setembro 04, 2012

8 perguntas e respostas para entender a dislexia.


Para ajudar a entender melhor a dislexia, sua origem, sintomas e tratamentos, conversamos com a fonoaudióloga Luiza Braga de Jesus.  Confira a entrevista:

iSaúde Bahia - O que é a dislexia? 
 
Luiza Braga de Jesus -
 A Dislexia do Desenvolvimento ou Transtorno Específico de Leitura é o diagnóstico que se dá a uma dificuldade acima do comum na aprendizagem da leitura de causa neurofuncional, ou seja, determinada geneticamente e, portanto, com caráter hereditário. No caso, a dificuldade está relacionada a alguma desordem na ativação das diversas conexões neuronais necessárias à decodificação das letras. Cabe destacar, que a linguagem escrita não é adquirida da mesma forma que a oral, que se dá, sobretudo, pela exposição à linguagem falada em um ambiente estimulante. Para adquiri-la, é preciso um ensino formal, que oriente a utilização do sistema convencional adotado por determinada sociedade. Uma criança que não enxergue bem ou que tenha algum déficit cognitivo provavelmente terá dificuldade na aprendizagem da leitura, mas, nesses casos, não se dá o nome de dislexia. Para tal diagnóstico, devem ser excluídas outras causas como essas (sensorial e cognitiva) além de problemas de origem socioeconômica, cultural e afetiva.
"A Dislexia do Desenvolvimento ou Transtorno Específico de Leitura é o diagnóstico que se dá a uma dificuldade acima do comum na aprendizagem da leitura de causa neurofuncional, ou seja, determinada geneticamente e, portanto, com caráter hereditário".
 iSB - Quais os principais sintomas ou características da dislexia? 

Luiza Braga de Jesus -
 A principal característica e a primeira manifestação da dislexia é a dificuldade de decodificar a correspondência entre o fonema (som) e o grafema (letra) no período da alfabetização. Geralmente, esse sintoma acarreta outras manifestações, como falta de atenção ou dispersão, baixo rendimento na escola, troca de letras na escrita, dificuldades com rimas, nomeação e problemas psicológicos. É comum também que os disléxicos apresentem dificuldade de coordenação motora, de orientação espacial e memória de curto prazo. O desempenho em provas orais é bom. 

iSB - A dislexia aparece somente quando a criança inicia a vida escolar ou podemos percebê-la antes dessa fase?

Luiza Braga de Jesus - 
Como a dislexia é determinada pelos genes, a criança nasce com as condições de manifestar essa disfunção. Mas, como a manifestação dessa condição genética é uma dificuldade na aprendizagem da leitura, só é possível fechar o diagnóstico no período de alfabetização. Antes disso, é importante que os pais fiquem atentos a alguns sinais que podem se manifestar, como dispersão, atraso no desenvolvimento da linguagem, dificuldade com rimas, músicas e quebra-cabeças, dificuldades de coordenação motora e falta de interesse por material escrito. Contudo, não quer dizer que a criança é disléxica, mas certamente necessita de maior atenção e estimulação.
iSB - Como é feito o diagnóstico da dislexia?

Luiza Braga de Jesus -
 Esse diagnóstico é feito após uma investigação do psicólogo, fonoaudiólogo e psicopedagogo que realizam uma avaliação interdisciplinar e de exclusão através de uma série de testes que envolvem leitura, escrita, memória, atenção, além de habilidades cognitivas, linguísticas e acadêmicas. Devem ser descartados outros fatores como déficit intelectual ou sensorial (visual ou aditivo), lesões cerebrais (congênitas e adquiridas) e problemas afetivos anteriores ao processo de aprendizagem da leitura. Para tanto, a equipe deve verificar a necessidade de avaliações de outros profissionais, como neurologista, neuropsicólogo e oftalmologista, a depender do caso.

iSB - Existe um grupo mais atingido pelo distúrbio? 
Luiza Braga de Jesus - A dislexia é mais comum em meninos. Uma criança disléxica será um adulto disléxico.
 
iSB - Como é feito o tratamento da dislexia?  Ela tem cura?

Luiza Braga de Jesus -
 A dislexia é uma dificuldade característica do indivíduo, portanto, cura não seria um termo razoável para o resultado final de um tratamento, mas sim adaptação, remediação. O tratamento da dislexia consiste no treinamento da decodificação das letras de acordo com sua correspondência sonora, fluência da leitura, aquisição do vocabulário e compreensão de textos. Cada disléxico tem sua lógica própria de aprendizagem e é importante que haja entrosamento entre o profissional, paciente e família para maior aproveitamento do processo. A depender das particularidades de cada caso, decide-se quais profissionais realizarão o seu acompanhamento terapêutico.
"O tratamento da dislexia consiste no treinamento da decodificação das letras de acordo com sua correspondência sonora, fluência da leitura, aquisição do vocabulário e compreensão de textos".

iSB - Muitos profissionais de saúde atuam no diagnóstico e tratamento da dislexia, médicos, psicólogos, pedagogos. Qual a importância do fonoaudiólogo nesse processo? Para o tratamento, é necessário uma equipe multidisciplinar?

