novembro 22, 2008

ASSOCIAÇÕES DE DISLEXIA COM ORIENTAÇÕES E INFORMAÇÕES DE PESQUISAS

Links
ASSOCIAÇÕES DE DISLEXIA COM ORIENTAÇÕES E INFORMAÇÕES DE PESQUISAS, AVALIAÇÕES, LIVROS E SEMINÁRIOS

Adult Dyslexia Organization - Reino Unido.

Associação Brasileira de Dislexia - ABD - fundada em 1983 em São Paulo Brasil. Avalia, orienta e realiza cursos e seminários.

Associação Paulista de Dislexia - associação em Botucatu São Paulo, que tem a finalidade de proporcionar às crianças da região um local para diagnóstico, condução dos casos e fornecer aos cuidadores, pais, professores e profissionais interessados, condições de lidar de melhor forma com as crianças disléxicas.

Associação Portuguesa de Dislexia - associação fundada no ano 2000, com fins culturais, educativos, científicos e sociais.

Bright Solutions For Dyslexia, LLC - U.S.A

Centro Interdisciplinário del Lenguaje y Aprendizaje - Buenos Aires Argentina.

Davis Dyslexia Association International - U.S.A

Dislexia el Don - site em espanhol com informações objetivas e interessantes.

Dyslexia Research Institute - U.S.A fundada em 1975 e pesquisa também sobre Déficit de Atenção.

European Dyslexia Association - organização internacional fundada em 1987, que reune associações de dislexia de países da Europa.

The British Dyslexia Association - Inglaterra.

The Dyslexia Research Trust - organizada pelo Professor John Stein da Universidade de Oxford, pesquisa a dislexia e questões relacionadas e dá suporte às pessoas nestas condições.

The International Dyslexia Association - U.S.A fundada em 1949, a mais antiga organização do país.



ASSOCIAÇÕES DE INTERESSE

American Speech-Language-Hearing-Association ASHA, respeitada associação americana com informações e orientações nas áreas de audiologia, linguagem e fala.

APAD - A Associação de Pais e Amigos de Portadores de Dislexia/TDAH, é uma associação sem fins lucrativos. Tem como objetivo reunir pais, jovens, professores, profissionais da área médica, docentes e acadêmicos; órgãos, instituições dos governos federal, estaduais, municipais e da iniciativa privada, nacionais e internacionais, objetivando formar uma comunidade visando incluir socialmente, em todos os níveis, portadores de Dislexia e TDAH.
Contatos e informações: associacaopaisdislexia@robertorosa.com.br

Associação Brasileira de Psicopedagogia - ABPp - A ABPp é uma entidade sem fins lucrativos, de caráter científico cultural, que congrega profissionais da área de psicopedagogia. Promove conferências, cursos, congressos e divulgação de trabalhos.

Associação Brasileira do Déficit de Atenção - informações e discussões à respeito do TDAHI.

CEFAC (Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica) - é uma Organização Não Governamental (ONG), sem fins lucrativos, desenvolvendo projetos de natureza social-filantrópica, e que tem por objetivo atingir metas sociais ligadas aos setores da saúde e educação.

Centro Integrado de Psiquiatria da Infância e Adolescência - CIPIA - oferece avaliação e tratamento médico, psicológico e fonoaudiológico para crianças e adolescentes de baixa renda, com programas direcionados ao tratamento de agitação e distração, dificuldades do aprendizado, problemas de comportamento, ansiedade e depressão.
Endereço: Rua Sebastião Lacerda, 70, Laranjeiras, Rio de Janeiro, Tel. (21)2285-6351.
Ver detalhes

Centro de Neuropsicologia Aplicada CNA - Rio de Janeiro, Brasil, oferece diagnóstico, tratamento, cursos e informações em neuropsicologia.

Conselho Federal de Fonoaudiologia

IDCP (Instituto de Desenvolvimento e Capacitação Profissional) - empresa especializada em formação continuada que promove eventos na área educacional.

