setembro 05, 2012

OS DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM.

ABC Dislexia » Artigos » A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO SOBRE OS DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM
 
Disturbios de aprendizagem

A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO SOBRE OS DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM


Há anos os pesquisadores vêm se mobilizando para entender o porquê de tantos fracassos dos alunos frente ao seu processo acadêmico. Desde os anos básicos do Ensino Infantil aos bancos das universidades, o alunato encontra severas
 dificuldades para adquirir as habilidades necessárias que o permita dar continuidade ao seu aprendizado, a tornar possível sua educação formal e que possa introjetar conhecimentos para transformar a realidade e resolver as questões que se apresentem.

Temos como ferramenta principal e básica, isto é a chave-mestra para este processo a aquisição da leitura e da escrita, já que nossa sociedade delas se utiliza em grande parte, para a evolução da aprendizagem como um todo.

Ler significa, sobretudo conhecer-se, significa tomar contato e apropriar-se do mundo, significa interpretar este mesmo meio e tudo que o cerca. Significa a luz e o conhecimento. Já a escrita tem a função de perpetuar nossa cultura e estas percepções de si e do meio. Ela nos permite a expressão máxima, livre e necessária do convívio entre seres.

O aprendiz que não consegue se desenvolver nestes aspectos, desde cedo apresenta sinais que poderiam ser identificados e diagnosticados precocemente. Desta forma a escola, os pais e cuidadores poderiam desenvolver programas, métodos e estratégias mais adequadas e específicas ao seu universo e criarem assim, condições favoráveis e reais para seu processo de aprendizagem.

Alguns destes sinais são mais freqüentes, sendo que a figura do professor é fundamental na percepção deles, pois é na esfera da sala de aula (desde o maternal) que são notados. Podemos enumerar alguns deles, tais como: deficiências na oralidade, seja na expressão de um vocabulário pobre, seja na articulação, ou mesmo crianças e adolescentes que se expressam adequadamente, mas que apresentam dificuldades para contar um fato ou uma história dentro de uma ordem coerente e coesa.

Observam-se ainda as dificuldades na motricidade geral, crianças que desde cedo revelam dificuldades para se equilibrar, não demonstram habilidades nas brincadeiras ou nas aulas de educação física, que não se destacam nos esportes, ou que apresentam dificuldades nas habilidades mais finas, relativas à coordenação visuo-motora como amarrar sapatos, recortar, desenhar, e mais tarde dificuldades com o traçado de letras.

Outro fator muito comum é relativo à dificuldade que alguns manifestam em se manterem atentos às solicitações dos pais e professores e posteriormente às aulas. São alunos que demonstram claramente dificuldade em focar, o que ocasiona perdas de dados significativos. Não devemos deixar de apontar questões mais relativas ao comportamento inadequado ou às dificuldades que se apresentam desde cedo destas crianças em adquirir rotina de vida, organização e disciplina para o trabalho.

Já na fase das aquisições formais, propriamente ditas, pode-se perceber aquele aluno que é mais lento ou manifeste dificuldades em adquirir a alfabetização e/ou posteriormente se apresente apto à leitura mecânica, mas demonstre pouca eficiência em compreender o que lê, ou ainda que tenha dificuldades para redigir, desde a apropriação ineficiente da ortografia à própria arte de se expressar por escrito.

Nota-se ainda, as dificuldades como o raciocínio lógico matemático ou resistência em adquirir os conceitos aritméticos básicos.

Estes sinais, por exemplo, podem ser indicadores (não em sua totalidade, nem um aspecto isolado, mas um conjunto deles) de possível distúrbio de aprendizagem. Importante ressaltar que os indivíduos que não são identificados em suas reais dificuldades e/ou deficiências, são impedidos de desenvolverem suas habilidades e potencialidade, levando-os ao fracasso, pouca motivação com os estudos e muitas vezes à evasão escolar.

Questões afetivo-emocionais conflituosas, como insegurança e sentimentos de baixa estima vêm agravar o quadro. Por outro lado, se o educador tiver conhecimento sobre que respostas esperar de seus alunos em cada fase etária e acadêmica, poderá identificar as dificuldades que eles manifestam e encaminhá-los aos profissionais habilitados, quando suspeitar de que possam ser portadores de distúrbios, ou mesmo, caso se configurem apenas dificuldades, que possam apropriar-se de métodos e estratégias mais eficientes que auxiliem na recuperação de seus educandos.