Luiza Braga de Jesus - 
Para o diagnóstico da dislexia, sim, é necessária uma avaliação interdisciplinar sempre, mas para o tratamento, isso vai depender bastante do caso e das circunstâncias. No diagnóstico, o fonoaudiólogo realiza o exame audiológico necessário para exclusão de déficit auditivo e verifica as habilidades linguísticas. 

iSB - A dislexia, na maior parte dos casos, começa a ser diagnosticada em fase escolar e muitos pais e professores não sabem lidar com o problema. É importante o trabalho de fonoaudiólogos dentro das escolas?
 
Luiza Braga de Jesus -
 Muitas escolas já contam com profissionais de psicologia, pedagogia e psicopedagogia, mas de fonoaudiologia ainda não é uma realidade comum. O trabalho do fonoaudiólogo na escola é importante na composição da equipe de trabalho principalmente na educação infantil para que casos de dislexia e tantos outros distúrbios de linguagem possam ser identificados e acompanhados pelo profissional que tem como objeto principal de estudo a comunicação humana.

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Então, como diagnosticar a dislexia?

Diagnóstico

Os sintomas que podem indicar a dislexia, antes que seja feito um diagnóstico multidisciplinar, só indicam um distúrbio de aprendizagem, mas não confirmam a dislexia. Os mesmos sintomas podem indicar outras síndromes neurológicas ou comportamentais.
Identificado o problema de rendimento escolar ou sintomas isolados, que podem ser percebidos na escola ou mesmo em casa, deve-se procurar ajuda especializada.
Uma equipe multidisciplinar formada por: Psicóloga, Fonoaudióloga e Psicopedagoga Clínica deve iniciar uma minuciosa investigação. Essa mesma equipe deve ainda garantir uma maior abrangência do processo de avaliação, verificando a necessidade do parecer de outros profissionais, como Neurologista, Oftalmologista, Otorrinolaringologista e outros, conforme o caso.A equipe de profissionais deve verificar todas as possibilidades antes de confirmar ou descartar o diagnóstico de dislexia. É o que chamamos de AVALIAÇÃO DIFERENCIAL MULTIDISCIPLINAR.

PORQUÊ.... SOMOS DIS !??

PORQUÊ.... SOMOS DIS !??

COMO É A VIDA DE UMA PESSOA COM DIS...

PORQUÊ, SOMOS DIS !!!

Saiba , que entendo muito bem , quando vc fala (mal sabem eles o que tenho de fazer para chegar ate onde cheguei.... ´´e horrivel para mim. Agora vou ter que enfrentar um exame da ordem. Nao sei se mostro que sou dislexica ou nao para fazer a prova. Tenho que decidir, gostaria que vcs me orientasse o que devo fazer) vou te dar varias razões, para você não esconder que é dislexica, e outras tantas mais para você se cuidar e se respeitar em quanto há tempo. Seja quem você realmente é !!! Não seja preconceituosa com você mesma , como eu fui, por pura falta de conhecimento , coisa que você já tem.
e o mais importante ...tem a conciência dos seus direitos como cidadã. O meu conselho é: exerçar seus direitos e cumpra seus deveres, como ser pensante e atuante na nossa sociedade.