LLDOnLine - site com informações e artigos sobre as dificuldades de aprendizagem

Learning Disabilities Association of America - USA, fundada em 1964, oferece artigos e informações sobre dificuldades de aprendizagem.

Learning Disbilities Association of Arkansas - USA, fundada em 1963, informações sobre dificuldade de aprendizagem.

Learning Disabilities Association of Canadá (LDCA) - Canadá, fundada em 1963. Informações sobre dificuldades de aprendizagem em geral e dislexia.

Learning Disabilities Association of Vancouver - Canadá, fundada em 1970, informações sobre dificuldades de aprendizagem.

National Center for Learning Disabilities (NCLD) - fundada há 25 anos nos USA.

SchabLearning.Org - guia dirigido a pais para ajudar crianças com dificuldades de aprendizagem.

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - fundada em 1988.

Sociedade Brasileira de Neuropsicologia - sociedade que tem por finalidade contribuir para o progresso das ciências cognitivas.

Sociedade de Psicanálise da Cidade do Rio de Janeiro - fundada em 1971, centro de estudos permanente que promove atendimento à comunidade, supervisões e discussões relativas à prática clínica psicanalítica, assim como simpósios, cursos e encontros científicos na área da psicanálise e em outras áreas afins.

Society of Neurocience - USA, fundada em 1970, organização de profissionais que estudam o desenvolvimento do cérebro (memória, aprendizagem, percepção, sensação, movimento,etc.) e o sistema nervoso.

The American Hyperlexia Association - organização americana dedicada ao estudo e à educação de crianças com hiperlexia.



SITES DE INTERESSE

Alfano & Vianna Psicologia - O objetivo deste site é divulgar o trabalho realizado com crianças através da neuropsicologia e da terapia cognitiva-comportamental.

Dra. Carla Gikovate - Esta página foi criada para disponibilizar artigos e materiais didáticos nas áreas de comportamento e autismo para pais e profissionais.

University of Southampton - Página com informações de estudantes da Universidade com dificuldades específicas de leitura (dislexia e dispraxia).

A Associação Nacional de Dislexia

A Associação Nacional de Dislexia – AND está participando do Grupo de Trabalho constituído pelas secretarias do MEC de Ensino Especial e Ensino Regular, pela Associação Brasileira de Dislexia - ABD, Associação Brasileira de Déficit de Atenção- ABDA e Associação de Pais e Amigos dos Disléxicos-APAD. Este Grupo de trabalho tem como objetivo realizar estudos sobre os transtornos funcionais específicos e definir diretrizes de acordo com Política nacional de Educação Inclusiva.

A capacitação de professores, pedagogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos para o atendimento às necessidades especiais destes alunos na vida escolar vêm sendo um dos fortes objetivos desenvolvidos pela AND.

A representante titular e a suplente da Associação Nacional de Dislexia - AND que compõem o Grupo de Trabalho são as diretoras da AND, Fonoaudióloga e Psicopedagoga Clélia Argolo Ferrão Estill - CRFa 0636 como representante titular e Fonoaudióloga Beatriz Florence – CRFa 1415 como suplente.

O documento abaixo (em ordem das assinaturas) foi assinado por:

Profa. Dra. Helena Serra - presidente da Associação Portuguesa de Dislexia - APDIS (Portugal)
Maria Ester Borlido - presidente da Associação Nacional de Dislexia - AND (Rio de Janeiro-Brasil)
Rosemeri Marquetti de Mello - presidente da Associação Brasileira de Dislexia - ABD (São Paulo-Brasil)
Dra. Niura de Moura Padula - representante da Associação Paulista de Dislexia - APD (Botucatu S.P.-Brasil)
Nancy Hennessy - ex-presidente da International Dyslexia Association - IDA (EUA)
Dra. Maria Ângela Nogueira Nico - coordenadora técnica e científica da ABD (São Paulo-Brasil)
Dr. Eric Tridas - vice-presidente da International Dyslexia Association - IDA (EUA)
Dr. Abram Topczweski - vice-presidente da Associação Brasileira de Dislexia - ABD (São Paulo-Brasil)

Legislação




Legislação
Todas as crianças tem direito fundamental a educação.
Verifique no site http://portal.mec.gov.br

As páginas abaixo que você poderá ter informações dos direitos de alunos com necessidades especiais:

Parecer CNE/CEB nº 17/2001 aprovado em 3 de julho de 2001
Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica

Resolução CNE/CEB nº 2/2001, de 11 de setembro de 2001
Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica

novembro 03, 2008

Sinais indicadores de dislexia:O que se sente?