Tânia Freitas
tania@abcdislexia.com.br

Nenhum comentário:

Então, como diagnosticar a dislexia?

Diagnóstico

Os sintomas que podem indicar a dislexia, antes que seja feito um diagnóstico multidisciplinar, só indicam um distúrbio de aprendizagem, mas não confirmam a dislexia. Os mesmos sintomas podem indicar outras síndromes neurológicas ou comportamentais.
Identificado o problema de rendimento escolar ou sintomas isolados, que podem ser percebidos na escola ou mesmo em casa, deve-se procurar ajuda especializada.
Uma equipe multidisciplinar formada por: Psicóloga, Fonoaudióloga e Psicopedagoga Clínica deve iniciar uma minuciosa investigação. Essa mesma equipe deve ainda garantir uma maior abrangência do processo de avaliação, verificando a necessidade do parecer de outros profissionais, como Neurologista, Oftalmologista, Otorrinolaringologista e outros, conforme o caso.A equipe de profissionais deve verificar todas as possibilidades antes de confirmar ou descartar o diagnóstico de dislexia. É o que chamamos de AVALIAÇÃO DIFERENCIAL MULTIDISCIPLINAR.

PORQUÊ.... SOMOS DIS !??

PORQUÊ.... SOMOS DIS !??

COMO É A VIDA DE UMA PESSOA COM DIS...

PORQUÊ, SOMOS DIS !!!

Saiba , que entendo muito bem , quando vc fala (mal sabem eles o que tenho de fazer para chegar ate onde cheguei.... ´´e horrivel para mim. Agora vou ter que enfrentar um exame da ordem. Nao sei se mostro que sou dislexica ou nao para fazer a prova. Tenho que decidir, gostaria que vcs me orientasse o que devo fazer) vou te dar varias razões, para você não esconder que é dislexica, e outras tantas mais para você se cuidar e se respeitar em quanto há tempo. Seja quem você realmente é !!! Não seja preconceituosa com você mesma , como eu fui, por pura falta de conhecimento , coisa que você já tem.
e o mais importante ...tem a conciência dos seus direitos como cidadã. O meu conselho é: exerçar seus direitos e cumpra seus deveres, como ser pensante e atuante na nossa sociedade.

