novembro 22, 2008

ASSOCIAÇÕES DE DISLEXIA COM ORIENTAÇÕES E INFORMAÇÕES DE PESQUISAS

Links
ASSOCIAÇÕES DE DISLEXIA COM ORIENTAÇÕES E INFORMAÇÕES DE PESQUISAS, AVALIAÇÕES, LIVROS E SEMINÁRIOS

Adult Dyslexia Organization - Reino Unido.

Associação Brasileira de Dislexia - ABD - fundada em 1983 em São Paulo Brasil. Avalia, orienta e realiza cursos e seminários.

Associação Paulista de Dislexia - associação em Botucatu São Paulo, que tem a finalidade de proporcionar às crianças da região um local para diagnóstico, condução dos casos e fornecer aos cuidadores, pais, professores e profissionais interessados, condições de lidar de melhor forma com as crianças disléxicas.

Associação Portuguesa de Dislexia - associação fundada no ano 2000, com fins culturais, educativos, científicos e sociais.

Bright Solutions For Dyslexia, LLC - U.S.A

Centro Interdisciplinário del Lenguaje y Aprendizaje - Buenos Aires Argentina.

Davis Dyslexia Association International - U.S.A

Dislexia el Don - site em espanhol com informações objetivas e interessantes.

Dyslexia Research Institute - U.S.A fundada em 1975 e pesquisa também sobre Déficit de Atenção.

European Dyslexia Association - organização internacional fundada em 1987, que reune associações de dislexia de países da Europa.

The British Dyslexia Association - Inglaterra.

The Dyslexia Research Trust - organizada pelo Professor John Stein da Universidade de Oxford, pesquisa a dislexia e questões relacionadas e dá suporte às pessoas nestas condições.

The International Dyslexia Association - U.S.A fundada em 1949, a mais antiga organização do país.



ASSOCIAÇÕES DE INTERESSE

American Speech-Language-Hearing-Association ASHA, respeitada associação americana com informações e orientações nas áreas de audiologia, linguagem e fala.

APAD - A Associação de Pais e Amigos de Portadores de Dislexia/TDAH, é uma associação sem fins lucrativos. Tem como objetivo reunir pais, jovens, professores, profissionais da área médica, docentes e acadêmicos; órgãos, instituições dos governos federal, estaduais, municipais e da iniciativa privada, nacionais e internacionais, objetivando formar uma comunidade visando incluir socialmente, em todos os níveis, portadores de Dislexia e TDAH.
Contatos e informações: associacaopaisdislexia@robertorosa.com.br

Associação Brasileira de Psicopedagogia - ABPp - A ABPp é uma entidade sem fins lucrativos, de caráter científico cultural, que congrega profissionais da área de psicopedagogia. Promove conferências, cursos, congressos e divulgação de trabalhos.

Associação Brasileira do Déficit de Atenção - informações e discussões à respeito do TDAHI.

CEFAC (Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica) - é uma Organização Não Governamental (ONG), sem fins lucrativos, desenvolvendo projetos de natureza social-filantrópica, e que tem por objetivo atingir metas sociais ligadas aos setores da saúde e educação.

Centro Integrado de Psiquiatria da Infância e Adolescência - CIPIA - oferece avaliação e tratamento médico, psicológico e fonoaudiológico para crianças e adolescentes de baixa renda, com programas direcionados ao tratamento de agitação e distração, dificuldades do aprendizado, problemas de comportamento, ansiedade e depressão.
Endereço: Rua Sebastião Lacerda, 70, Laranjeiras, Rio de Janeiro, Tel. (21)2285-6351.
Ver detalhes

Centro de Neuropsicologia Aplicada CNA - Rio de Janeiro, Brasil, oferece diagnóstico, tratamento, cursos e informações em neuropsicologia.

Conselho Federal de Fonoaudiologia

IDCP (Instituto de Desenvolvimento e Capacitação Profissional) - empresa especializada em formação continuada que promove eventos na área educacional.

LLDOnLine - site com informações e artigos sobre as dificuldades de aprendizagem

Learning Disabilities Association of America - USA, fundada em 1964, oferece artigos e informações sobre dificuldades de aprendizagem.

Learning Disbilities Association of Arkansas - USA, fundada em 1963, informações sobre dificuldade de aprendizagem.

Learning Disabilities Association of Canadá (LDCA) - Canadá, fundada em 1963. Informações sobre dificuldades de aprendizagem em geral e dislexia.

Learning Disabilities Association of Vancouver - Canadá, fundada em 1970, informações sobre dificuldades de aprendizagem.

National Center for Learning Disabilities (NCLD) - fundada há 25 anos nos USA.

SchabLearning.Org - guia dirigido a pais para ajudar crianças com dificuldades de aprendizagem.

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - fundada em 1988.

Sociedade Brasileira de Neuropsicologia - sociedade que tem por finalidade contribuir para o progresso das ciências cognitivas.

