agosto 06, 2011

Palestras Estratégias em Sala de Aula

 

PALESTRA INFORMATIVA

Estratégias em Sala de Aula

Palestra dirigida a professores e profissionais da Rede de Ensino Público e Particular. O próximo encontro será realizado no dia 13 de Agosto de 2011 - Sábado às 10hs.

Palestrante: Silvana Chatagnier Perez, psicopedagoga

Av. Angélica, 2318 - 7º - Higienópolis - São Paulo - SP

Taxa de adesão R$ 25,00 (vinte e cinco reais) por pessoa.

Depositar no Banco Bradesco - Ag. 0614-9 - Cta. 20550-8 nominal à Associação Brasileira de Dislexia.

Preencha a ficha abaixo!

Para confirmar sua inscrição e garantir sua vaga envie o comprovante do depósito identificado, por fax ou email.

Confirme sua presença até dia 11 de agosto de 2011.

Para mais informações contate-nos!

Tels/Fax (0**11) 3258-7568 / 3237-0809 / 3231-3296

comunica@dislexia.org.br - www.dislexia.org.br

FONTE DE PESQUISA: http://www.dislexia.org.br/

Estratégias de Motivação e Intervenção na Leitura e Escrita




Estratégias de Motivação e Intervenção na Leitura e Escrita





3 de novembro 2011


quinta-feira

Curso dirigido a Professores, Psicopedagogos, Fonoaudiólogos, Psicólogos



Esta oficina surge pela importância da temática e da grande necessidade da apresentação de materiais didáticos úteis e adequados ao ensino da leitura e escrita no cotidiano escolar. Ao interagir como material didático será potencializada uma nova forma de compreensão da criança e dos seus erros na leitura e na escrita.

Programa

8h00

Credenciamento

8h30 às 10h30

Estatégias de Motivação e intervenção na Leitura e Escrita 1

Com Dr. Rafael Silva Pereira (Portugal)

Doutorado pela Universidade de Extremadura da Espanha em Neuropscicologia da Dislexia. É Professor do Mestrado em Ensino Especial na cadeira de Dificuldades Específicas de Aprendizagem na Escola Superior de Educação Almeida Garret, da Universidade Lusófona - Portugal. Autor dos livros: "Programa de Intervenção e Reeducação em, Dislexia e Disortografia" e "Programa de Neurociência - Intervenção em Leitura e Escrita".


Intervalo

11h00 às 13h00 Estatégias de Motivação e intervenção na Leitura e Escrita 2

Almoço

14h00 às 16h00 Estatégias de Motivação e intervenção na Leitura e Escrita 3

Intervalo

16h30 às 18h00 AEstatégias de Motivação e intervenção na Leitura e Escrita 4

Ficha de Inscrição
Tendo em vista o número limitado de vagas, solicita-se o envio da Ficha de Inscrição

com o comprovante de pagamento para confirmação da inscrição.

INSCRIÇÕES ATÉ 1 DE NOVEMBRO 2011
À vista com depósito bancário em nome da ABD, conforme instruções abaixo

Não Associado Associado

R$ 350,00 R$ 325,00
Instruções para efetivação das inscrições

A - Pagamento com cheque:
Devem ser cruzados e nominais à ABD - Associação Brasileira de Dislexia com a data a ser depositado. Enviar via correio a Ficha de inscrição preenchida com o cheque.

B - Pagamento com depósito bancário (somente para pagamento à vista):

Nominal: ABD - Associação Brasileira de Dislexia - CNPJ - 53.588.851/0001-63

Banco: Bradesco - Banco 237 - Agência 0614-9 - Higienópolis - Conta Corrente nº 20550-8

Destacar na ficha do depósito, no nome do depositante, o mesmo nome constante da Ficha de Inscrição. Enviar via FAX a Ficha de inscrição preenchida com comprovante de depósito bancário para a ABD.

Fax para envio da Ficha de Inscrição e comprovante de depósito:

Tel/Fax - (0**11) 3258 7568 - (0**11) 3231 3296 - (0**11) 3237 0809

C - Pagamento na sede da ABD até terminarem as vagas.

O pagamento poderá ser feito juntamente com a entrega da Ficha de inscrição.

D - Cancelamentos

Pela ABD:

Por falta de quórum será devolvido 100% do valor pago. Avisaremos do cancelamento com 48 horas de antecedência da data prevista para início do curso. O reembolso será creditado em até cinco dias úteis.

