junho 15, 2011

Perguntas Frequentes sobre Dislexia e Distúrbios de Aprendizagem.




O que são distúrbios de aprendizagem?


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Considera-se distúrbio de aprendizagem (DA) uma falha na aquisição seja da leitura, da expressão escrita e/ou da matemática causada por disfunção neurológica. Isto é, o indivíduo embora seja inteligente e tenha tido boas oportunidades escolares, apresentará dificuldade na aquisição e desenvolvimento de seu processo geral de aprendizagem, nas áreas da leitura, da escrita e/ou da matemática, devido a fenômenos de sua natureza decorrentes de prejuízos funcionais, supostamente do SNC (sistema nervoso central).

(Tânia Freitas)

Como posso diferenciar um distúrbio de aprendizagem de uma dificuldade escolar?

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O DA – Distúrbio de Aprendizagem se configura como deficiências na esfera da leitura, escrita e matemática, causadas por disfunções neurológicas. Já a DE – dificuldade escolar se caracteriza por questões originadas pelo meio educacional e familiar. Um indivíduo poderá apresentar dificuldades escolares por ineficiências de métodos, pela inadequação da escola e/ou pela pouca capacitação dos educadores, assim como escassa possibilidade motivacional da família ou dele próprio.

(Tânia Freitas)

Toda criança que apresenta dificuldade na leitura é disléxica?

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Não. Nem toda criança que apresenta dificuldade para ler ou compreender o que lê, para codificar ou para produzir textos por escrito é portadora de dislexia. Há problemas de ordem sócio-culturais, que vão desde o pouco favorecimento familiar à inadequação de métodos que podem ocasionar estas dificuldades na área da linguagem. A dislexia é um dos transtornos de aprendizagem e é rara em comparação às dificuldades escolares que se apresentam em nossos bancos acadêmicos.

(Tânia Freitas)

Afinal, o que é dislexia?

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É um dos distúrbios de aprendizagem, de origem neurobiológica, caracterizada por ineficiência na esfera da linguagem, como dificuldades na decodificação, soletração e fluência na leitura das palavras e deficiências na codificação e fluência ao redigir, apesar de adequada instrução formal recebida, da normalidade do nível intelectual e ausência de déficits sensoriais e transtornos psiquiátricos como causas primárias. Desta forma, são excluídos os casos de indivíduos de inteligência limítrofe, de baixa estimulação sóciocultural, inadequações pedagógicas e questões de natureza emocional.

(Tânia Freitas)

Quando posso considerar alguém disléxico?

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Considera-se disléxica, a criança que apresente nível intelectual normal, tenha favorecimento familiar e escolar, não apresente transtornos psiquiátricos, nem déficits perceptivos de base. Considera-se disléxica, a criança que apresente defasagem de pelo menos dois anos após o início de seu processo de alfabetização e que manifeste essencialmente dificuldades para adquirir o processo de leitura e escrita. Considera-se disléxico o indivíduo que passa por avaliação neuropsicológica, psicopedagógica e fonoaudiológica e os resultados acusam déficits instrumentais nas áreas responsivas pela linguagem, pela leitura e pela escrita.

(Tânia Freitas)

Quais são os sinais mais expressivos da dislexia?

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Os sinais mais expressivos são as dificuldades específicas que o indivíduo apresenta para ler (desde a decodificação à compreensão e interpretação crítica do conteúdo) e a ineficiência para escrever (seja no grafar corretamente, seja na dificuldade para produzir textos, ao transpor suas idéias no papel respeitando os manejos gramaticais exigidos).

O disléxico é aquele indivíduo que por mais esforçado que seja não lida bem com a linguagem, demonstra um vocabulário pobre, sempre pergunta o significado das palavras e por vezes não nomeia os objetos, pessoas, etc. Lembra-se da função, mas não do nome.

