setembro 23, 2008

Pistas para identificar dislexia


Pistas para identificar dislexia


Primeiros anos

0 Atraso na linguagem, comparando com as outras áreas de desenvolvimento


Anos pré-escolares:

0 Dificuldade em aprender canções, rimas e lenga-lengas;
0 Falha na apreciação de rimas;
0 Dificuldade em pronunciar as palavras, persistência da fala à bebé;
0 Dificuldade em aprender e lembrar nomes das letras;
0 Não saber bem as letras do seu próprio nome;
0 Dificuldade em lembrar nomes próprios.


Pré primário e primeiro ano:

0 Falha em perceber que as palavras se podem separar;
0 Falha em perceber que as palavras se podem segmentar em sons:
0 Dificuldade em ligar as letras a sons (por ex. a letra b ao som b);
0 Erros de leitura que revelam não ter ligação aos sons das letras;
0 Dificuldade ou incapacidade de ler palavras comuns de uma sílaba;
0 Queixas de que ler é muito difícil, foge quando é altura de ler;
0 História de problemas de leitura em familiares:

Áreas fortes:

0 Curiosidade;
0 Muita imaginação;
0 Apanha as coisas facilmente;
0 Adere facilmente a novas propostas;
0 Boa compreensão de novos conceitos;
0 Maturidade;
0 Vocabulário extenso para grupo etário;
0 Gosto por resolver puzzles;
0 Facilidade em construir modelos;
0 Boa compreensão de histórias lidas.


A partir do 2º ano

Problemas na fala

0 Má pronúncia de palavras longas e pouco familiares (omitir partes ou confundir a ordem);
0 Fala pouco fluente, com pausas e hesitações, com “hums...” enquanto fala;
0 Uso de linguagem imprecisa, referências vagas a “coisas” em vez o nome do objecto;
0 Não conseguir encontrar o nome exacto do objecto e confundir com palavras que têm um som parecido;
0 Precisa de tempo para dar uma resposta, não é de resposta rápida
0 Dificuldade em lembrar informações e factos (por exemplo nº de telefone, nomes, datas);

Problemas na leitura

0 Progresso muito lento;
0 Falta de estratégia para aprender novas palavras;
0 Dificuldade em ler palavras desconhecidas, adivinha a palavra, falha em soletrar de forma sistemática;
0 Dificuldade em ler as palavras pequenas de ligação (por, de, ...)
0 Atrapalha-se a ler palavras multisilábicas;
0 Omite partes de palavras ao ler, como se a palavra tivesse um buraco no meio;
0 Medo de ler em voz alta; evita ler em voz alta;
0 Substituições, omissões, má pronúncia;
0 A leitura é entrecortada e esforçada, não é fluente ou suave;
0 Tem falta de entoação;
0 Apoia-se no contexto para descodificar as palavras;
0 Lê melhor as palavras em contexto do que isoladas;
0 Rendimento muito mau em testes de escolha múltipla;
0 Não consegue acabar os testes dentro do tempo;
0 Substituição de palavras por outras com o mesmo significado (carro, automóvel)
0 Péssima ortografia;
0 Dificuldade em ler os problemas de matemática;
0 Leitura muito lenta e cansativa;
0 Os trabalhos de cãs nunca mais acabam, pede ajuda aos pais para lhe lerem;
0 Má caligrafia;
0 Muita dificuldade em aprender língua estrangeiras;
0 Evita a leitura lúdica;
0 A precisão de leitura vai melhorando mas continua a faltar fluência;
0 Baixa auto estima, com um sofrimento que nem sempre é visível para os outros.

Áreas fortes:

0 Excelentes capacidades cognitivas, conceptualização raciocínio, imaginação, abstracção;
0 Aprendizagem é atingida mais pela compreensão do que pela memorização;
0 Capacidade para apanhar as ideias principais;
0 Boa capacidade de compreensão do material que lhe é lido;
0 Habilidade para ler coisas dentro de uma área de interesses, em que fez uma sobreaprendizagem dos termos;
0 Excelente compreensão de vocabulário, pode ter um vocabulário sofisticado;
0 Muito bom em áreas que não dependam da leitura como matemática, computadores, artes visuais, ou em áreas mais conceptuais como filosofia, biologia, estudos sociais ou escrita criativa.