como vc sabe , também sou dislexica, mas só tive conciência do que estava acontecendo comigo, depois que ...já tinha meu emocional todo comprometido.
E mesmo assim , tive que passsar por mentirosa, pois já havia passado em um concurso publico, atuava como professora alfabetizadora e estava fazendo uma graduação em pedagogia. E te digo ...só eu e deus, sabia o que eu escondia !!!
Vivi toda minha vida com medo, e com vergunha , quando alguèm percebia meus erros ortograficos ,minha total incapacidade de escrever ao mesmo tempo que outra pessoa falava, não consiguia anotar as informações.
Com tudo isto, fui desfaçando para conseguir viver neste mundo letrado!!!
Até que minha mente e meu corpo , não suportou o estress!!! E tudo ficou encontrolavel, entrei em um processo de depressão, ansiedade e hiperatividade , altissimo.
Foi quando , fui em busca de ajuda medica. Sem saber o que eu escondia...os profissionais de saúde, se desdobraram em busca de explicações para o meu estado de saúde. Cada um chegou a um diagnostico conclusivo.
O psiquiatra, depressão e asiedade, que deveria ser trabalhada com terapia e medicação. A psicologa, hiperatividade causada por meu comportamento obcessivo de perfeição, e fata de confiança, deveria tentar me concentrar melhor no presente. O reumatologista, para ele eu estava com fibromialgia e outras coisas, causadas pelo estress, elevado, seria necessario procurar auternativas de relaxamento, e medicação. Fiz , hidroterapia, acupuntura, rpg , caminhada, cessão de relaxamento mental, com os psicologos, participei de programas para levantar minha auto-estima. Mais nada adiantava...tive outros sintomas, como gagueira, que foi trabalhado com a fonaldiologa. Labirintite, refluxo, que foram tratados por medicos da aréa, especialistas.
Depois tive problemas na visão, ai foi que tudo se entrelaçou, o oftalmologista , pedio um exame para descartar , adivinha o que?
Esclerose multipla....ai na resomância deu possitivo!!! E tudo levava a crer, neste diagnostico, quando se juntava tudo o que estava acontecendo com o meu corpo!!!
Pensa que acabou por ai!!?? Não! Tudo só estava recomeçando...
Mas paralelo a tudo isto, que vinha se passando, eu não parei de estudar, herá ponto de hora!!Para mim!! Fiquei de licença do trabalho , para tratamento, e ainda tive que enfrentar a doença da minha mãe que estava com o diagnostico de câncer. E meus filhos confusos e em plena adolecência. Eu estava completamente perdida!!!! Sem estrutura emocional, e sem controle cognitivo, esquecia as coisas , chorava muito,comecei a escrever e ler com muito mais dificuldades , já estava saindo da realidade, que me parecia um pesadelo!!
Mas, como uma boa dislexica, até então sem saber, não deixei de lutar contra o mundo. E quando estava fazendo minhas pesquisas para o trabalho do tcc, para conclusão do curso de graduação em pedagogia, sobre o tema que mais mim encomodava, os erros ortograficos em sala de aula e a visão do professor, quanto os problemas de aprendizagem. Por acaso, entrei no site da associação brasileira de dislexia, e quando estava lendo um depoimento de um dislexico adulto!!! O chão se abriu e o céu também...e as coisas foram tendo sentido, minha vida tava fazendo sentido. Eu estava diante , de uma explicação para a minha total "burrice"!!! Diante dos meus maiores medos, das minhas grandes vergunhas, das minhas piores dificuldades, e de tudo o que eu fazia questão de esconder, que erá a minha incompetência, diante do desafio de ler e escrever!!!
Mas o que eu julgava ter diante de me, toda solução para explicar todos as minhas angustias, sem fundamento , porquê , agora haveria uma razão. Senti meu esprírito leve, despreoculpado, pensei, agora não vou mais ter que mentir , tenho que revelar o meu maior segredo, e só atravez desta revelação serei liberta do medo, da vergunha, desta vida prisioneira da culpa de ser o que eu herá!!!
Bem , caros colegas, as coisas não foram, e não são tão faceis deste jeito que pensei...todos os profissionais de saúde que estavam , cuidando do meu equilibrio, duvidaram da minha verdade. Passaram a olhar , para me, como se eu estevesse, louca...e se perguntavam!!???
E questionavam, como eu tinha dislexia e tinha chegado onde cheguei sem ajuda!!??? Como eu saberia ler e escrever !!??? Porquê, e como poderia ter escondido isto!!!?? Bem , as respostas para estas perguntas, só eu e deus sabe o que tive que fazer,e tive que reunir forças,buscar conhecimento para meus argumentos e levanta uma quantia em dinheiro, para ir até são paulo, o unico lugar , onde teria profissionais seguramente competêntes para fazer o diagnostico, porquê todos os outros se mostravam completamente impossibilitados para assinar um laudo fechado de um diagnostico sobre dislexia.
E neste exato momento , luto contra todos os mesmos, sentimentos e há todos os mesmos pré-conceitos. E tenho que usar os mesmos meios para continuar sobrevivendo. Mas com uma diferênça fundamental,hoje já não tenho tanta vergonha de escrever errado, entendi que isto não mim tira o direito de ser respeitada e que sou competente e capaz .
Imagina ser ...professora alfabetizadora, pedagoga e atualmente estou fazendo pós- de psicopedagogia. Se tenho dificuldades...claro!! Se vejo discriminação nos olhos de muitos ...simmm!!! Fui aposentada pelo governo do distrito federal, por razões óbvias, que já não tenho forças para questionar.

Mas o que mais importa é que dessidi ir á luta, por mim e por nós!!

Quero que todo disléxico assuma sua condição, não somos doentes para procurar há cura...devemos ir a procura do entendimento do nosso ser pensante e atuante , diante desta sociedade letrada e preconceituosa.

Abjncrção!
Elizabete aguiar.
Perfil profissional:
Profª Elizabete M. Rodrigues R. da R. Aguiar.
Graduada em Pedagogia – UNB.
Especialização em Psicopedagogia Reeducativas Clínica e Institucional –UniEvangelica
Especialista e Neuropedagogia e Psicanálise – FTB.
Dir. Adm. Adjunta da Associação de Psicopedagogia – ABPp- Seção BRASÍLIA.
Profª da Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal – GDF.
Consultoria e Assessoria em Psicoeducação.