outubro 25, 2009

Dislexia:Tratamento


Não há cura para a dislexia, mas há uma série de métodos de ensino que pode ajudar as pessoas com dislexia superar suas dificuldades de leitura e escrita.




Tratando a dislexia em crianças

Se o seu filho for diagnosticado com dislexia, que irá exigir o ensino especializado. A quantidade eo tipo de ensino especializado de que vai precisar depende da gravidade de sua condição.



A maioria das crianças com dislexia só precisa perder algumas horas de suas aulas regulares a cada semana, a fim de receber especialista, um-para-um ensino. Uma minoria de crianças com dislexia pode precisar de ser transferida para uma escola especializada. Muitas destas escolas cobram uma taxa, embora o apoio financeiro pode estar disponível a partir de sua autoridade educativa local (LEA).



Há um número de diferentes abordagens educacionais para ensinar crianças com dislexia, mas todos eles sublinham seis pontos importantes. Ensino precisa ser:



Multi-sensorial - As crianças com dislexia aprendem melhor quando podem usar como muitos sentidos diferentes quanto possível. Um exemplo de ensino multi-sensorial é que criança é ensinada a ver a letra 'a', dizer o seu nome e do som, e escrevê-lo no ar (todos ao mesmo tempo).

Estruturado - Aulas precisam ser altamente estruturado com o desenvolvimento feito em pequenos passos, construindo sobre o que foi aprendido antes.

Cum - Habilidades são desenvolvidas de forma gradual, e os novos desafios são apenas introduziu uma vez fica claro que uma criança tem a confiança ea capacidade para os resolver.

Exaustivo - As crianças com dislexia precisa de revisão periódica e deve "overlearn" competências que já dominam até que automaticamente usar os sons corretos, cartas e regras de leitura e escrita.

Active - Cada aula tem que ter um propósito claro e ser composto de short, atividades variadas.

Úteis - As crianças precisam compreender a importância ea finalidade das suas lições, e sentir-se confiante que eles irão contribuir para o sucesso futuro em suas salas de aula.

Phonics

Phonics é uma técnica de ensino que é frequentemente utilizado para ajudar a ensinar, ou melhorar, a leitura em crianças com dislexia.



Em acústica, os sons que as letras representam, sublinhou, ao invés de apenas as próprias letras. Por exemplo, as crianças são ensinadas a ver a ligação entre palavras como 'curry', 'pressa' e 'preocupação', eo padrão correspondente de sons.



Crianças gradualmente começam a ligar-se o padrão visual das palavras do padrão auditivo de palavras.



Phonics costumava ser usado para ensinar todas as crianças, tanto aqueles com e sem dislexia, a ler, até que foi substituído por outros métodos. No entanto, nos últimos anos, o interesse em acústica como método de ensino tem aumentado, e um relatório recente do governo recomendou que um tipo de fonética, conhecido como fônica sintética, deve ser re-introduzidas nas escolas primárias.



Ajudar o seu filho

Como pai, você pode querer ajudar os seus filhos com a sua leitura, mas você pode estar incerto sobre a melhor maneira de fazê-lo. Abaixo estão alguns conselhos que podem lhe ser úteis.



Leia para seu filho - Isso vai melhorar seu vocabulário, compreensão oral, e vai incentivar o seu interesse pelos livros.

Leitura Share - Você quer ler alguns dos livros e, em seguida, discutir o que está acontecendo, ou o que poderia acontecer.

'Overlearning' - Você pode se cansar de ler o livro do seu filho favorito, uma e outra vez, mas a repetição irá reforçar a sua compreensão e construção de familiaridade com o texto.

Leitura silenciosa - As crianças precisam da oportunidade de ler sozinho, a fim de encorajar a sua independência e fluência.

Faça a leitura divertida - Leitura deve ser um prazer, não uma tarefa. Use livros que tratam de assuntos de seu filho está interessado, e certifique-se que a leitura ocorre em um ambiente descontraído e submisso.

Computadores

Muitas crianças com dislexia se sentir muito mais confortável trabalhando com um computador do que com um livro de exercícios. Isto pode ser porque um computador usa um ambiente visual que corresponde mais de perto o seu modo de pensar.



Programas de processamento de texto também são úteis, porque têm um corretor ortográfico, e um auto-instalação correta que podem ajudar a destacar os erros na escrita.



Existem também muitas aplicações de software educacional interativo que pode fornecer o seu filho com uma forma mais envolvente de ensinar um assunto, ao invés de simplesmente lendo um livro.



Cor sobreposições

Em 1980, um professor da Nova Zelândia, descobriu que crianças com dislexia poderia centrar-se melhor em uma página se uma sobreposição de cores foi colocada sobre ele.



Cor transparente sobreposições são mais disponíveis em lojas de papelaria, e pode beneficiar o seu filho se queixar de que as palavras parecem fora de foco ou 'dance sobre' quando estão tentando ler. Diferentes crianças respondem a diferentes cores, por isso vale a pena experimentar com um número de superposições, a fim de encontrar aquele que consegue o melhor resultado.