Dislexia

O que é?

É uma dificuldade primária do aprendizado abrangendo: leitura, escrita, e soletração ou uma combinação de duas ou três destas dificuldades. Caracteriza-se por alterações quantitativas e qualitativas, total ou parcialmente irreversíveis .

É o distúrbio (ou transtorno) do aprendizado mais freqüentemente identificado na sala de aula. Está relacionado, diretamente, à reprovação escolar, sendo causa de 15 % das reprovações. Em nosso meio, entre alunos das séries iniciais (escolas regulares) têm sido identificados problemas em cerca de 8 %. Estima-se que a dislexia atinja 10 a 15 % da população mundial

Quem pode ser afetado?

A dislexia não é o resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição sócio-econômica ou baixa inteligência. Ela pode atingir igualmente pessoas das raças branca, negra ou amarela, ricas e pobres, famosas ou anônimas, pessoas inteligentes ou aquelas mais limitadas.

Qual a causa?

A dislexia tem sido relacionada a fatores genéticos, acometendo pacientes que tenham familiares com problemas fonológicos, mesmo que não apresentem dislexia. As alterações ocorreriam em um gene do cromossomo 6 . A dislexia, em nível cognitivo- lingüístico, reflete um déficit no componente específico da linguagem , o módulo fonológico, implicado no processamento dos sons da fala. Uma criança que tenha um genitor disléxico apresenta um risco importante de apresentar dislexia, sendo que 23 a 65 % delas apresenta o distúrbio.

Um gene recentemente relacionado com a dislexia é chamado de DCDC2.
Segundo o Dr. Jeffrey R. Gruen, geneticista da Universidade de Yale, Estados Unidos, ele é ativo nos centros da leitura do cérebro humano.

Outro gene, chamado Robo1, descoberto por Juha Kere,
professor de genética molecular do Instituto Karolinska de Estocolmo, é um gene de desenvolvimento que guia conexões, chamadas axônios, entre os dois hemisférios do cérebro.

Pesquisadores dizem que um teste genético para a dislexia
pode estar disponível dentro de um ano. Crianças de famílias que têm história da dislexia poderão ser testadas. Se as crianças tiverem o risco genético, elas podem ser colocadas em programas precoces de intervenção.

O que se sente?

Sinais indicadores de dislexia:

A dificuldade de ler, escrever e soletrar mostra-se por dificuldades diferentes em cada faixa etária e acadêmica


FONTE DE PESQUISA:
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?657

CONTINUI LENDO....

Pré-Escola, pré-alfabetização





Dificuldades mais identificadas :
Aquisição tardia da fala
Pronunciação constantemente errada de algumas sílabas
Crescimento lento do vocabulário
Problemas em seguir rotinas
Dificuldade em aprender cores, números e copiar seu próprio nome
Falta de habilidade para tarefas motoras finas (abotoar, amarrar sapato, ...)
Não conseguir narrar uma história conhecida em seqüência correta
Não memorizar nomes ou símbolos
Dificuldade em pegar uma bola

Início do ensino fundamental - Alfabetização





Dificuldades mais identificadas :
fala.

aprender o alfabeto

planejamento e execução motora de letras e números

preensão do lápis

motricidade fina e do esquema corporal.