Jovens adultos e adultos

Problemas na fala

0 Persistência dos problemas anteriores na linguagem oral;
0 Má pronúncia de nomes de pessoas e lugares; tropeçar em partes de palavras;
0 Dificuldade em lembrar nomes de pessoas e lugares e confusão entre nomes com som parecido;
0 Dificuldade em evocar palavras, parece que estão “debaixo da língua”;
0 Falta de expressividade na fala, em particular quando é o centro das atenções;
0 Vocabulário compreensivo mais vasto que o expressivo, evitar usar palavras que podem ser mal pronunciadas;

Problemas na leitura

0 História de dificuldades de leitura e escrita na infância;
0 A leitura vai-se tornando mais precisa mas continua a envolver esforço;
0 Falta de fluência;
0 Embaraço na leitura oral, evitar participar em actividades que exijam leitura oral
0 Dificuldade em ler e pronunciar palavras pouco comuns ou estranhas;
0 Persistência de dificuldades de leitura;
0 Grande cansaço com a leitura;
0 Leitura lenta na maioria dos materiais: livros, revistas, legendas;
0 Dificuldade em testes de escolha múltipla;
0 Muito tempo gasto para ler materiais relacionados com a escola ou trabalho;
0 Prefere livros com figuras, gráficos ou esquemas;
0 Prefere livros com pouco texto em cada página;
0 Pouca tendência para ler por prazer;
0 A ortografia continua desastrosa e preferência por escrever palavras mais simples;

Áreas fortes:

0 Mantém as áreas fortes sinalizadas em anos anteriores;
0 Grande capacidade de aprendizagem;
0 Melhoria significativa quando tem mais tempo em testes de escolha múltipla;
0 Pode ser muito competente em áreas muito especializadas;
0 Pode ser muito bom em escrita se for o conteúdo o importante e não a ortografia;
0 Boa capacidade de expressão de ideias e de sentimentos;
0 Excelente capacidade de empatia e relacionamento caloroso com os outros;
0 Sucesso em áreas que não dependam da memorização de factos;
0 Talento para a conceptualização e capacidade para encontrar perspectivas originais;
0 Notável capacidade de adaptação a situações novas.

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Então, como diagnosticar a dislexia?

Diagnóstico

Os sintomas que podem indicar a dislexia, antes que seja feito um diagnóstico multidisciplinar, só indicam um distúrbio de aprendizagem, mas não confirmam a dislexia. Os mesmos sintomas podem indicar outras síndromes neurológicas ou comportamentais.
Identificado o problema de rendimento escolar ou sintomas isolados, que podem ser percebidos na escola ou mesmo em casa, deve-se procurar ajuda especializada.
Uma equipe multidisciplinar formada por: Psicóloga, Fonoaudióloga e Psicopedagoga Clínica deve iniciar uma minuciosa investigação. Essa mesma equipe deve ainda garantir uma maior abrangência do processo de avaliação, verificando a necessidade do parecer de outros profissionais, como Neurologista, Oftalmologista, Otorrinolaringologista e outros, conforme o caso.A equipe de profissionais deve verificar todas as possibilidades antes de confirmar ou descartar o diagnóstico de dislexia. É o que chamamos de AVALIAÇÃO DIFERENCIAL MULTIDISCIPLINAR.

PORQUÊ.... SOMOS DIS !??

PORQUÊ.... SOMOS DIS !??

COMO É A VIDA DE UMA PESSOA COM DIS...

PORQUÊ, SOMOS DIS !!!

Saiba , que entendo muito bem , quando vc fala (mal sabem eles o que tenho de fazer para chegar ate onde cheguei.... ´´e horrivel para mim. Agora vou ter que enfrentar um exame da ordem. Nao sei se mostro que sou dislexica ou nao para fazer a prova. Tenho que decidir, gostaria que vcs me orientasse o que devo fazer) vou te dar varias razões, para você não esconder que é dislexica, e outras tantas mais para você se cuidar e se respeitar em quanto há tempo. Seja quem você realmente é !!! Não seja preconceituosa com você mesma , como eu fui, por pura falta de conhecimento , coisa que você já tem.
e o mais importante ...tem a conciência dos seus direitos como cidadã. O meu conselho é: exerçar seus direitos e cumpra seus deveres, como ser pensante e atuante na nossa sociedade.