Sociedade de Psicanálise da Cidade do Rio de Janeiro - fundada em 1971, centro de estudos permanente que promove atendimento à comunidade, supervisões e discussões relativas à prática clínica psicanalítica, assim como simpósios, cursos e encontros científicos na área da psicanálise e em outras áreas afins.

Society of Neurocience - USA, fundada em 1970, organização de profissionais que estudam o desenvolvimento do cérebro (memória, aprendizagem, percepção, sensação, movimento,etc.) e o sistema nervoso.

The American Hyperlexia Association - organização americana dedicada ao estudo e à educação de crianças com hiperlexia.



SITES DE INTERESSE

Alfano & Vianna Psicologia - O objetivo deste site é divulgar o trabalho realizado com crianças através da neuropsicologia e da terapia cognitiva-comportamental.

Dra. Carla Gikovate - Esta página foi criada para disponibilizar artigos e materiais didáticos nas áreas de comportamento e autismo para pais e profissionais.

University of Southampton - Página com informações de estudantes da Universidade com dificuldades específicas de leitura (dislexia e dispraxia).

Um comentário:

Anônimo disse...

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Então, como diagnosticar a dislexia?

Diagnóstico

Os sintomas que podem indicar a dislexia, antes que seja feito um diagnóstico multidisciplinar, só indicam um distúrbio de aprendizagem, mas não confirmam a dislexia. Os mesmos sintomas podem indicar outras síndromes neurológicas ou comportamentais.
Identificado o problema de rendimento escolar ou sintomas isolados, que podem ser percebidos na escola ou mesmo em casa, deve-se procurar ajuda especializada.
Uma equipe multidisciplinar formada por: Psicóloga, Fonoaudióloga e Psicopedagoga Clínica deve iniciar uma minuciosa investigação. Essa mesma equipe deve ainda garantir uma maior abrangência do processo de avaliação, verificando a necessidade do parecer de outros profissionais, como Neurologista, Oftalmologista, Otorrinolaringologista e outros, conforme o caso.A equipe de profissionais deve verificar todas as possibilidades antes de confirmar ou descartar o diagnóstico de dislexia. É o que chamamos de AVALIAÇÃO DIFERENCIAL MULTIDISCIPLINAR.

PORQUÊ.... SOMOS DIS !??

PORQUÊ.... SOMOS DIS !??

COMO É A VIDA DE UMA PESSOA COM DIS...

PORQUÊ, SOMOS DIS !!!

Saiba , que entendo muito bem , quando vc fala (mal sabem eles o que tenho de fazer para chegar ate onde cheguei.... ´´e horrivel para mim. Agora vou ter que enfrentar um exame da ordem. Nao sei se mostro que sou dislexica ou nao para fazer a prova. Tenho que decidir, gostaria que vcs me orientasse o que devo fazer) vou te dar varias razões, para você não esconder que é dislexica, e outras tantas mais para você se cuidar e se respeitar em quanto há tempo. Seja quem você realmente é !!! Não seja preconceituosa com você mesma , como eu fui, por pura falta de conhecimento , coisa que você já tem.
e o mais importante ...tem a conciência dos seus direitos como cidadã. O meu conselho é: exerçar seus direitos e cumpra seus deveres, como ser pensante e atuante na nossa sociedade.