separar e seqüenciar sons (ex: p – a – t – o )

habilidades auditivas - rimas

discriminar fonemas de sons semelhantes: t /d; - g / j; - p / b.,

diferenciação de letras com orientação espacial: d /b ;- d / p; - n /u; - m / u

pequenas diferenças gráficas: e / a;- j / i;- n / m;- u /v

orientação temporal (ontem – hoje – amanhã, dias da semana, meses do ano)

orientação espacial (lateralidade difusa, confunde a direita e esquerda, embaixo,

em cima) execução da letra cursiva

Ensino Fundamental




Dificuldades mais identificadas:

atraso na aquisição das competências da leitura e escrita.
Leitura silábica, decifratória.
Nível de leitura abaixo do esperado para sua série e idade.
soletração de palavras
ler em voz alta diante da turma
supressão de letras: cavalo /caalo;-. biblioteca/bioteca; - bolacha / boacha
Repetição de sílabas: pássaro / passassaro; camada / camamada
seqüência de letras em palavras Inversões parciais ou totais de sílabas ou palavras (ai-ia; per-pré; fla-fal; me-em).
Fragmentação incorreta: o menino joga bola - omeninojo gabola
planejar, organizar e conseguir terminar as tarefas dentro do tempo
enunciados de problemas matemáticos e figuras geométricas
elaboração de textos escritos expressão através da escrita
compreensão de piadas, provérbios e gírias
seqüências como: meses do ano, dias da semana, alfabeto, tabuada. mapas
copiar do quadro

Ensino Médio




Dificuldades mais identificadas:
Podem ter dificuldade em aprender outros idiomas.
Leitura vagarosa e com muitos erros
Permanência da dificuldade em soletrar palavras mais complexas
Dificuldade em planejar e fazer redações
Dificuldade para reproduzir histórias
Dificuldade nas habilidades de memória
Dificuldade de entender conceitos abstratos
Dificuldade de prestar atenção em detalhes ou, ao contrário, atenção demasiada a pequenos detalhes
Vocabulário empobrecido
Criação de subterfúgios para esconder sua dificuldade

Ensino Superior / Universitário








Dificuldades mais identificadas:
Letra cursiva.
Planejamento e organização.
Horários (adiantam-se, chegam tarde ou esquecem).
Falta do hábito de leitura.
Normalmente tem talentos espaciais (engenheiros, arquitetos, artistas).

Diagnóstico







Os sintomas que podem indicar a dislexia, antes de um diagnóstico multidisciplinar, só indicam um distúrbio de aprendizagem, não confirmam a dislexia. Os sintomas podem ser percebidos em casa mesmo antes da criança chegar na escola. Uma vez identificado o problema de rendimento escolar, deve-se procurar ajuda especializada.

AVALIAÇÃO MULTIDISCIPLINAR





A equipe multidisciplinar,incluindo
Psicólogo,
Fonoaudiólogo e Psicopedagogo Clínico
inicia investigação detalhada e verifica a necessidade do parecer de outros profissionais, como Neurologista, Oftalmologista e outros, conforme o caso. É muito importante o parecer da escola, dos pais, o levantamento do histórico familiar e a evolução do paciente.

Outros fatores deverão ser descartados, como déficit intelectual, disfunções ou deficiências auditivas e visuais, lesões cerebrais (congênitas e adquiridas), desordens afetivas anteriores ao processo de fracasso escolar (com constantes fracassos escolares o disléxico irá apresentar prejuízos emocionais, mas estes são conseqüências, não causa da dislexia).

A equipe multidisciplinar deve verificar todas as possibilidades antes de confirmar ou descartar o diagnóstico de dislexia.

Essa avaliação é importante tanto na identificação das causas das dificuldades apresentadas, quanto permite orientar o encaminhamento adequado para o caso individualizado.

Não existe teste único, patognomônico (sinais/sintomas constantes, caraterísticos da doença) de dislexia.

O diagnóstico deve ser realizado por profissional (ais) treinado (s), empregando-se uma série de testes e observações, em geral, trabalhando em equipe multidisciplinar, que analisará o conjunto de manifestações de dificuldades

Testes auditivos e de visão podem ser os primeiros a serem solicitados.

Entre as avaliações mais solicitadas encontram-se testes:
Cognitivos
Inteligência
Memória auditiva e visual
Discriminação auditiva e visual
Orientação
Fluência verbal
Testes com novas tecnologias

Tratamento após o diagnóstico de Dislexia.