como vc sabe , também sou dislexica, mas só tive conciência do que estava acontecendo comigo, depois que ...já tinha meu emocional todo comprometido.
E mesmo assim , tive que passsar por mentirosa, pois já havia passado em um concurso publico, atuava como professora alfabetizadora e estava fazendo uma graduação em pedagogia. E te digo ...só eu e deus, sabia o que eu escondia !!!
Vivi toda minha vida com medo, e com vergunha , quando alguèm percebia meus erros ortograficos ,minha total incapacidade de escrever ao mesmo tempo que outra pessoa falava, não consiguia anotar as informações.
Com tudo isto, fui desfaçando para conseguir viver neste mundo letrado!!!
Até que minha mente e meu corpo , não suportou o estress!!! E tudo ficou encontrolavel, entrei em um processo de depressão, ansiedade e hiperatividade , altissimo.
Foi quando , fui em busca de ajuda medica. Sem saber o que eu escondia...os profissionais de saúde, se desdobraram em busca de explicações para o meu estado de saúde. Cada um chegou a um diagnostico conclusivo.
O psiquiatra, depressão e asiedade, que deveria ser trabalhada com terapia e medicação. A psicologa, hiperatividade causada por meu comportamento obcessivo de perfeição, e fata de confiança, deveria tentar me concentrar melhor no presente. O reumatologista, para ele eu estava com fibromialgia e outras coisas, causadas pelo estress, elevado, seria necessario procurar auternativas de relaxamento, e medicação. Fiz , hidroterapia, acupuntura, rpg , caminhada, cessão de relaxamento mental, com os psicologos, participei de programas para levantar minha auto-estima. Mais nada adiantava...tive outros sintomas, como gagueira, que foi trabalhado com a fonaldiologa. Labirintite, refluxo, que foram tratados por medicos da aréa, especialistas.
Depois tive problemas na visão, ai foi que tudo se entrelaçou, o oftalmologista , pedio um exame para descartar , adivinha o que?
Esclerose multipla....ai na resomância deu possitivo!!! E tudo levava a crer, neste diagnostico, quando se juntava tudo o que estava acontecendo com o meu corpo!!!
Pensa que acabou por ai!!?? Não! Tudo só estava recomeçando...
Mas paralelo a tudo isto, que vinha se passando, eu não parei de estudar, herá ponto de hora!!Para mim!! Fiquei de licença do trabalho , para tratamento, e ainda tive que enfrentar a doença da minha mãe que estava com o diagnostico de câncer. E meus filhos confusos e em plena adolecência. Eu estava completamente perdida!!!! Sem estrutura emocional, e sem controle cognitivo, esquecia as coisas , chorava muito,comecei a escrever e ler com muito mais dificuldades , já estava saindo da realidade, que me parecia um pesadelo!!
Mas, como uma boa dislexica, até então sem saber, não deixei de lutar contra o mundo. E quando estava fazendo minhas pesquisas para o trabalho do tcc, para conclusão do curso de graduação em pedagogia, sobre o tema que mais mim encomodava, os erros ortograficos em sala de aula e a visão do professor, quanto os problemas de aprendizagem. Por acaso, entrei no site da associação brasileira de dislexia, e quando estava lendo um depoimento de um dislexico adulto!!! O chão se abriu e o céu também...e as coisas foram tendo sentido, minha vida tava fazendo sentido. Eu estava diante , de uma explicação para a minha total "burrice"!!! Diante dos meus maiores medos, das minhas grandes vergunhas, das minhas piores dificuldades, e de tudo o que eu fazia questão de esconder, que erá a minha incompetência, diante do desafio de ler e escrever!!!
Mas o que eu julgava ter diante de me, toda solução para explicar todos as minhas angustias, sem fundamento , porquê , agora haveria uma razão. Senti meu esprírito leve, despreoculpado, pensei, agora não vou mais ter que mentir , tenho que revelar o meu maior segredo, e só atravez desta revelação serei liberta do medo, da vergunha, desta vida prisioneira da culpa de ser o que eu herá!!!
Bem , caros colegas, as coisas não foram, e não são tão faceis deste jeito que pensei...todos os profissionais de saúde que estavam , cuidando do meu equilibrio, duvidaram da minha verdade. Passaram a olhar , para me, como se eu estevesse, louca...e se perguntavam!!???
E questionavam, como eu tinha dislexia e tinha chegado onde cheguei sem ajuda!!??? Como eu saberia ler e escrever !!??? Porquê, e como poderia ter escondido isto!!!?? Bem , as respostas para estas perguntas, só eu e deus sabe o que tive que fazer,e tive que reunir forças,buscar conhecimento para meus argumentos e levanta uma quantia em dinheiro, para ir até são paulo, o unico lugar , onde teria profissionais seguramente competêntes para fazer o diagnostico, porquê todos os outros se mostravam completamente impossibilitados para assinar um laudo fechado de um diagnostico sobre dislexia.
E neste exato momento , luto contra todos os mesmos, sentimentos e há todos os mesmos pré-conceitos. E tenho que usar os mesmos meios para continuar sobrevivendo. Mas com uma diferênça fundamental,hoje já não tenho tanta vergonha de escrever errado, entendi que isto não mim tira o direito de ser respeitada e que sou competente e capaz .
Imagina ser ...professora alfabetizadora, pedagoga e atualmente estou fazendo pós- de psicopedagogia. Se tenho dificuldades...claro!! Se vejo discriminação nos olhos de muitos ...simmm!!! Fui aposentada pelo governo do distrito federal, por razões óbvias, que já não tenho forças para questionar.

Mas o que mais importa é que dessidi ir á luta, por mim e por nós!!

Quero que todo disléxico assuma sua condição, não somos doentes para procurar há cura...devemos ir a procura do entendimento do nosso ser pensante e atuante , diante desta sociedade letrada e preconceituosa.

Abjncrção!
Elizabete aguiar.
Perfil profissional:
Profª Elizabete M. Rodrigues R. da R. Aguiar.
Graduada em Pedagogia – UNB.
Especialização em Psicopedagogia Reeducativas Clínica e Institucional –UniEvangelica
Especialista e Neuropedagogia e Psicanálise – FTB.
Dir. Adm. Adjunta da Associação de Psicopedagogia – ABPp- Seção BRASÍLIA.
Profª da Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal – GDF.
Consultoria e Assessoria em Psicoeducação.