Vidros fumados também estão disponíveis a partir de um número de oftalmologistas especializados.



Tratando a dislexia em adultos

Boa parte dos conselhos e das técnicas utilizadas para ajudar as crianças com dislexia são também relevantes para os adultos.



Faça uso da tecnologia, como processadores de texto, agendas eletrônicas e, para ajudá-lo com a sua escrita, e organizar suas atividades diárias.



A melhor maneira de aprender alguma coisa é usar uma abordagem multi-sensorial. Por exemplo, você poderia usar um mini-disco, ou um gravador de MP3, para gravar uma palestra, e depois ouvi-lo enquanto você lê suas anotações.



É recomendável que você quebrar grandes tarefas e atividades em passos pequenos.



Se você precisa elaborar um plano, ou fazer anotações sobre um determinado tema, você pode achar útil criar um "mapa mental", ao invés de escrever uma lista. Mind Maps são diagramas que utilizam imagens e palavras-chave para criar uma representação visual de um sujeito, ou plano.



Você deve deixar o seu empregador saber que você tem dislexia como eles são obrigados por lei a fazer ajustes razoáveis para o local de trabalho, a fim de ajudá-lo.



Exemplos de adaptações razoáveis incluem:



fornecendo-lhe com a tecnologia de assistência, como o software de reconhecimento de voz,

permitindo-lhe tempo extra para as tarefas que você encontra particularmente difícil, e

fornecer-lhe informações em formatos que você encontra acessível.

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Então, como diagnosticar a dislexia?

Diagnóstico

Os sintomas que podem indicar a dislexia, antes que seja feito um diagnóstico multidisciplinar, só indicam um distúrbio de aprendizagem, mas não confirmam a dislexia. Os mesmos sintomas podem indicar outras síndromes neurológicas ou comportamentais.
Identificado o problema de rendimento escolar ou sintomas isolados, que podem ser percebidos na escola ou mesmo em casa, deve-se procurar ajuda especializada.
Uma equipe multidisciplinar formada por: Psicóloga, Fonoaudióloga e Psicopedagoga Clínica deve iniciar uma minuciosa investigação. Essa mesma equipe deve ainda garantir uma maior abrangência do processo de avaliação, verificando a necessidade do parecer de outros profissionais, como Neurologista, Oftalmologista, Otorrinolaringologista e outros, conforme o caso.A equipe de profissionais deve verificar todas as possibilidades antes de confirmar ou descartar o diagnóstico de dislexia. É o que chamamos de AVALIAÇÃO DIFERENCIAL MULTIDISCIPLINAR.

PORQUÊ.... SOMOS DIS !??

PORQUÊ.... SOMOS DIS !??

COMO É A VIDA DE UMA PESSOA COM DIS...

PORQUÊ, SOMOS DIS !!!

Saiba , que entendo muito bem , quando vc fala (mal sabem eles o que tenho de fazer para chegar ate onde cheguei.... ´´e horrivel para mim. Agora vou ter que enfrentar um exame da ordem. Nao sei se mostro que sou dislexica ou nao para fazer a prova. Tenho que decidir, gostaria que vcs me orientasse o que devo fazer) vou te dar varias razões, para você não esconder que é dislexica, e outras tantas mais para você se cuidar e se respeitar em quanto há tempo. Seja quem você realmente é !!! Não seja preconceituosa com você mesma , como eu fui, por pura falta de conhecimento , coisa que você já tem.
e o mais importante ...tem a conciência dos seus direitos como cidadã. O meu conselho é: exerçar seus direitos e cumpra seus deveres, como ser pensante e atuante na nossa sociedade.