Uma vez diagnosticada a dislexia, segundo as particularidades de cada caso, o encaminhamento orientado permite abordagem mais eficaz e mais proveitosa, pois o profissional que assumir o caso não precisará de um tempo para identificação do problema, bem como terá ainda acesso a pareceres importantes.

Tendo conhecimento das causas das dificuldades, do potencial e a individualidade do paciente, o profissional pode utilizar a linha terapêutica que achar mais conveniente para o caso particular. Os resultados devem surgir de forma progressiva.

Em oposição à opinião de muitos se pode afirmar que o disléxico sempre contorna suas dificuldades e acha seu caminho. O disléxico também tem sua própria lógica e responde bem a situações que estejam associadas a vivências concretas.

A harmonia entre o profissional coordenador e o paciente e sua família podem ser decisivos nos resultados. O mecanismo de programação por etapas, somente passando para a seguinte quando a anterior foi devidamente absorvida, retornando às etapas anteriores sempre que necessário, deve ser bem entendido pelo paciente e familiares

Sistema Cumulativo








Os serviços de educação especial podem incluir auxílio de especialistas, tutorias individuais, aulas especiais diárias. Cada indivíduo tem necessidades diferentes, por isso o plano de tratamento deve ser individualizado. Da mesma forma, é importante o apoio psicológico positivo, já que muitos estudantes com dificuldade de aprendizado têm auto-estima baixa.

Prevenção






Os transtornos de aprendizagem tendem a incidir em famílias e a dislexia é um deles. As famílias afetadas devem fazer o máximo esforço para reconhecer precocemente a existência do problema.

Quando incide em famílias sem antecedentes, o diagnóstico pode ser feito na pré-escola, se os professores detectarem os primeiros sinais. A terapia precoce proporciona os melhores resultados

Geralmente a dislexia é perceptível no início da alfabetização.


Dislexia é uma dificuldade na aprendizagem da criança, quanto à velocidade e qualidade da aquisição das habilidades de leitura, escrita, fala, orientação espacial, entre outros.

Para detectar a dislexia é necessário observar alguns sintomas como: dificuldades com a linguagem, dificuldades em escrever, dificuldades com a ortografia, lentidão na aprendizagem da leitura.

Geralmente é perceptível no início da alfabetização e pode ser confundida com inteligência baixa ou desmotivação.

A causa da dislexia está relacionada com o processamento de informações, que ocorre diferentemente no cérebro de quem apresenta o distúrbio.

A dispersão é a primeira característica a ser percebida entre as crianças. Elas demonstram dificuldades em manter a atenção durante as atividades como: jogar, aprender rimas, montar quebra-cabeça. Demoram falar e organizar a linguagem de modo geral.

É importante que a dislexia seja observada o quanto antes, a fim de que não provoque desinteresse da criança pelos estudos e tenha que enfrentar algumas frustrações.

Como foi citado anteriormente, a dislexia não está relacionada com inteligência baixa, uma vez que crianças disléxicas mostram bons resultados em testes de lógica e atividades cognitivas. Às vezes essas crianças podem até apresentar inteligência acima da média.

A dislexia não tem ligação com nenhum tipo de retardo ou deficiência mental, e não indica futuras dificuldades acadêmicas e profissionais.

Como se trata de uma dificuldade de aprendizado, a criança pode apresentar um mau comportamento dentro e fora da sala de aula.

Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

FONTE DE PESQUISA:
http://www.brasilescola.com/saude/aspectos-dislexia.htm

Então, como diagnosticar a dislexia?

