outubro 13, 2009

Imprensa Internacional


Newsweek Cover Story:


Dislexia ea Nova Ciência da Leitura



Milhões de crianças de outra maneira brilhante luta com palavras, mas recentes pesquisas sobre o cérebro mostra que há esperança, se os pais e os professores sabem o que procurar.





Por Barbara Kantrowitz e Anne Underwood

Newsweek, 22 de novembro de 1999



(...)
Até recentemente, dislexia e outros problemas de leitura eram um mistério para a maioria dos professores e dos pais. Como resultado, muitas crianças passaram pela escola sem dominar a página impressa. Alguns eram tratados como deficiente mental, muitos ficaram de analfabetos funcionais, incapazes de encontrar sempre o seu potencial. Mas nos últimos anos, diz o pesquisador de Yale Sally Shaywitz, "houve uma revolução no que aprendemos sobre a leitura ea dislexia". Cientistas como Shaywitz e Berninger estiver usando uma variedade de novas técnicas de imagem para ver o cérebro em funcionamento. Seus experimentos mostraram que os transtornos de leitura são provavelmente o resultado daquilo que é, com efeito, a fiação defeituosa no cérebro, não a preguiça, a estupidez ou um ambiente familiar pobre. Há também provas convincentes de que a dislexia é herdada em grande parte, os cientistas identificaram quatro cromossomos que podem estar envolvidos. A dislexia é hoje considerado um problema crônico para algumas crianças, não apenas uma "fase". Os cientistas também descartado outro estereótipo de idade, que quase todos os disléxicos são meninos. Estudos indicam que muitas meninas são afetadas tão bem e não obtive ajuda.




Ao mesmo tempo, pesquisadores em educação vêm-se com estratégias inovadoras de ensino para as crianças que estão tendo problemas para aprender a ler. Novos testes de triagem são identificar crianças em risco, antes de começar desanimado por anos de frustração e fracasso. E os educadores estão tentando passar a mensagem aos pais que eles deveriam estar em alerta para os primeiros sinais de problemas potenciais.



É uma missão urgente. Alfabetização em massa é uma meta social relativamente novo. Cem anos atrás as pessoas não precisam de ser bons leitores, a fim de ganhar a vida. Mas na era da informação, ninguém pode passar sem saber ler e entender bem material cada vez mais complexas. Essas habilidades não são facilmente para cerca de 20 por cento das crianças. Nem todos esses jovens são disléxicos. Os pesquisadores agora pensam que a dislexia representa o fim de baixo de um continuum da habilidade de leitura. As estratégias de ensino que os disléxicos de ajuda, os deficientes mais graves, estão também a ajudar as crianças que necessitam apenas de um pouco de atenção extra.



Estas mudanças dramáticas não chegar em breve. Durante anos as pessoas pensaram dislexia estava enraizada nas primeiras pesquisas. Dislexia foi descrita pela primeira vez há 100 anos por W. Pringle Morgan, um médico de clínica geral em Sussex, Inglaterra. Em 1896 ele publicou um artigo no British Medical Journal sobre um 14-year-old boy chamado Percy, que foi "rápido em jogos e em nada inferior aos outros da sua idade", exceto que ele era incapaz de ler. Porque Percy e outros como ele teve problemas com palavras escritas, não com a língua falada, assumiu-se que o problema era visual. A dislexia foi entregue aos médicos oftalmologistas, que tentou ensinar as crianças disléxicas usando letras em tamanho especial e palavras.



Isso não ajuda em nada porque a maioria dos disléxicos ver, bem como qualquer outra pessoa. Mas eles têm dificuldade para puxar palavras distante em seus sons constituintes, o que os cientistas chamam de fonemas. Estes são os segmentos de menor perceptível do discurso, há mais de 40 deles no idioma Inglês. Para entender como esse processo funciona, Shaywitz usa o exemplo da palavra "gato", que é composto de três fonemas: "Kuh" aah "e" tuh ". A maioria das pessoas entendem isso, mas disléxicos podem ouvir apenas "gato", um som. Como resultado, eles não podem sondar as palavras, o primeiro passo na leitura. A maioria das pessoas por esta raça soando-out fase e torna-se um processo automático, essencialmente inconsciente, parte da leitura. Disléxicos ficar preso no portão de partida porque eles não podem fazer a ligação entre o símbolo eo som.