A aquisição da leitura é lenta em relação aos colegas da sala de aula e sempre com muita dificuldade. Ele canaliza toda a atenção e energia para o ato mecânico de decodificar (traduzir os códigos), porque não automatizou o processo. Com isso a atividade lhe é cansativa e frustrante. A leitura oral é entrecortada, silabada, sem fluência, nem entonação adequadas. Pode cometer trocas visuais (a/o; e/a; m/n; b/d; p/q, etc.) e auditivas (b/p; f/v; c/g; ch/j, etc.) não mais esperadas pela faixa acadêmica e etária, além de omissões e/ou migrações silábicas ou fonêmicas, ou aglutinações e separações de palavras também não mais esperadas.

O disléxico mesmo quando tem uma leitura mais eficiente, ainda apresentará dificuldades para compreender o texto lido. Entende melhor quando leem para ele, ou precisa ler várias e várias vezes para ter uma compreensão razoável.

A expressão escrita também é fonte de dificuldades, desde o grafar, seja na cópia, no ditado até na expressão espontânea (produção de textos). Ele não armazena a ortografia das palavras o que lhe confere pouca eficiência para codificar, fazendo com que cometa trocas também na escrita, tais como: (auditivas) b/d; f/v; c/g; b/p, etc. e (visuais) a/o; a/e; b/p; g/q; m/n/w,etc, omissões e migrações de letras ou sílabas, aglutinações e separações de vocábulos.

Ao produzir textos o faz sem elaborar de forma adequada suas idéias, manifestando muita dificuldade neste aspecto. É comum o disléxico dizer: “eu sabia todas as respostas da prova, mas não conseguia colocá-las no papel”.

(Tânia Freitas)

Podemos enumerar os sinais precoces da dislexia, ou seja, antes da criança iniciar na escola?


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Sim. Pode-se pesquisar a existência dos sinais sugestivos de dislexia através do histórico evolutivo da criança, como por exemplo: a observação de parentes com sinais semelhantes de dificuldades escolares (antecedentes familiares) ou se há parentes portadores do transtorno e demais sinais como: atraso na aquisição da linguagem oral, dificuldade para nomear os objetos, dificuldades para aprender cantigas e brincadeiras vocabulário pobre, dentre outros.

(Tânia Freitas)

Quais os sinais evolutivos que o disléxico apresenta nas várias faixas etárias?

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Observa-se que a criança desde os primeiros anos de sua vida escolar demonstra dificuldades na alfabetização: a aquisição da leitura e da escrita é custosa e mais lenta que o esperado para sua idade. Ela comete trocas, omissões, migra letras ou sílabas tanto quando lê, quanto ao escrever. Gasta sua atenção e energia na tarefa de traduzir a palavra expressa, assim quando chega ao final da frase já se esqueceu do que leu, não atingindo o objetivo que é a compreensão. Mais tarde apresenta melhora na automatização destas habilidades, mas continua e acentua a ineficiência da compreensão ao ler. Quando jovem espera-se que leia, compreenda e interprete criticamente livros, mas ele não consegue corresponder a estas atividades.

O mesmo ocorre com a possibilidade de se expressar por escrito, ou seja, em princípio a dificuldade se manifesta na aquisição do ato de grafar, a criança apresenta dificuldades na alfabetização, que é sempre mais lenta e comete muito mais erros que seus colegas, seja na cópia, no ditado ou na escrita espontânea, cometendo erros como: trocas, migrações de letras ou de sílabas, aglutinações e separações de palavras. Mais tarde melhora na escrita mecânica, mas permanecem as dificuldades para produzir textos, para se expressar por escrito, principalmente no Ensino Médio e no Superior, quando é exigido que produza textos dissertativos o que para o disléxico é muito difícil.

(Tânia Freitas)



Como é feito o diagnóstico de dislexia?