Diagnóstico

Os sintomas que podem indicar a dislexia, antes que seja feito um diagnóstico multidisciplinar, só indicam um distúrbio de aprendizagem, mas não confirmam a dislexia. Os mesmos sintomas podem indicar outras síndromes neurológicas ou comportamentais.
Identificado o problema de rendimento escolar ou sintomas isolados, que podem ser percebidos na escola ou mesmo em casa, deve-se procurar ajuda especializada.
Uma equipe multidisciplinar formada por: Psicóloga, Fonoaudióloga e Psicopedagoga Clínica deve iniciar uma minuciosa investigação. Essa mesma equipe deve ainda garantir uma maior abrangência do processo de avaliação, verificando a necessidade do parecer de outros profissionais, como Neurologista, Oftalmologista, Otorrinolaringologista e outros, conforme o caso.A equipe de profissionais deve verificar todas as possibilidades antes de confirmar ou descartar o diagnóstico de dislexia. É o que chamamos de AVALIAÇÃO DIFERENCIAL MULTIDISCIPLINAR.

PORQUÊ.... SOMOS DIS !??

PORQUÊ.... SOMOS DIS !??

COMO É A VIDA DE UMA PESSOA COM DIS...

PORQUÊ, SOMOS DIS !!!

Saiba , que entendo muito bem , quando vc fala (mal sabem eles o que tenho de fazer para chegar ate onde cheguei.... ´´e horrivel para mim. Agora vou ter que enfrentar um exame da ordem. Nao sei se mostro que sou dislexica ou nao para fazer a prova. Tenho que decidir, gostaria que vcs me orientasse o que devo fazer) vou te dar varias razões, para você não esconder que é dislexica, e outras tantas mais para você se cuidar e se respeitar em quanto há tempo. Seja quem você realmente é !!! Não seja preconceituosa com você mesma , como eu fui, por pura falta de conhecimento , coisa que você já tem.
e o mais importante ...tem a conciência dos seus direitos como cidadã. O meu conselho é: exerçar seus direitos e cumpra seus deveres, como ser pensante e atuante na nossa sociedade.