Os investigadores estão recebendo uma visão mais clara de porque isto está acontecendo, utilizando novas técnicas de imagem. As varreduras do cérebro estão mostrando agora que quando disléxicos tentar decifrar palavras, certas áreas na parte posterior do cérebro são subativado, enquanto outras áreas da frente são superativado. Na edição de setembro do American Journal of Neuroradiology, Berninger e seu colega Todd Richards relatou em um estudo em que examinou o cérebro dos disléxicos seis e sete meninos não disléxicos executar três tarefas diferentes: dizer dois tons musicais à parte, distinguindo o real em palavras faladas absurdo e escolher as rimas sílabas. A única diferença foi na tarefa de rima. Disléxicos marcou significativamente inferiores e exames mostraram que as regiões na frente de seus cérebros estavam em overdrive. Isto sugere que os disléxicos têm que trabalhar muito mais difícil de analisar os padrões de som. O som de saída processo não foi eficiente.



Shaywitz e seu marido, Bennett (co-diretores do NICHD-Yale Centro para o Estudo da Aprendizagem e atenção), estão usando ressonância magnética funcional (fMRI) para monitorar o fluxo de sangue através do cérebro. As áreas que recebem a maioria de sangue estão trabalhando o mais duro. No ano passado, publicado na revista Proceedings da Academia Nacional de Ciências, que viram um padrão similar de aumento da atividade na parte frontal do cérebro, uma área que é conhecida a governar produção da fala. "O que acredito é que os disléxicos estão tentando encontrar uma outra maneira de chegar ao som da palavra", disse Sally Shaywitz, talvez por dizer palavras em suas respirações. Esta poderia ser uma causa da dislexia: caminhos ineficientes no cérebro.



Devido a esta pesquisa, os cientistas têm agora uma melhor compreensão da linguagem como nós processo de escrita. O que estamos percebendo é que aprender a ler não é um processo natural como aprender a falar. "A fala é uma habilidade biologicamente hard-wired", diz Reid Lyon, chefe de desenvolvimento da criança e ramo de comportamento do Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano (NICHD). "Quase todos os seres humanos adquiri-lo da mesma maneira. Coo Eles, então eles balbuciam, use palavras simples, em seguida, colocar duas palavras juntas." Os cientistas estimam que a capacidade de usar a fala é pelo menos 100.000 anos, enquanto a linguagem escrita é apenas cerca de 5.000 anos de idade. Porque a língua escrita é tão novo, o aprendizado não está em nossos genes, temos que ser ensinado.

(...)
Dois pesquisadores da Universidade de Louisville, Victoria e Molfese Dennis, estudaram as ondas cerebrais de crianças e comparou-os com as competências de leitura das crianças na mesma 8. Em um relatório divulgado no início deste ano, o Molfeses disseram que achavam que as crianças que mais tarde teve problemas na leitura respondeu um pouco mais lentamente a uma série de sílabas gravada, talvez porque eles foram de processamento não soa de forma eficiente.




Ninguém sabe realmente como o Molfeses «conclusões se encaixam no quadro maior. Alguns pesquisadores acreditam que esses atrasos se correlacionam com outro preditor-chave de leitura do problema, a falta de uma habilidade chamada "nomeação rápida", recuperando rapidamente os nomes das letras e números muito familiar. "O que estamos medindo", diz Joseph Torgesen, um psicólogo educacional na Universidade Estadual da Flórida, "é a rapidez com que uma criança pode fazer uma ligação entre um símbolo visual e seu equivalente falado." Essa habilidade é essencial para a leitura. Maryanne Wolf, diretor do Centro para a leitura e pesquisa de linguagem na Tufts University, acredita que a diferenciação de som e velocidade de nomeação poderia ser separado causas da dislexia, o que ela chama de "déficit duplo".



Um programa que tem provado ser eficaz é o que torna os alunos a identificar os sons como se sentem ao dizer-lhes. Consoantes recebem nomes de acordo com os movimentos envolvidos na realização deles. Por exemplo, "P" é um popper lábio ", porque os lábios começam juntos e vão além. Isto dá aos estudantes uma outra maneira de reconhecer sons da letra. Uma razão para isso pode funcionar é que ajuda disléxicos superar esse obstáculo inicial, sua incapacidade de quebrar as palavras para baixo. Eles podem não ser capazes de distinguir a componente de sons em uma palavra, mas eles podem sentir a boca fazendo movimentos distintos e separados. Os pesquisadores estão tentando agora descobrir se esse tipo de treinamento pode produzir mudanças no cérebro dos disléxicos.