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Através de equipe multidisciplinar (formada por neuropsicólogo, psicopedagogo e fonoaudiólogo), que por meio do histórico do avaliando e bateria de testes que objetivarão entender como este indivíduo funciona, quais são suas habilidades instrumentais e quais são suas deficiências. A seguir estes profissionais se reúnem, discutindo e analisando os resultados encontrados e chegam ao diagnóstico. Caso achem ser necessário podem solicitar exames complementares, que auxiliam na conclusão do caso.

(Tânia Freitas)

Podemos diagnosticar um adulto?

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Sim. Um adulto pode se beneficiar de investigações da mesma forma que as crianças. A avaliação é feita por equipe multidisciplinar, entretanto o cuidado que os profissionais da área da linguagem devem tomar é na especialização, não somente na área da dislexia, mas em avaliar adultos, com testes específicos e adequados à faixa etária e acadêmica deles.

(Tânia Freitas)

Qual o tratamento para os portadores de dislexia?

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Os tratamentos convencionais são: psicopedagógico e fonoaudiológico, ou seja, aquele profissional habilitado e especializado em dislexia. Em princípio o disléxico precisa ser reabilitado nas áreas que foram apontadas na avaliação como prejudiciais ao desenvolvimento de sua aprendizagem. O psicopedagogo é o profissional habilitado para alfabetizá-lo (utilizando métodos e estratégias adequadas ao seu caso específico, resgatando as ineficiências instrumentais que o impedem de adquirir eficientemente a leitura e a escrita), bem como desenvolver com o disléxico organização e disciplina para os estudos. O fonoaudiólogo vai atender as questões mais relativas à linguagem oral e às alterações do processamento auditivo, auxiliando o psicopedagogo e interagindo com ele na aquisição e desenvolvimento da leitura e da escrita do portador.

Por vezes são necessários outros atendimentos para associações de transtornos que porventura houver, por exemplo: psicoterapia, caso o disléxico apresente problemas afetivo-emocionais (psicólogo ou psicanalista), ou tratamento psiquiátrico e/ou neurológico se apresentar problemas mentais e/ou neurológicos associados (sendo estes dois últimos tanto o diagnóstico quanto o tratamento da responsabilidade da área médica).

(Tânia Freitas)



É possível tratar o disléxico adulto?

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Sim. É perfeitamente possível um disléxico adulto passar por tratamento e através dele reabilitar seus déficits instrumentais. Resgatar e desenvolver as habilidades da linguagem oral, da leitura e da escrita. Não importa a idade, sempre se pode melhorar e se tornar alguém mais eficiente na utilização destes requisitos. Temos casos de estudantes universitários das áreas de direito, jornalismo, biologia, administração, publicitários e outras que não conseguiam acompanhar a classe e que com o atendimento se desenvolveram, resgataram suas ineficiências e criaram estratégias que os auxiliaram na condução de seus estudos.

O mesmo acontece com os profissionais já formados que encontram dificuldades para redigir relatórios ou conduzir uma reunião, e ainda manifestam dificuldades para compreender o que leem, para redigir e para se organizar de forma adequada. Foi possível instrumentalizá-los para que pudessem exercer suas funções satisfatoriamente e com mais eficiência e produtividade.

(Tânia Freitas)

Meu filho não consegue prestar atenção, o que acontece?

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A instabilidade de atenção pode ocorrer advinda de vários motivos, dentre eles podemos destacar como sendo mais comum para o disléxico, pela própria dificuldade no aprendizado da leitura e escrita ou pelas frustrações vivenciadas ao longo de sua vida que o desencorajam a se vincular ao ato de aprender levando-o à distração.

Outra causa da desatenção seria a alteração no processamento auditivo, exame que avalia os processos envolvidos na detecção, na análise e na interpretação dos estímulos sonoros. São crianças que desde pequenas parecem não ouvir ou não entender quando se fala com elas, acabam sendo mais distraídas pela própria ineficiência do cérebro em processar adequadamente os estímulos auditivos.