como vc sabe , também sou dislexica, mas só tive conciência do que estava acontecendo comigo, depois que ...já tinha meu emocional todo comprometido.
E mesmo assim , tive que passsar por mentirosa, pois já havia passado em um concurso publico, atuava como professora alfabetizadora e estava fazendo uma graduação em pedagogia. E te digo ...só eu e deus, sabia o que eu escondia !!!
Vivi toda minha vida com medo, e com vergunha , quando alguèm percebia meus erros ortograficos ,minha total incapacidade de escrever ao mesmo tempo que outra pessoa falava, não consiguia anotar as informações.
Com tudo isto, fui desfaçando para conseguir viver neste mundo letrado!!!
Até que minha mente e meu corpo , não suportou o estress!!! E tudo ficou encontrolavel, entrei em um processo de depressão, ansiedade e hiperatividade , altissimo.
Foi quando , fui em busca de ajuda medica. Sem saber o que eu escondia...os profissionais de saúde, se desdobraram em busca de explicações para o meu estado de saúde. Cada um chegou a um diagnostico conclusivo.
O psiquiatra, depressão e asiedade, que deveria ser trabalhada com terapia e medicação. A psicologa, hiperatividade causada por meu comportamento obcessivo de perfeição, e fata de confiança, deveria tentar me concentrar melhor no presente. O reumatologista, para ele eu estava com fibromialgia e outras coisas, causadas pelo estress, elevado, seria necessario procurar auternativas de relaxamento, e medicação. Fiz , hidroterapia, acupuntura, rpg , caminhada, cessão de relaxamento mental, com os psicologos, participei de programas para levantar minha auto-estima. Mais nada adiantava...tive outros sintomas, como gagueira, que foi trabalhado com a fonaldiologa. Labirintite, refluxo, que foram tratados por medicos da aréa, especialistas.
Depois tive problemas na visão, ai foi que tudo se entrelaçou, o oftalmologista , pedio um exame para descartar , adivinha o que?
Esclerose multipla....ai na resomância deu possitivo!!! E tudo levava a crer, neste diagnostico, quando se juntava tudo o que estava acontecendo com o meu corpo!!!
Pensa que acabou por ai!!?? Não! Tudo só estava recomeçando...
Mas paralelo a tudo isto, que vinha se passando, eu não parei de estudar, herá ponto de hora!!Para mim!! Fiquei de licença do trabalho , para tratamento, e ainda tive que enfrentar a doença da minha mãe que estava com o diagnostico de câncer. E meus filhos confusos e em plena adolecência. Eu estava completamente perdida!!!! Sem estrutura emocional, e sem controle cognitivo, esquecia as coisas , chorava muito,comecei a escrever e ler com muito mais dificuldades , já estava saindo da realidade, que me parecia um pesadelo!!
Mas, como uma boa dislexica, até então sem saber, não deixei de lutar contra o mundo. E quando estava fazendo minhas pesquisas para o trabalho do tcc, para conclusão do curso de graduação em pedagogia, sobre o tema que mais mim encomodava, os erros ortograficos em sala de aula e a visão do professor, quanto os problemas de aprendizagem. Por acaso, entrei no site da associação brasileira de dislexia, e quando estava lendo um depoimento de um dislexico adulto!!! O chão se abriu e o céu também...e as coisas foram tendo sentido, minha vida tava fazendo sentido. Eu estava diante , de uma explicação para a minha total "burrice"!!! Diante dos meus maiores medos, das minhas grandes vergunhas, das minhas piores dificuldades, e de tudo o que eu fazia questão de esconder, que erá a minha incompetência, diante do desafio de ler e escrever!!!
Mas o que eu julgava ter diante de me, toda solução para explicar todos as minhas angustias, sem fundamento , porquê , agora haveria uma razão. Senti meu esprírito leve, despreoculpado, pensei, agora não vou mais ter que mentir , tenho que revelar o meu maior segredo, e só atravez desta revelação serei liberta do medo, da vergunha, desta vida prisioneira da culpa de ser o que eu herá!!!
Bem , caros colegas, as coisas não foram, e não são tão faceis deste jeito que pensei...todos os profissionais de saúde que estavam , cuidando do meu equilibrio, duvidaram da minha verdade. Passaram a olhar , para me, como se eu estevesse, louca...e se perguntavam!!???
E questionavam, como eu tinha dislexia e tinha chegado onde cheguei sem ajuda!!??? Como eu saberia ler e escrever !!??? Porquê, e como poderia ter escondido isto!!!?? Bem , as respostas para estas perguntas, só eu e deus sabe o que tive que fazer,e tive que reunir forças,buscar conhecimento para meus argumentos e levanta uma quantia em dinheiro, para ir até são paulo, o unico lugar , onde teria profissionais seguramente competêntes para fazer o diagnostico, porquê todos os outros se mostravam completamente impossibilitados para assinar um laudo fechado de um diagnostico sobre dislexia.
E neste exato momento , luto contra todos os mesmos, sentimentos e há todos os mesmos pré-conceitos. E tenho que usar os mesmos meios para continuar sobrevivendo. Mas com uma diferênça fundamental,hoje já não tenho tanta vergonha de escrever errado, entendi que isto não mim tira o direito de ser respeitada e que sou competente e capaz .
Imagina ser ...professora alfabetizadora, pedagoga e atualmente estou fazendo pós- de psicopedagogia. Se tenho dificuldades...claro!! Se vejo discriminação nos olhos de muitos ...simmm!!! Fui aposentada pelo governo do distrito federal, por razões óbvias, que já não tenho forças para questionar.

Mas o que mais importa é que dessidi ir á luta, por mim e por nós!!

Quero que todo disléxico assuma sua condição, não somos doentes para procurar há cura...devemos ir a procura do entendimento do nosso ser pensante e atuante , diante desta sociedade letrada e preconceituosa.

Abjncrção!
Elizabete aguiar.
Perfil profissional:
Profª Elizabete M. Rodrigues R. da R. Aguiar.
Graduada em Pedagogia – UNB.
Especialização em Psicopedagogia Reeducativas Clínica e Institucional –UniEvangelica
Especialista e Neuropedagogia e Psicanálise – FTB.
Dir. Adm. Adjunta da Associação de Psicopedagogia – ABPp- Seção BRASÍLIA.
Profª da Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal – GDF.
Consultoria e Assessoria em Psicoeducação.