Pelo PARTICIPANTE:

Será devolvido 80% do valor pago. O cancelamento deverá ser solicitado por e-mail (admin@dislexia.org.br), com até 24 horas de antecedência do início do curso. O reembolso será creditado em até 10 dias úteis (no caso de resgate de cheque). Depois deste prazo (24 horas de antecedência do início do curso), não haverá devolução do valor pago. Também não haverá devolução do valor pago se o (a) participante desistir do curso, após o inicio do curso.


FONTE DE PESQUISA: http://www.dislexia.org.br/

Curso Processamento Visual Aspectos Teóricos e Práticos



Curso Processamento Visual Aspectos Teóricos e Práticos



 22 de outubro 2011

Curso dirigido a Fonoaudiólogos, Psicólogos, Psicopedagogos e professores
O objetivo do curso é apresentar conteúdo teórico-prático que pode subsidiar a avaliação e a intervenção com o processamento visual em escolares com transtornos de aprendizagem e atenção.

Programa

8h00

Credenciamento

9h00

às 10h30

Processamento Visual - Aspectos Teóricos
com Simone Capellini
Professora Livre-Docente em Linguagem Escrita do Departamento de Fonoaudiologia e Programa de Pós Graduação em Educação em Educação da FFC/UNESP-Marília-SP.

Intervalo
11h00 às 12h30 Processamento Visual - Aspectos Teóricos e Práticos

Almoço
14h00 às 15h30 Avaliação Perceptoviso-motoro

Intervalo
16h00 às 17h30 Avaliação Perceptoviso-motora

Ficha de Inscrição
Tendo em vista o número limitado de vagas, solicita-se o envio da Ficha de Inscrição
com o comprovante de pagamento para confirmação da inscrição.

INSCRIÇÕES ATÉ 20 DE OUTUBRO 2011

À vista com depósito bancário em nome da ABD, conforme instruções abaixo

Não Associado Associado

R$ 330,00 R$ 300,00
Instruções para efetivação das inscrições

A - Pagamento com cheque:
ser cruzados e nominais à ABD - Associação Brasileira de Dislexia com a data a ser depositado. Enviar via correio a Ficha de inscrição preenchida com o cheque.

B - Pagamento com depósito bancário (somente para pagamento à vista):

Nominal: ABD - Associação Brasileira de Dislexia - CNPJ - 53.588.851/0001-63

Banco: Bradesco - Banco 237 - Agência 0614-9 - Higienópolis - Conta Corrente nº 20550-8

Destacar na ficha do depósito, no nome do depositante, o mesmo nome constante da Ficha de Inscrição. Enviar via FAX a Ficha de inscrição preenchida com comprovante de depósito bancário para a ABD.

Fax para envio da Ficha de Inscrição e comprovante de depósito:

Tel/Fax - (0**11) 3258 7568 - (0**11) 3231 3296 - (0**11) 3237 0809

C - Pagamento na sede da ABD até terminarem as vagas.

O pagamento poderá ser feito juntamente com a entrega da Ficha de inscrição.

D - Cancelamentos

Pela ABD:

Por falta de quórum será devolvido 100% do valor pago. Avisaremos do cancelamento com 48 horas de antecedência da data prevista para início do curso. O reembolso será creditado em até cinco dias úteis.

Pelo PARTICIPANTE:

Será devolvido 80% do valor pago. O cancelamento deverá ser solicitado por e-mail (admin@dislexia.org.br), com até 24 horas de antecedência do início do curso. O reembolso será creditado em até 10 dias úteis (no caso de resgate de cheque). Depois deste prazo (24 horas de antecedência do início do curso), não haverá devolução do valor pago. Também não haverá devolução do valor pago se o (a) participante desistir do curso, após o inicio do curso.

 
FONTE DE PESQUISA: http://www.dislexia.org.br/

Curso sobre Discalculia do Desenvolvimento


Curso sobre Discalculia do Desenvolvimento



10 de setembro 2011


Sábado

Curso dirigido Educadores, Psicopedagogos, Psicólogos, Fonoaudiólogo, Neuropsicólogos e Médicos
O objetivo do curso é apresentar informações atualizadas quanto ao desenvolvimento das habilidades matemáticas, modelos teóricos de representação numérica, bem como epidemiologia, etiologia, aspectos neurobiológicos, diagnóstico e tratamento da Discalculia do Desenvolvimento