É comum ainda a associação da dislexia com outro transtorno: TDAH- transtorno e déficit de atenção (com ou sem hiperatividade). Neste caso teremos uma instabilidade atencional causada por desequilíbrio neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e acompanha o portador por toda a sua vida. Este transtorno se caracteriza por sintomas de desatenção, e/ou agitação e impulsividade e por vezes é chamado de DDA (distúrbio do déficit de atenção).

(Tânia Freitas)



TDAH o que vem a ser este transtorno?

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TDAH- transtorno e déficit de atenção (com ou sem hiperatividade). Neste caso temos indivíduos que apresentam instabilidade atencional causada por desequilíbrio neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e acompanha o portador por toda a sua vida. Este transtorno se caracteriza por sintomas de desatenção, agitação e impulsividade e por vezes é chamado de DDA (distúrbio do déficit de atenção).

Há dois tipos principais que deflagram este transtorno: o predominantemente desatento (TDA), que acomete mais o sexo feminino. São os que vivem no “mundo da lua” permanecem distraídos quase o tempo todo, são imaginativos, inteligentes, mas não conseguem focar sua atenção em atividades menos estimulantes a eles. O segundo grupo são os “hiperativos”, os chamados “bichos carpinteiros”, não conseguem parar quietos, são desastrados, impulsivos e também não conseguem manter-se concentrados em atividades desinteressantes.

Vale ressaltar que o diagnóstico destes transtornos é da alçada dos neurologistas e psiquiatras (embora as avaliações neuropsicológicas e psicopedagógicas levantem essa hipótese).

(Tânia Freitas)

Que consequências os portadores de dislexia ou de outro distúrbio de aprendizagem podem ter?

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As consequências para os portadores de transtornos funcionais, o disléxico, por exemplo, são desastrosas. Ele terá uma defasagem em seu processo de aprendizagem no geral, defasagem essa que cada dia mais se agrava, pois suas ferramentas básicas para adquirir educação formal encontram-se deficitárias. E cada dia menos ele acompanha os colegas, sofre punições por parte dos professores e família (que o veem como preguiçoso e irresponsável) o que acaba por minar sua autoconfiança.

O disléxico sofre retaliações severas em muitos casos, reprovações, mudanças sistemáticas de escolas, sempre fica de recuperações e seus resultados não correspondem ao seu esforço. Ao longo dos anos essas vivências são responsáveis pela baixa estima que desenvolve e ele passa a duvidar realmente de sua capacidade cognitiva.Toda esta situação causa-lhe grandes sofrimentos e prejuízos em sua vida.

Na literatura há relatos de disléxicos que desenvolvem patologias mais severas como depressão, ou tornam-se dependentes de tóxicos.

(Tânia Freitas)

Que outros transtornos de aprendizagem existem?

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Considerando que distúrbio de aprendizagem (DA) é uma falha na aquisição seja da leitura, da expressão escrita e/ou da matemática causada por disfunção neurológica, podemos ter os seguintes tipos: na leitura, a dislexia; na escrita, a disgrafia e a disortografia, e na matemática, a discalculia.

(Tânia Freitas)

O que é disgrafia?

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Disgrafia é um transtorno de escrita, de origem funcional, que surge na criança que possua escolaridade satisfatória, desenvolvimento emocional adequado e que não apresentem problemas ocasionados por lesões cerebrais.

É uma incapacidade do indivíduo para gravar o “desenho” da letra, ao tentar evocar o traço, o faz muito lentamente, sendo seus traços muito irregulares que mostram sinais de dificuldades visuomotoras.