Ao seleccionar um programa para seus filhos, Shaywitz aconselha os pais e professores a olhar para os programas que enfatizam a quebrar as palavras em sons, o que os pesquisadores chamam de "consciência de fonemas." "Crianças disléxicas precisam de ajuda muito intenso e específico" nesta área, diz ela. O segundo ingrediente chave é aprender as letras que vão com esses sons ou fonética, que Lyon chama de "inegociável ... Você tem que aprender isso". O final é essencial a prática constante, com histórias interessantes para desenvolver a fluência, vocabulário e compreensão. Enquanto estes são elementos de qualquer programa de boa leitura, a diferença está na intensidade e clareza para os disléxicos.



Os pesquisadores estão usando essas informações, recolhidas a partir das novas pesquisas sobre o cérebro, a revolucionar a forma de leitura é ensinado a todos os alunos. O principal obstáculo é que muitos professores em sala de aula são lamentavelmente undertrained nas novas técnicas. "Ensinar a ler é ciência de foguete ", disse Louisa fossos, pesquisador NICHD." Nossa profissão tem subestimado quanto e que tipo de formação de professores precisam. "Nos últimos dois anos, fossos tem trabalhado com algumas escolas de Washington, DC, público com um grande número de alunos que podem estar em risco porque vêm de lares de baixa renda, e não tiveram muita exposição de livros. Seu currículo inclui lotes de rimas, canções e jogos, bem como atividades hands-on. Até o final do primeiro anos, os administradores foram surpreendidos ao descobrir que quase todos os seus kindergartners estavam começando a ler.



Até as crianças mais receber essa oportunidade, boa parte da carga vai continuar a recair sobre os pais. Mas há muita coisa que pode fazer mesmo antes de os seus filhos estão na escola. Os jogos de linguagem como porco latim Atinlay (Igpay) reforçar a capacidade de manipular sons em palavras. Outra ferramenta boa: quase tudo por Dr. Seuss, por causa das rimas e trocadilhos nos textos. Evidentemente, isso não é garantia de sucesso, mas a pesquisa mostra consistentemente que as crianças que estão expostas a rimas são mais propensos a ouvir os sons individuais da linguagem. Quando os filhos começam jardim de infância, os pais devem estar atentos aos sinais que as crianças estão ficando para trás. Obter ajuda nem sempre é fácil, os pais têm que ser defensores agressivos.



Susan Hall, agora presidente do ramo de Illinois, no International Dyslexia Association e co-autor (com Louisa Moats), do "Straight Talk About Leitura", iniciado no caminho que cinco anos atrás, quando seu filho Brandon foi na primeira classe. Ela sabia que algo estava errado, porque ele não quis falar sobre a escola e parecia demasiado ansioso para chegar a casa quando peguei ele no final do dia. Então ela ofereceu-se como um assessor do pai. O que ela viu era perturbadora. "As crianças deveriam ler em voz alta", lembra ela. "Quando ouvi o primeiro filho, eu sabia que ela poderia ler muito melhor do que meu filho pudesse ler. Quando chegou sua vez, ele ficou arrasado. Isso me permitiu abrir a porta e falar sobre o que estava incomodando."



Hall pediu para ter Brandon testadas na escola, mas, diz ela, "eles disseram que não poderia fazê-lo porque ele não era um ano atrás ainda" uma exigência em muitos distritos que o tempo miúdos custos valioso. Encontrar um bom diagnosticador revelou-se difícil. Depois de dois tutores não deu certo, Hall decidiu estudar por conta própria. Um MBA em Harvard, ela parar de trabalhar e fez corrigir problemas de Brandon sua causa. "No primeiro ano, eu levei três cursos de pós-graduação em leitura em nosso colégio professores locais, voou ao redor do país para atender 10 conferências e leitura de 25 livros sobre o assunto." Ela ficou impressionada com os oradores de uma conferência da Associação Internacional Dislexia e Brandon levou a um professor que usou sua abordagem. Ajudou, mas Brandon ainda tinha problemas. Finalmente, "a um custo enorme para a minha família", Brandon Hall levou a um na Califórnia, onde ele finalmente fez uma descoberta. Brandon, agora na sexta série, é um leitor muito bom, sua mãe diz, "mas seus problemas continuam, por escrito, a ortografia, francês e ah, sim, ainda temos álgebra frente."



Brandon Hall deu o que as crianças disléxicas mais precisam, o suporte emocional para permanecer positivo sobre a escola. Mas suas experiências não deixaram os seus sentimentos frustrado e irritado, partilhada por muitos outros pais que foram deixados para encontrar uma resposta por conta própria. "Esta é apenas uma maneira muito difícil", diz ela. "Você faz o que você acha que é melhor e esperar que a investigação não sai mais tarde mostrando-lhe deveria ter feito outra coisa. Temos de tornar este processo muito mais fácil." Esse é um objetivo compartilhado por todos os interessados em desvendar os mistérios da dislexia a investigadores, professores, pais e acima de tudo, as próprias crianças.



