudante universitário regularmente matriculado na mesma disciplina e/ou, quando recomendado, por estudante que já tenha cursado a disciplina (Tutor Especial) , com supervisão acadêmica do professor da disciplina e acompanhamento do PPNE e DAIA/DEG.
PTE – 2003 a 2007
PTE em 2007
e as Necessidades Especiais
A Tutoria Especial com estudante
disléxico e com TDAH
Formas de apoio do Tutor Especial nas disciplinas:

“copista” – auxilia/faz as anotações do quadro;

“ledor” – lê e/ou grava os textos, livros, etc;

“monitor” - tira dúvidas, faz exercícios, etc.

Adequação de espaço físico, equipamentos e material pedagógico
Sala de estudo individual e sem ruídos na Biblioteca Central da UnB;
Empréstimo de gravador digital para gravação das aulas, textos e livros;
Projeto de implantação da Biblioteca Virtual e Sonora na BCE da UnB para disponibilizar títulos gravados em voz.
“A mudança é inevitável.
O crescimento é opcional” Anônimo
Contatos do PPNE:

UnB - ICC Norte, Sala BT 678

Fones: 33072971 – 33072972

ppne@unb.br

Um comentário:

Lia_Lioca disse...

Quero saber onde busca apoio sobre aluno disléxico, sou dislexia e estou procurando trabalho com pessoas disléxicas. Fiz agora uma apresentação de monografia na faculdade Michelangelo sobre: "DISLEXIA: O Coordenador Pedagógico e a Inclusão de Disléxicos no Ensino Regular Fundamental 1º ao 5º ano."
Estou afim de fazer um trabalho com disléxicos, e saber mais sobre dislexia.
Gostaria de poder ajudar e ser ajudada também.

Então, como diagnosticar a dislexia?

Diagnóstico

Os sintomas que podem indicar a dislexia, antes que seja feito um diagnóstico multidisciplinar, só indicam um distúrbio de aprendizagem, mas não confirmam a dislexia. Os mesmos sintomas podem indicar outras síndromes neurológicas ou comportamentais.
Identificado o problema de rendimento escolar ou sintomas isolados, que podem ser percebidos na escola ou mesmo em casa, deve-se procurar ajuda especializada.
Uma equipe multidisciplinar formada por: Psicóloga, Fonoaudióloga e Psicopedagoga Clínica deve iniciar uma minuciosa investigação. Essa mesma equipe deve ainda garantir uma maior abrangência do processo de avaliação, verificando a necessidade do parecer de outros profissionais, como Neurologista, Oftalmologista, Otorrinolaringologista e outros, conforme o caso.A equipe de profissionais deve verificar todas as possibilidades antes de confirmar ou descartar o diagnóstico de dislexia. É o que chamamos de AVALIAÇÃO DIFERENCIAL MULTIDISCIPLINAR.

PORQUÊ.... SOMOS DIS !??

PORQUÊ.... SOMOS DIS !??

COMO É A VIDA DE UMA PESSOA COM DIS...

PORQUÊ, SOMOS DIS !!!

Saiba , que entendo muito bem , quando vc fala (mal sabem eles o que tenho de fazer para chegar ate onde cheguei.... ´´e horrivel para mim. Agora vou ter que enfrentar um exame da ordem. Nao sei se mostro que sou dislexica ou nao para fazer a prova. Tenho que decidir, gostaria que vcs me orientasse o que devo fazer) vou te dar varias razões, para você não esconder que é dislexica, e outras tantas mais para você se cuidar e se respeitar em quanto há tempo. Seja quem você realmente é !!! Não seja preconceituosa com você mesma , como eu fui, por pura falta de conhecimento , coisa que você já tem.
e o mais importante ...tem a conciência dos seus direitos como cidadã. O meu conselho é: exerçar seus direitos e cumpra seus deveres, como ser pensante e atuante na nossa sociedade.