como vc sabe , também sou dislexica, mas só tive conciência do que estava acontecendo comigo, depois que ...já tinha meu emocional todo comprometido.
E mesmo assim , tive que passsar por mentirosa, pois já havia passado em um concurso publico, atuava como professora alfabetizadora e estava fazendo uma graduação em pedagogia. E te digo ...só eu e deus, sabia o que eu escondia !!!
Vivi toda minha vida com medo, e com vergunha , quando alguèm percebia meus erros ortograficos ,minha total incapacidade de escrever ao mesmo tempo que outra pessoa falava, não consiguia anotar as informações.
Com tudo isto, fui desfaçando para conseguir viver neste mundo letrado!!!
Até que minha mente e meu corpo , não suportou o estress!!! E tudo ficou encontrolavel, entrei em um processo de depressão, ansiedade e hiperatividade , altissimo.
Foi quando , fui em busca de ajuda medica. Sem saber o que eu escondia...os profissionais de saúde, se desdobraram em busca de explicações para o meu estado de saúde. Cada um chegou a um diagnostico conclusivo.
O psiquiatra, depressão e asiedade, que deveria ser trabalhada com terapia e medicação. A psicologa, hiperatividade causada por meu comportamento obcessivo de perfeição, e fata de confiança, deveria tentar me concentrar melhor no presente. O reumatologista, para ele eu estava com fibromialgia e outras coisas, causadas pelo estress, elevado, seria necessario procurar auternativas de relaxamento, e medicação. Fiz , hidroterapia, acupuntura, rpg , caminhada, cessão de relaxamento mental, com os psicologos, participei de programas para levantar minha auto-estima. Mais nada adiantava...tive outros sintomas, como gagueira, que foi trabalhado com a fonaldiologa. Labirintite, refluxo, que foram tratados por medicos da aréa, especialistas.
Depois tive problemas na visão, ai foi que tudo se entrelaçou, o oftalmologista , pedio um exame para descartar , adivinha o que?
Esclerose multipla....ai na resomância deu possitivo!!! E tudo levava a crer, neste diagnostico, quando se juntava tudo o que estava acontecendo com o meu corpo!!!
Pensa que acabou por ai!!?? Não! Tudo só estava recomeçando...
Mas paralelo a tudo isto, que vinha se passando, eu não parei de estudar, herá ponto de hora!!Para mim!! Fiquei de licença do trabalho , para tratamento, e ainda tive que enfrentar a doença da minha mãe que estava com o diagnostico de câncer. E meus filhos confusos e em plena adolecência. Eu estava completamente perdida!!!! Sem estrutura emocional, e sem controle cognitivo, esquecia as coisas , chorava muito,comecei a escrever e ler com muito mais dificuldades , já estava saindo da realidade, que me parecia um pesadelo!!
Mas, como uma boa dislexica, até então sem saber, não deixei de lutar contra o mundo. E quando estava fazendo minhas pesquisas para o trabalho do tcc, para conclusão do curso de graduação em pedagogia, sobre o tema que mais mim encomodava, os erros ortograficos em sala de aula e a visão do professor, quanto os problemas de aprendizagem. Por acaso, entrei no site da associação brasileira de dislexia, e quando estava lendo um depoimento de um dislexico adulto!!! O chão se abriu e o céu também...e as coisas foram tendo sentido, minha vida tava fazendo sentido. Eu estava diante , de uma explicação para a minha total "burrice"!!! Diante dos meus maiores medos, das minhas grandes vergunhas, das minhas piores dificuldades, e de tudo o que eu fazia questão de esconder, que erá a minha incompetência, diante do desafio de ler e escrever!!!
Mas o que eu julgava ter diante de me, toda solução para explicar todos as minhas angustias, sem fundamento , porquê , agora haveria uma razão. Senti meu esprírito leve, despreoculpado, pensei, agora não vou mais ter que mentir , tenho que revelar o meu maior segredo, e só atravez desta revelação serei liberta do medo, da vergunha, desta vida prisioneira da culpa de ser o que eu herá!!!
Bem , caros colegas, as coisas não foram, e não são tão faceis deste jeito que pensei...todos os profissionais de saúde que estavam , cuidando do meu equilibrio, duvidaram da minha verdade. Passaram a olhar , para me, como se eu estevesse, louca...e se perguntavam!!???
E questionavam, como eu tinha dislexia e tinha chegado onde cheguei sem ajuda!!??? Como eu saberia ler e escrever !!??? Porquê, e como poderia ter escondido isto!!!?? Bem , as respostas para estas perguntas, só eu e deus sabe o que tive que fazer,e tive que reunir forças,buscar conhecimento para meus argumentos e levanta uma quantia em dinheiro, para ir até são paulo, o unico lugar , onde teria profissionais seguramente competêntes para fazer o diagnostico, porquê todos os outros se mostravam completamente impossibilitados para assinar um laudo fechado de um diagnostico sobre dislexia.
E neste exato momento , luto contra todos os mesmos, sentimentos e há todos os mesmos pré-conceitos. E tenho que usar os mesmos meios para continuar sobrevivendo. Mas com uma diferênça fundamental,hoje já não tenho tanta vergonha de escrever errado, entendi que isto não mim tira o direito de ser respeitada e que sou competente e capaz .
Imagina ser ...professora alfabetizadora, pedagoga e atualmente estou fazendo pós- de psicopedagogia. Se tenho dificuldades...claro!! Se vejo discriminação nos olhos de muitos ...simmm!!! Fui aposentada pelo governo do distrito federal, por razões óbvias, que já não tenho forças para questionar.

Mas o que mais importa é que dessidi ir á luta, por mim e por nós!!

Quero que todo disléxico assuma sua condição, não somos doentes para procurar há cura...devemos ir a procura do entendimento do nosso ser pensante e atuante , diante desta sociedade letrada e preconceituosa.

Abjncrção!
Elizabete aguiar.
Perfil profissional:
Profª Elizabete M. Rodrigues R. da R. Aguiar.
Graduada em Pedagogia – UNB.
Especialização em Psicopedagogia Reeducativas Clínica e Institucional –UniEvangelica
Especialista e Neuropedagogia e Psicanálise – FTB.
Dir. Adm. Adjunta da Associação de Psicopedagogia – ABPp- Seção BRASÍLIA.
Profª da Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal – GDF.
Consultoria e Assessoria em Psicoeducação.