Com Pat Wingert

© 1999 Newsweek, Inc.

FONTE DE PESQUISA:
http://www.lindamoodbell.com/press/newsweek-dyslexia.Aspx

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Então, como diagnosticar a dislexia?

Diagnóstico

Os sintomas que podem indicar a dislexia, antes que seja feito um diagnóstico multidisciplinar, só indicam um distúrbio de aprendizagem, mas não confirmam a dislexia. Os mesmos sintomas podem indicar outras síndromes neurológicas ou comportamentais.
Identificado o problema de rendimento escolar ou sintomas isolados, que podem ser percebidos na escola ou mesmo em casa, deve-se procurar ajuda especializada.
Uma equipe multidisciplinar formada por: Psicóloga, Fonoaudióloga e Psicopedagoga Clínica deve iniciar uma minuciosa investigação. Essa mesma equipe deve ainda garantir uma maior abrangência do processo de avaliação, verificando a necessidade do parecer de outros profissionais, como Neurologista, Oftalmologista, Otorrinolaringologista e outros, conforme o caso.A equipe de profissionais deve verificar todas as possibilidades antes de confirmar ou descartar o diagnóstico de dislexia. É o que chamamos de AVALIAÇÃO DIFERENCIAL MULTIDISCIPLINAR.

PORQUÊ.... SOMOS DIS !??

PORQUÊ.... SOMOS DIS !??

COMO É A VIDA DE UMA PESSOA COM DIS...

PORQUÊ, SOMOS DIS !!!

Saiba , que entendo muito bem , quando vc fala (mal sabem eles o que tenho de fazer para chegar ate onde cheguei.... ´´e horrivel para mim. Agora vou ter que enfrentar um exame da ordem. Nao sei se mostro que sou dislexica ou nao para fazer a prova. Tenho que decidir, gostaria que vcs me orientasse o que devo fazer) vou te dar varias razões, para você não esconder que é dislexica, e outras tantas mais para você se cuidar e se respeitar em quanto há tempo. Seja quem você realmente é !!! Não seja preconceituosa com você mesma , como eu fui, por pura falta de conhecimento , coisa que você já tem.
e o mais importante ...tem a conciência dos seus direitos como cidadã. O meu conselho é: exerçar seus direitos e cumpra seus deveres, como ser pensante e atuante na nossa sociedade.