Os sinais mais significativos de disgrafia são: lentidão para escrever; má organização espacial na página; traçado de letra irregular, letra por vezes ilegível, sem identidade definida, com alteração de forma e tamanho (muito grande ou muito pequena ou intercaladas); choque entre as letras; texto desordenado; espaços entre as linhas e palavras irregulares; pressão exagerada ao grafar (força muito o lápis no papel); preensão inadequada (pega errado o lápis/caneta); ritmo inadequado (muito rápido ou lento); normalmente se cansa ao escrever; desenhos e cópias de figuras geométricas mal traçados, sem planejamento ou noção de proporcionalidade, uso inadequado do espaço na folha ao montar contas, etc.

(Tânia Freitas)



O que vem a ser disortografia?

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A disortografia pode ser definida como o conjunto de erros da escrita que afetam a palavra, mas não o seu traçado ou grafia. É a incapacidade que o indivíduo manifesta para grafar adequadamente os vocábulos ao fazer a correspondência entre o som (fonema) e o símbolo escrito (grafema), cometendo trocas visuais (letras com traçado visual semelhante, ex: a/o/e; m/n; b/d; p/q, etc), auditivas (letra com semelhanças sonoras, ex: f/v; c/g; b/p; ch/j, etc), adições, inversões, junções e separações.
Importante ressaltar que até o terceiro ano do Ensino Fundamental I, é natural que as crianças façam confusões ortográficas, já que estão em fase de alfabetização e ainda não dominaram a relação dos sons com as suas representações gráficas totalmente. Essas trocas são maturativas, isto é são normais.

(Tânia Freitas)

O que é discalculia?

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Discalculia é um dos transtornos de aprendizagem na área da matemática, causado por disfunções neurobiológicas, que afeta a habilidade com os números.

É um transtorno onde o indivíduo apresenta dificuldades com as operações e conceitos matemáticos, dificuldade para decorar tabuada e fórmulas, para realizar sequências numéricas e contagem e poder cometer trocas de números e de sinais.

Pode-se caracterizar um indivíduo discalcúlico (portador de discalculia) quando tiver inteligência normal e tido oportunidades escolares adequadas.

(Tânia Freitas)

Qual a melhor escola para meu filho disléxico?

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A melhor escola é aquela que apresenta estrutura para atender o aluno disléxico em suas necessidades especiais. É fundamental que mantenha sua equipe em contínua capacitação e treinamento sobre os distúrbios de aprendizagem a fim de que os professores possam criar estratégias e métodos mais adequados à aprendizagem do disléxico, e que mantenham interação entre o trinômio: escola-profissionais-família.

(Tânia Freitas)



A dislexia pode ser adquirida?

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A dislexia adquirida tem causas diferentes da dislexia do desenvolvimento. Um indivíduo que foi alfabetizado sem problemas, lê e escreve sem dificuldades e perde estas habilidades após sofrer alguma lesão, resultado de traumatismo craniano, ou qualquer doença neurológica que afetem a área cerebral responsável pela linguagem, leitura e escrita, será portador da dislexia adquirida. É uma dislexia com história clínica diferente da dislexia de desenvolvimento, que é hereditária e nasce com a pessoa.

(Tânia Freitas)



Matemática é mesmo muito complicada?

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Tudo dependerá do contexto em que está sendo apresentada, incentivada e trabalhada com o educando. Há alguns mitos que devem ser destruídos quando se fala de Ma temática. Coisa de gente muito inteligente; algo que somente quem tem facilidade com as "ciências exatas" consegue entender; ciência superior às demais; conhecimento fora de nossa realidade diária...

Nada disso corresponde à verdade. A Matemática é uma das muitas criações humanas, em nosso caminho pela sobrevivência e emancipação. As pessoas têm inteligência suficientemente apropriada para tratar a Matemática, pois fo i o cérebro humano quem criou as bases, a linguagem e os procedimentos. Nada mais humano que a Matemática. Facilidade ou não com ciências "exatas", biológicas ou coisas do gênero, irá depender de nosso envolvimento com este ou aquele ramo do saber. O problema é que familiares, amigos e outras pessoas - sempre interessadas em ajudar - vão criando certos tabus na cabeça das crianças, e, quando estas são apresentadas à Matemática, não conseguem articular tudo aquilo que seria possível. Também, não é possível aceitarmos qu e esta ou aquela ciência possa ser superior às demais. O ser humano construiu uma rede de saberes que o colocam vivo e atuante no mundo. E nada pode ser considerado supérfluo, descartável ou mais importante. Outro ponto essencial é o fato de ser a Matemática, assim como a propria língua mãe, algo presente em nossas vidas. Ninguém consegue viver dignamente sem dominar a língua de seu país, nem sem saber tratar números e formas geométricas.