como vc sabe , também sou dislexica, mas só tive conciência do que estava acontecendo comigo, depois que ...já tinha meu emocional todo comprometido.
E mesmo assim , tive que passsar por mentirosa, pois já havia passado em um concurso publico, atuava como professora alfabetizadora e estava fazendo uma graduação em pedagogia. E te digo ...só eu e deus, sabia o que eu escondia !!!
Vivi toda minha vida com medo, e com vergunha , quando alguèm percebia meus erros ortograficos ,minha total incapacidade de escrever ao mesmo tempo que outra pessoa falava, não consiguia anotar as informações.
Com tudo isto, fui desfaçando para conseguir viver neste mundo letrado!!!
Até que minha mente e meu corpo , não suportou o estress!!! E tudo ficou encontrolavel, entrei em um processo de depressão, ansiedade e hiperatividade , altissimo.
Foi quando , fui em busca de ajuda medica. Sem saber o que eu escondia...os profissionais de saúde, se desdobraram em busca de explicações para o meu estado de saúde. Cada um chegou a um diagnostico conclusivo.
O psiquiatra, depressão e asiedade, que deveria ser trabalhada com terapia e medicação. A psicologa, hiperatividade causada por meu comportamento obcessivo de perfeição, e fata de confiança, deveria tentar me concentrar melhor no presente. O reumatologista, para ele eu estava com fibromialgia e outras coisas, causadas pelo estress, elevado, seria necessario procurar auternativas de relaxamento, e medicação. Fiz , hidroterapia, acupuntura, rpg , caminhada, cessão de relaxamento mental, com os psicologos, participei de programas para levantar minha auto-estima. Mais nada adiantava...tive outros sintomas, como gagueira, que foi trabalhado com a fonaldiologa. Labirintite, refluxo, que foram tratados por medicos da aréa, especialistas.
Depois tive problemas na visão, ai foi que tudo se entrelaçou, o oftalmologista , pedio um exame para descartar , adivinha o que?
Esclerose multipla....ai na resomância deu possitivo!!! E tudo levava a crer, neste diagnostico, quando se juntava tudo o que estava acontecendo com o meu corpo!!!
Pensa que acabou por ai!!?? Não! Tudo só estava recomeçando...
Mas paralelo a tudo isto, que vinha se passando, eu não parei de estudar, herá ponto de hora!!Para mim!! Fiquei de licença do trabalho , para tratamento, e ainda tive que enfrentar a doença da minha mãe que estava com o diagnostico de câncer. E meus filhos confusos e em plena adolecência. Eu estava completamente perdida!!!! Sem estrutura emocional, e sem controle cognitivo, esquecia as coisas , chorava muito,comecei a escrever e ler com muito mais dificuldades , já estava saindo da realidade, que me parecia um pesadelo!!
Mas, como uma boa dislexica, até então sem saber, não deixei de lutar contra o mundo. E quando estava fazendo minhas pesquisas para o trabalho do tcc, para conclusão do curso de graduação em pedagogia, sobre o tema que mais mim encomodava, os erros ortograficos em sala de aula e a visão do professor, quanto os problemas de aprendizagem. Por acaso, entrei no site da associação brasileira de dislexia, e quando estava lendo um depoimento de um dislexico adulto!!! O chão se abriu e o céu também...e as coisas foram tendo sentido, minha vida tava fazendo sentido. Eu estava diante , de uma explicação para a minha total "burrice"!!! Diante dos meus maiores medos, das minhas grandes vergunhas, das minhas piores dificuldades, e de tudo o que eu fazia questão de esconder, que erá a minha incompetência, diante do desafio de ler e escrever!!!
Mas o que eu julgava ter diante de me, toda solução para explicar todos as minhas angustias, sem fundamento , porquê , agora haveria uma razão. Senti meu esprírito leve, despreoculpado, pensei, agora não vou mais ter que mentir , tenho que revelar o meu maior segredo, e só atravez desta revelação serei liberta do medo, da vergunha, desta vida prisioneira da culpa de ser o que eu herá!!!
Bem , caros colegas, as coisas não foram, e não são tão faceis deste jeito que pensei...todos os profissionais de saúde que estavam , cuidando do meu equilibrio, duvidaram da minha verdade. Passaram a olhar , para me, como se eu estevesse, louca...e se perguntavam!!???
E questionavam, como eu tinha dislexia e tinha chegado onde cheguei sem ajuda!!??? Como eu saberia ler e escrever !!??? Porquê, e como poderia ter escondido isto!!!?? Bem , as respostas para estas perguntas, só eu e deus sabe o que tive que fazer,e tive que reunir forças,buscar conhecimento para meus argumentos e levanta uma quantia em dinheiro, para ir até são paulo, o unico lugar , onde teria profissionais seguramente competêntes para fazer o diagnostico, porquê todos os outros se mostravam completamente impossibilitados para assinar um laudo fechado de um diagnostico sobre dislexia.
E neste exato momento , luto contra todos os mesmos, sentimentos e há todos os mesmos pré-conceitos. E tenho que usar os mesmos meios para continuar sobrevivendo. Mas com uma diferênça fundamental,hoje já não tenho tanta vergonha de escrever errado, entendi que isto não mim tira o direito de ser respeitada e que sou competente e capaz .
Imagina ser ...professora alfabetizadora, pedagoga e atualmente estou fazendo pós- de psicopedagogia. Se tenho dificuldades...claro!! Se vejo discriminação nos olhos de muitos ...simmm!!! Fui aposentada pelo governo do distrito federal, por razões óbvias, que já não tenho forças para questionar.

Mas o que mais importa é que dessidi ir á luta, por mim e por nós!!

Quero que todo disléxico assuma sua condição, não somos doentes para procurar há cura...devemos ir a procura do entendimento do nosso ser pensante e atuante , diante desta sociedade letrada e preconceituosa.

Abjncrção!
Elizabete aguiar.
Perfil profissional:
Profª Elizabete M. Rodrigues R. da R. Aguiar.
Graduada em Pedagogia – UNB.
Especialização em Psicopedagogia Reeducativas Clínica e Institucional –UniEvangelica
Especialista e Neuropedagogia e Psicanálise – FTB.
Dir. Adm. Adjunta da Associação de Psicopedagogia – ABPp- Seção BRASÍLIA.
Profª da Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal – GDF.
Consultoria e Assessoria em Psicoeducação.