como vc sabe , também sou dislexica, mas só tive conciência do que estava acontecendo comigo, depois que ...já tinha meu emocional todo comprometido.
E mesmo assim , tive que passsar por mentirosa, pois já havia passado em um concurso publico, atuava como professora alfabetizadora e estava fazendo uma graduação em pedagogia. E te digo ...só eu e deus, sabia o que eu escondia !!!
Vivi toda minha vida com medo, e com vergunha , quando alguèm percebia meus erros ortograficos ,minha total incapacidade de escrever ao mesmo tempo que outra pessoa falava, não consiguia anotar as informações.
Com tudo isto, fui desfaçando para conseguir viver neste mundo letrado!!!
Até que minha mente e meu corpo , não suportou o estress!!! E tudo ficou encontrolavel, entrei em um processo de depressão, ansiedade e hiperatividade , altissimo.
Foi quando , fui em busca de ajuda medica. Sem saber o que eu escondia...os profissionais de saúde, se desdobraram em busca de explicações para o meu estado de saúde. Cada um chegou a um diagnostico conclusivo.
O psiquiatra, depressão e asiedade, que deveria ser trabalhada com terapia e medicação. A psicologa, hiperatividade causada por meu comportamento obcessivo de perfeição, e fata de confiança, deveria tentar me concentrar melhor no presente. O reumatologista, para ele eu estava com fibromialgia e outras coisas, causadas pelo estress, elevado, seria necessario procurar auternativas de relaxamento, e medicação. Fiz , hidroterapia, acupuntura, rpg , caminhada, cessão de relaxamento mental, com os psicologos, participei de programas para levantar minha auto-estima. Mais nada adiantava...tive outros sintomas, como gagueira, que foi trabalhado com a fonaldiologa. Labirintite, refluxo, que foram tratados por medicos da aréa, especialistas.
Depois tive problemas na visão, ai foi que tudo se entrelaçou, o oftalmologista , pedio um exame para descartar , adivinha o que?
Esclerose multipla....ai na resomância deu possitivo!!! E tudo levava a crer, neste diagnostico, quando se juntava tudo o que estava acontecendo com o meu corpo!!!
Pensa que acabou por ai!!?? Não! Tudo só estava recomeçando...
Mas paralelo a tudo isto, que vinha se passando, eu não parei de estudar, herá ponto de hora!!Para mim!! Fiquei de licença do trabalho , para tratamento, e ainda tive que enfrentar a doença da minha mãe que estava com o diagnostico de câncer. E meus filhos confusos e em plena adolecência. Eu estava completamente perdida!!!! Sem estrutura emocional, e sem controle cognitivo, esquecia as coisas , chorava muito,comecei a escrever e ler com muito mais dificuldades , já estava saindo da realidade, que me parecia um pesadelo!!
Mas, como uma boa dislexica, até então sem saber, não deixei de lutar contra o mundo. E quando estava fazendo minhas pesquisas para o trabalho do tcc, para conclusão do curso de graduação em pedagogia, sobre o tema que mais mim encomodava, os erros ortograficos em sala de aula e a visão do professor, quanto os problemas de aprendizagem. Por acaso, entrei no site da associação brasileira de dislexia, e quando estava lendo um depoimento de um dislexico adulto!!! O chão se abriu e o céu também...e as coisas foram tendo sentido, minha vida tava fazendo sentido. Eu estava diante , de uma explicação para a minha total "burrice"!!! Diante dos meus maiores medos, das minhas grandes vergunhas, das minhas piores dificuldades, e de tudo o que eu fazia questão de esconder, que erá a minha incompetência, diante do desafio de ler e escrever!!!
Mas o que eu julgava ter diante de me, toda solução para explicar todos as minhas angustias, sem fundamento , porquê , agora haveria uma razão. Senti meu esprírito leve, despreoculpado, pensei, agora não vou mais ter que mentir , tenho que revelar o meu maior segredo, e só atravez desta revelação serei liberta do medo, da vergunha, desta vida prisioneira da culpa de ser o que eu herá!!!
Bem , caros colegas, as coisas não foram, e não são tão faceis deste jeito que pensei...todos os profissionais de saúde que estavam , cuidando do meu equilibrio, duvidaram da minha verdade. Passaram a olhar , para me, como se eu estevesse, louca...e se perguntavam!!???
E questionavam, como eu tinha dislexia e tinha chegado onde cheguei sem ajuda!!??? Como eu saberia ler e escrever !!??? Porquê, e como poderia ter escondido isto!!!?? Bem , as respostas para estas perguntas, só eu e deus sabe o que tive que fazer,e tive que reunir forças,buscar conhecimento para meus argumentos e levanta uma quantia em dinheiro, para ir até são paulo, o unico lugar , onde teria profissionais seguramente competêntes para fazer o diagnostico, porquê todos os outros se mostravam completamente impossibilitados para assinar um laudo fechado de um diagnostico sobre dislexia.
E neste exato momento , luto contra todos os mesmos, sentimentos e há todos os mesmos pré-conceitos. E tenho que usar os mesmos meios para continuar sobrevivendo. Mas com uma diferênça fundamental,hoje já não tenho tanta vergonha de escrever errado, entendi que isto não mim tira o direito de ser respeitada e que sou competente e capaz .
Imagina ser ...professora alfabetizadora, pedagoga e atualmente estou fazendo pós- de psicopedagogia. Se tenho dificuldades...claro!! Se vejo discriminação nos olhos de muitos ...simmm!!! Fui aposentada pelo governo do distrito federal, por razões óbvias, que já não tenho forças para questionar.

Mas o que mais importa é que dessidi ir á luta, por mim e por nós!!

Quero que todo disléxico assuma sua condição, não somos doentes para procurar há cura...devemos ir a procura do entendimento do nosso ser pensante e atuante , diante desta sociedade letrada e preconceituosa.

Abjncrção!
Elizabete aguiar.
Perfil profissional:
Profª Elizabete M. Rodrigues R. da R. Aguiar.
Graduada em Pedagogia – UNB.
Especialização em Psicopedagogia Reeducativas Clínica e Institucional –UniEvangelica
Especialista e Neuropedagogia e Psicanálise – FTB.
Dir. Adm. Adjunta da Associação de Psicopedagogia – ABPp- Seção BRASÍLIA.
Profª da Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal – GDF.
Consultoria e Assessoria em Psicoeducação.