como vc sabe , também sou dislexica, mas só tive conciência do que estava acontecendo comigo, depois que ...já tinha meu emocional todo comprometido.
E mesmo assim , tive que passsar por mentirosa, pois já havia passado em um concurso publico, atuava como professora alfabetizadora e estava fazendo uma graduação em pedagogia. E te digo ...só eu e deus, sabia o que eu escondia !!!
Vivi toda minha vida com medo, e com vergunha , quando alguèm percebia meus erros ortograficos ,minha total incapacidade de escrever ao mesmo tempo que outra pessoa falava, não consiguia anotar as informações.
Com tudo isto, fui desfaçando para conseguir viver neste mundo letrado!!!
Até que minha mente e meu corpo , não suportou o estress!!! E tudo ficou encontrolavel, entrei em um processo de depressão, ansiedade e hiperatividade , altissimo.
Foi quando , fui em busca de ajuda medica. Sem saber o que eu escondia...os profissionais de saúde, se desdobraram em busca de explicações para o meu estado de saúde. Cada um chegou a um diagnostico conclusivo.
O psiquiatra, depressão e asiedade, que deveria ser trabalhada com terapia e medicação. A psicologa, hiperatividade causada por meu comportamento obcessivo de perfeição, e fata de confiança, deveria tentar me concentrar melhor no presente. O reumatologista, para ele eu estava com fibromialgia e outras coisas, causadas pelo estress, elevado, seria necessario procurar auternativas de relaxamento, e medicação. Fiz , hidroterapia, acupuntura, rpg , caminhada, cessão de relaxamento mental, com os psicologos, participei de programas para levantar minha auto-estima. Mais nada adiantava...tive outros sintomas, como gagueira, que foi trabalhado com a fonaldiologa. Labirintite, refluxo, que foram tratados por medicos da aréa, especialistas.
Depois tive problemas na visão, ai foi que tudo se entrelaçou, o oftalmologista , pedio um exame para descartar , adivinha o que?
Esclerose multipla....ai na resomância deu possitivo!!! E tudo levava a crer, neste diagnostico, quando se juntava tudo o que estava acontecendo com o meu corpo!!!
Pensa que acabou por ai!!?? Não! Tudo só estava recomeçando...
Mas paralelo a tudo isto, que vinha se passando, eu não parei de estudar, herá ponto de hora!!Para mim!! Fiquei de licença do trabalho , para tratamento, e ainda tive que enfrentar a doença da minha mãe que estava com o diagnostico de câncer. E meus filhos confusos e em plena adolecência. Eu estava completamente perdida!!!! Sem estrutura emocional, e sem controle cognitivo, esquecia as coisas , chorava muito,comecei a escrever e ler com muito mais dificuldades , já estava saindo da realidade, que me parecia um pesadelo!!
Mas, como uma boa dislexica, até então sem saber, não deixei de lutar contra o mundo. E quando estava fazendo minhas pesquisas para o trabalho do tcc, para conclusão do curso de graduação em pedagogia, sobre o tema que mais mim encomodava, os erros ortograficos em sala de aula e a visão do professor, quanto os problemas de aprendizagem. Por acaso, entrei no site da associação brasileira de dislexia, e quando estava lendo um depoimento de um dislexico adulto!!! O chão se abriu e o céu também...e as coisas foram tendo sentido, minha vida tava fazendo sentido. Eu estava diante , de uma explicação para a minha total "burrice"!!! Diante dos meus maiores medos, das minhas grandes vergunhas, das minhas piores dificuldades, e de tudo o que eu fazia questão de esconder, que erá a minha incompetência, diante do desafio de ler e escrever!!!
Mas o que eu julgava ter diante de me, toda solução para explicar todos as minhas angustias, sem fundamento , porquê , agora haveria uma razão. Senti meu esprírito leve, despreoculpado, pensei, agora não vou mais ter que mentir , tenho que revelar o meu maior segredo, e só atravez desta revelação serei liberta do medo, da vergunha, desta vida prisioneira da culpa de ser o que eu herá!!!
Bem , caros colegas, as coisas não foram, e não são tão faceis deste jeito que pensei...todos os profissionais de saúde que estavam , cuidando do meu equilibrio, duvidaram da minha verdade. Passaram a olhar , para me, como se eu estevesse, louca...e se perguntavam!!???
E questionavam, como eu tinha dislexia e tinha chegado onde cheguei sem ajuda!!??? Como eu saberia ler e escrever !!??? Porquê, e como poderia ter escondido isto!!!?? Bem , as respostas para estas perguntas, só eu e deus sabe o que tive que fazer,e tive que reunir forças,buscar conhecimento para meus argumentos e levanta uma quantia em dinheiro, para ir até são paulo, o unico lugar , onde teria profissionais seguramente competêntes para fazer o diagnostico, porquê todos os outros se mostravam completamente impossibilitados para assinar um laudo fechado de um diagnostico sobre dislexia.
E neste exato momento , luto contra todos os mesmos, sentimentos e há todos os mesmos pré-conceitos. E tenho que usar os mesmos meios para continuar sobrevivendo. Mas com uma diferênça fundamental,hoje já não tenho tanta vergonha de escrever errado, entendi que isto não mim tira o direito de ser respeitada e que sou competente e capaz .
Imagina ser ...professora alfabetizadora, pedagoga e atualmente estou fazendo pós- de psicopedagogia. Se tenho dificuldades...claro!! Se vejo discriminação nos olhos de muitos ...simmm!!! Fui aposentada pelo governo do distrito federal, por razões óbvias, que já não tenho forças para questionar.

Mas o que mais importa é que dessidi ir á luta, por mim e por nós!!

Quero que todo disléxico assuma sua condição, não somos doentes para procurar há cura...devemos ir a procura do entendimento do nosso ser pensante e atuante , diante desta sociedade letrada e preconceituosa.

Abjncrção!
Elizabete aguiar.
Perfil profissional:
Profª Elizabete M. Rodrigues R. da R. Aguiar.
Graduada em Pedagogia – UNB.
Especialização em Psicopedagogia Reeducativas Clínica e Institucional –UniEvangelica
Especialista e Neuropedagogia e Psicanálise – FTB.
Dir. Adm. Adjunta da Associação de Psicopedagogia – ABPp- Seção BRASÍLIA.
Profª da Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal – GDF.
Consultoria e Assessoria em Psicoeducação.