(Prof. João Luiz)

A Geometria é a parte mais difícil da Matemática?

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A Geometria está presente em nosso cotidiano. Sempre estamos nos envolvendo com formas diferentes e tendo que nos organizar, deslocar e discorrer, tendo em vista as figuras geométricas que encontramos. O problema é que não nos damos conta disso a todo instante. Só vamos perceber a existência de Triângulos, Círculos e demais formas quando vamos estudá-los formalmente. Aí, todos os fantasmas vêm, como um verdadeiro exército, nos torturar e am edrontar. Para se aprender Geometria basta observar e abstrair: duas faculdades humas - demasiado humanas.

(Prof. João Luiz)

A melhor forma de se aprender Matemática é com exemplos ligados à economia?

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Para muita gente, pode ser. afinal, tratamos dessas questões sempre, pois compramos, vendemos, programamos viagens etc. Porém, considero muito agradável mostrar aos alunos como a Matemática é linda. As propriedades dos números e d as formas geométricas só não encantam quem estiver muito amedrontado ou quem perdeu toda sua sensibilidade, com interesses frios e puramente funcionais. A matemática é a poesia da natureza, escrita em tinta invisível, que podemos descobrir e decodificar todos os dias. As proprias obras de arte dependem - e só constituem beleza - graças à Matemática. Afinal, o que seria dos poemas sem uma métrica, um rítmo. E as artes plásticas? Se as formas que compôem um quadro não são articuladas, onde se encontrar beleza?

(Prof. João Luiz)

Depois de uma certa idade, não se aprende mais Matemática?

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Mito! Estamos aptos a aprender enquanto vivemos. A Matemática, assim como a arte de cantar são alguns dos ingredientes que fazem a vida mais doce e feliz. então, nunca é tarde para aprender. O será que perdemos, em algum momento, nossa vontade de viver mais e melhor?

(Prof. João Luiz)




FONTE DE PESQUISA: http://www.abcdislexia.com.br/perguntas-frequentes.htm

Um comentário:

Celiojedi disse...

eu fiz um teste e deu positivo !!! estou mais aliviado porque engordei 35kg porque entrei em um estado dificil me acho burro... mas, todos me acham inteligente ... eu quando falo alguma coisa demoro e fico raciocinando para falar ... sou desastrado... e tenho problemas de concentração escrevo tudo errado.!! no teste o meu nivel de dislexia deu 35 ... e o normal para elevedo era 25 para cima .... nao sei o que fazer !! alguem podia me dar uma ajuda ???

Então, como diagnosticar a dislexia?

Diagnóstico

Os sintomas que podem indicar a dislexia, antes que seja feito um diagnóstico multidisciplinar, só indicam um distúrbio de aprendizagem, mas não confirmam a dislexia. Os mesmos sintomas podem indicar outras síndromes neurológicas ou comportamentais.
Identificado o problema de rendimento escolar ou sintomas isolados, que podem ser percebidos na escola ou mesmo em casa, deve-se procurar ajuda especializada.
Uma equipe multidisciplinar formada por: Psicóloga, Fonoaudióloga e Psicopedagoga Clínica deve iniciar uma minuciosa investigação. Essa mesma equipe deve ainda garantir uma maior abrangência do processo de avaliação, verificando a necessidade do parecer de outros profissionais, como Neurologista, Oftalmologista, Otorrinolaringologista e outros, conforme o caso.A equipe de profissionais deve verificar todas as possibilidades antes de confirmar ou descartar o diagnóstico de dislexia. É o que chamamos de AVALIAÇÃO DIFERENCIAL MULTIDISCIPLINAR.