como vc sabe , também sou dislexica, mas só tive conciência do que estava acontecendo comigo, depois que ...já tinha meu emocional todo comprometido.
E mesmo assim , tive que passsar por mentirosa, pois já havia passado em um concurso publico, atuava como professora alfabetizadora e estava fazendo uma graduação em pedagogia. E te digo ...só eu e deus, sabia o que eu escondia !!!
Vivi toda minha vida com medo, e com vergunha , quando alguèm percebia meus erros ortograficos ,minha total incapacidade de escrever ao mesmo tempo que outra pessoa falava, não consiguia anotar as informações.
Com tudo isto, fui desfaçando para conseguir viver neste mundo letrado!!!
Até que minha mente e meu corpo , não suportou o estress!!! E tudo ficou encontrolavel, entrei em um processo de depressão, ansiedade e hiperatividade , altissimo.
Foi quando , fui em busca de ajuda medica. Sem saber o que eu escondia...os profissionais de saúde, se desdobraram em busca de explicações para o meu estado de saúde. Cada um chegou a um diagnostico conclusivo.
O psiquiatra, depressão e asiedade, que deveria ser trabalhada com terapia e medicação. A psicologa, hiperatividade causada por meu comportamento obcessivo de perfeição, e fata de confiança, deveria tentar me concentrar melhor no presente. O reumatologista, para ele eu estava com fibromialgia e outras coisas, causadas pelo estress, elevado, seria necessario procurar auternativas de relaxamento, e medicação. Fiz , hidroterapia, acupuntura, rpg , caminhada, cessão de relaxamento mental, com os psicologos, participei de programas para levantar minha auto-estima. Mais nada adiantava...tive outros sintomas, como gagueira, que foi trabalhado com a fonaldiologa. Labirintite, refluxo, que foram tratados por medicos da aréa, especialistas.
Depois tive problemas na visão, ai foi que tudo se entrelaçou, o oftalmologista , pedio um exame para descartar , adivinha o que?
Esclerose multipla....ai na resomância deu possitivo!!! E tudo levava a crer, neste diagnostico, quando se juntava tudo o que estava acontecendo com o meu corpo!!!
Pensa que acabou por ai!!?? Não! Tudo só estava recomeçando...
Mas paralelo a tudo isto, que vinha se passando, eu não parei de estudar, herá ponto de hora!!Para mim!! Fiquei de licença do trabalho , para tratamento, e ainda tive que enfrentar a doença da minha mãe que estava com o diagnostico de câncer. E meus filhos confusos e em plena adolecência. Eu estava completamente perdida!!!! Sem estrutura emocional, e sem controle cognitivo, esquecia as coisas , chorava muito,comecei a escrever e ler com muito mais dificuldades , já estava saindo da realidade, que me parecia um pesadelo!!
Mas, como uma boa dislexica, até então sem saber, não deixei de lutar contra o mundo. E quando estava fazendo minhas pesquisas para o trabalho do tcc, para conclusão do curso de graduação em pedagogia, sobre o tema que mais mim encomodava, os erros ortograficos em sala de aula e a visão do professor, quanto os problemas de aprendizagem. Por acaso, entrei no site da associação brasileira de dislexia, e quando estava lendo um depoimento de um dislexico adulto!!! O chão se abriu e o céu também...e as coisas foram tendo sentido, minha vida tava fazendo sentido. Eu estava diante , de uma explicação para a minha total "burrice"!!! Diante dos meus maiores medos, das minhas grandes vergunhas, das minhas piores dificuldades, e de tudo o que eu fazia questão de esconder, que erá a minha incompetência, diante do desafio de ler e escrever!!!
Mas o que eu julgava ter diante de me, toda solução para explicar todos as minhas angustias, sem fundamento , porquê , agora haveria uma razão. Senti meu esprírito leve, despreoculpado, pensei, agora não vou mais ter que mentir , tenho que revelar o meu maior segredo, e só atravez desta revelação serei liberta do medo, da vergunha, desta vida prisioneira da culpa de ser o que eu herá!!!
Bem , caros colegas, as coisas não foram, e não são tão faceis deste jeito que pensei...todos os profissionais de saúde que estavam , cuidando do meu equilibrio, duvidaram da minha verdade. Passaram a olhar , para me, como se eu estevesse, louca...e se perguntavam!!???
E questionavam, como eu tinha dislexia e tinha chegado onde cheguei sem ajuda!!??? Como eu saberia ler e escrever !!??? Porquê, e como poderia ter escondido isto!!!?? Bem , as respostas para estas perguntas, só eu e deus sabe o que tive que fazer,e tive que reunir forças,buscar conhecimento para meus argumentos e levanta uma quantia em dinheiro, para ir até são paulo, o unico lugar , onde teria profissionais seguramente competêntes para fazer o diagnostico, porquê todos os outros se mostravam completamente impossibilitados para assinar um laudo fechado de um diagnostico sobre dislexia.
E neste exato momento , luto contra todos os mesmos, sentimentos e há todos os mesmos pré-conceitos. E tenho que usar os mesmos meios para continuar sobrevivendo. Mas com uma diferênça fundamental,hoje já não tenho tanta vergonha de escrever errado, entendi que isto não mim tira o direito de ser respeitada e que sou competente e capaz .
Imagina ser ...professora alfabetizadora, pedagoga e atualmente estou fazendo pós- de psicopedagogia. Se tenho dificuldades...claro!! Se vejo discriminação nos olhos de muitos ...simmm!!! Fui aposentada pelo governo do distrito federal, por razões óbvias, que já não tenho forças para questionar.

Mas o que mais importa é que dessidi ir á luta, por mim e por nós!!

Quero que todo disléxico assuma sua condição, não somos doentes para procurar há cura...devemos ir a procura do entendimento do nosso ser pensante e atuante , diante desta sociedade letrada e preconceituosa.

Abjncrção!
Elizabete aguiar.
Perfil profissional:
Profª Elizabete M. Rodrigues R. da R. Aguiar.
Graduada em Pedagogia – UNB.
Especialização em Psicopedagogia Reeducativas Clínica e Institucional –UniEvangelica
Especialista e Neuropedagogia e Psicanálise – FTB.
Dir. Adm. Adjunta da Associação de Psicopedagogia – ABPp- Seção BRASÍLIA.
Profª da Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal – GDF.
Consultoria e Assessoria em Psicoeducação.