PORQUÊ.... SOMOS DIS !??

PORQUÊ.... SOMOS DIS !??

COMO É A VIDA DE UMA PESSOA COM DIS...

PORQUÊ, SOMOS DIS !!!

Saiba , que entendo muito bem , quando vc fala (mal sabem eles o que tenho de fazer para chegar ate onde cheguei.... ´´e horrivel para mim. Agora vou ter que enfrentar um exame da ordem. Nao sei se mostro que sou dislexica ou nao para fazer a prova. Tenho que decidir, gostaria que vcs me orientasse o que devo fazer) vou te dar varias razões, para você não esconder que é dislexica, e outras tantas mais para você se cuidar e se respeitar em quanto há tempo. Seja quem você realmente é !!! Não seja preconceituosa com você mesma , como eu fui, por pura falta de conhecimento , coisa que você já tem.
e o mais importante ...tem a conciência dos seus direitos como cidadã. O meu conselho é: exerçar seus direitos e cumpra seus deveres, como ser pensante e atuante na nossa sociedade.

como vc sabe , também sou dislexica, mas só tive conciência do que estava acontecendo comigo, depois que ...já tinha meu emocional todo comprometido.
E mesmo assim , tive que passsar por mentirosa, pois já havia passado em um concurso publico, atuava como professora alfabetizadora e estava fazendo uma graduação em pedagogia. E te digo ...só eu e deus, sabia o que eu escondia !!!
Vivi toda minha vida com medo, e com vergunha , quando alguèm percebia meus erros ortograficos ,minha total incapacidade de escrever ao mesmo tempo que outra pessoa falava, não consiguia anotar as informações.
Com tudo isto, fui desfaçando para conseguir viver neste mundo letrado!!!
Até que minha mente e meu corpo , não suportou o estress!!! E tudo ficou encontrolavel, entrei em um processo de depressão, ansiedade e hiperatividade , altissimo.
Foi quando , fui em busca de ajuda medica. Sem saber o que eu escondia...os profissionais de saúde, se desdobraram em busca de explicações para o meu estado de saúde. Cada um chegou a um diagnostico conclusivo.
O psiquiatra, depressão e asiedade, que deveria ser trabalhada com terapia e medicação. A psicologa, hiperatividade causada por meu comportamento obcessivo de perfeição, e fata de confiança, deveria tentar me concentrar melhor no presente. O reumatologista, para ele eu estava com fibromialgia e outras coisas, causadas pelo estress, elevado, seria necessario procurar auternativas de relaxamento, e medicação. Fiz , hidroterapia, acupuntura, rpg , caminhada, cessão de relaxamento mental, com os psicologos, participei de programas para levantar minha auto-estima. Mais nada adiantava...tive outros sintomas, como gagueira, que foi trabalhado com a fonaldiologa. Labirintite, refluxo, que foram tratados por medicos da aréa, especialistas.
Depois tive problemas na visão, ai foi que tudo se entrelaçou, o oftalmologista , pedio um exame para descartar , adivinha o que?
Esclerose multipla....ai na resomância deu possitivo!!! E tudo levava a crer, neste diagnostico, quando se juntava tudo o que estava acontecendo com o meu corpo!!!
Pensa que acabou por ai!!?? Não! Tudo só estava recomeçando...
Mas paralelo a tudo isto, que vinha se passando, eu não parei de estudar, herá ponto de hora!!Para mim!! Fiquei de licença do trabalho , para tratamento, e ainda tive que enfrentar a doença da minha mãe que estava com o diagnostico de câncer. E meus filhos confusos e em plena adolecência. Eu estava completamente perdida!!!! Sem estrutura emocional, e sem controle cognitivo, esquecia as coisas , chorava muito,comecei a escrever e ler com muito mais dificuldades , já estava saindo da realidade, que me parecia um pesadelo!!
Mas, como uma boa dislexica, até então sem saber, não deixei de lutar contra o mundo. E quando estava fazendo minhas pesquisas para o trabalho do tcc, para conclusão do curso de graduação em pedagogia, sobre o tema que mais mim encomodava, os erros ortograficos em sala de aula e a visão do professor, quanto os problemas de aprendizagem. Por acaso, entrei no site da associação brasileira de dislexia, e quando estava lendo um depoimento de um dislexico adulto!!! O chão se abriu e o céu também...e as coisas foram tendo sentido, minha vida tava fazendo sentido. Eu estava diante , de uma explicação para a minha total "burrice"!!! Diante dos meus maiores medos, das minhas grandes vergunhas, das minhas piores dificuldades, e de tudo o que eu fazia questão de esconder, que erá a minha incompetência, diante do desafio de ler e escrever!!!
Mas o que eu julgava ter diante de me, toda solução para explicar todos as minhas angustias, sem fundamento , porquê , agora haveria uma razão. Senti meu esprírito leve, despreoculpado, pensei, agora não vou mais ter que mentir , tenho que revelar o meu maior segredo, e só atravez desta revelação serei liberta do medo, da vergunha, desta vida prisioneira da culpa de ser o que eu herá!!!
Bem , caros colegas, as coisas não foram, e não são tão faceis deste jeito que pensei...todos os profissionais de saúde que estavam , cuidando do meu equilibrio, duvidaram da minha verdade. Passaram a olhar , para me, como se eu estevesse, louca...e se perguntavam!!???
E questionavam, como eu tinha dislexia e tinha chegado onde cheguei sem ajuda!!??? Como eu saberia ler e escrever !!??? Porquê, e como poderia ter escondido isto!!!?? Bem , as respostas para estas perguntas, só eu e deus sabe o que tive que fazer,e tive que reunir forças,buscar conhecimento para meus argumentos e levanta uma quantia em dinheiro, para ir até são paulo, o unico lugar , onde teria profissionais seguramente competêntes para fazer o diagnostico, porquê todos os outros se mostravam completamente impossibilitados para assinar um laudo fechado de um diagnostico sobre dislexia.
E neste exato momento , luto contra todos os mesmos, sentimentos e há todos os mesmos pré-conceitos. E tenho que usar os mesmos meios para continuar sobrevivendo. Mas com uma diferênça fundamental,hoje já não tenho tanta vergonha de escrever errado, entendi que isto não mim tira o direito de ser respeitada e que sou competente e capaz .
Imagina ser ...professora alfabetizadora, pedagoga e atualmente estou fazendo pós- de psicopedagogia. Se tenho dificuldades...claro!! Se vejo discriminação nos olhos de muitos ...simmm!!! Fui aposentada pelo governo do distrito federal, por razões óbvias, que já não tenho forças para questionar.

Mas o que mais importa é que dessidi ir á luta, por mim e por nós!!

Quero que todo disléxico assuma sua condição, não somos doentes para procurar há cura...devemos ir a procura do entendimento do nosso ser pensante e atuante , diante desta sociedade letrada e preconceituosa.

Abjncrção!
Elizabete aguiar.
Perfil profissional:
Profª Elizabete M. Rodrigues R. da R. Aguiar.
Graduada em Pedagogia – UNB.
Especialização em Psicopedagogia Reeducativas Clínica e Institucional –UniEvangelica
Especialista e Neuropedagogia e Psicanálise – FTB.
Dir. Adm. Adjunta da Associação de Psicopedagogia – ABPp- Seção BRASÍLIA.
Profª da Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal – GDF.
Consultoria e Assessoria em Psicoeducação.