PROGRAMA

8h00
Credenciamento
8h30 as 12h45
com intervalo Curso sobre Discalculia do Desenvolvimento

com Dra. Flávia Heloísa Dos Santos Bolsista de Produtividade em Pesquisa, CNPq da Universiade Estadual Paulista, UNESP/Assis
Currículo: Pós-Doutorado em Psicologia na Universidad de Murcia, Espanha (2010). Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2002) com período sanduíche na University of Durham, Inglaterra. Especialização em Psicologia da Infância pela UNIFESP (1998). Graduação, Bacharelado e Licenciatura em Psicologia pela Faculdade Paulistana de Ciências e Letras (1994). Professora assistente doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Assis, com disciplinas na graduação e na pós-graduação. Fundadora e Coordenadora do Laboratório de Neuropsicologia da UNESP/Assis desde 2004. Pesquisadora dos Departamentos de Pediatria, Fonoaudiologia e de Psicobiologia da UNIFESP. Linhas de investigação: i) desenvolvimento e adaptação de testes neuropsicológicos (BCPR, Zareki-R, VRAP, AWMA e HUMANS), ii) neuropsicologia transcultural (comparações entre crianças rurais e urbanas ou de diferentes nacionalidades), iii) interação entre sistemas de memória (memórias episódica, operacional, emocional), iv) habilidades matemáticas e discalculia do desenvolvimento, v) transtornos neurocognitivos associados ao HIV.



Ficha de Inscrição
Tendo em vista o número limitado de vagas, solicita-se o envio da Ficha de Inscrição

com o comprovante de pagamento para confirmação da inscrição.
INSCRIÇÕES ATÉ 8 DE SETEMBRO 2011
À vista com depósito bancário em nome da ABD, conforme instruções abaixo

Não Associado Associado

R$ 300,00 R$ 270,00
Instruções para efetivação das inscrições
A - Pagamento com cheque:
Devem ser cruzados e nominais à ABD - Associação Brasileira de Dislexia com a data a ser depositado. Enviar via correio a Ficha de inscrição preenchida com o cheque.
B - Pagamento com depósito bancário (somente para pagamento à vista):
Nominal: ABD - Associação Brasileira de Dislexia - CNPJ - 53.588.851/0001-63
Banco: Bradesco - Banco 237 - Agência 0614-9 - Higienópolis - Conta Corrente nº 20550-8
Destacar na ficha do depósito, no nome do depositante, o mesmo nome constante da Ficha de Inscrição. Enviar via FAX a Ficha de inscrição preenchida com comprovante de depósito bancário para a ABD.

Fax para envio da Ficha de Inscrição e comprovante de depósito:

Tel/Fax - (0**11) 3258 7568 - (0**11) 3231 3296 - (0**11) 3237 0809
C - Pagamento na sede da ABD até terminarem as vagas.
O pagamento poderá ser feito juntamente com a entrega da Ficha de inscrição.
D - Cancelamentos
Pela ABD:
Por falta de quórum será devolvido 100% do valor pago. Avisaremos do cancelamento com 48 horas de antecedência da data prevista para início do curso. O reembolso será creditado em até cinco dias úteis.
Pelo PARTICIPANTE:
Será devolvido 80% do valor pago. O cancelamento deverá ser solicitado por e-mail (admin@dislexia.org.br), com até 24 horas de antecedência do início do curso. O reembolso será creditado em até 10 dias úteis (no caso de resgate de cheque). Depois deste prazo (24 horas de antecedência do início do curso), não haverá devolução do valor pago. Também não haverá devolução do valor pago se o (a) participante desistir do curso, após o inicio do curso.

 
FONTE DE PESQUISA: http://www.dislexia.org.br/

agosto 04, 2011

Logo novo Hoje em Dia



publicado em 02/08/2011 às 15:19 :: atualizado em 02/08/2011 às 15:21


Entenda melhor o que é o transtorno de dislexia

O distúrbio atinge 17% da população mundial



Do R7

Entenda melhor o que é o transtorno de dislexia. O transtorno, que muitas vezes pode ser confundido com preguiça, falta de interesse e déficit de atenção não afeta a inteligência.



O distúrbio, que atinge 17% da população mundial, faz com que a pessoa tenha dificuldade de relacionar letra e som e trocar ou omitir palavras. A dislexia afeta a escrita e leitura da criança e pode ser identificada na sala de aula.
 
 

 
 
 
FONTE DE PESQUISA: http://entretenimento.r7.com/hoje-em-dia/noticias/entenda-melhor-o-que-e-o-transtorno-de-dislexia-20110802.html

Entenda melhor o que é o transtorno de dislexia

http://www.youtube.com/watch?v=2brvssjOfcA

Então, como diagnosticar a dislexia?

Diagnóstico

Os sintomas que podem indicar a dislexia, antes que seja feito um diagnóstico multidisciplinar, só indicam um distúrbio de aprendizagem, mas não confirmam a dislexia. Os mesmos sintomas podem indicar outras síndromes neurológicas ou comportamentais.
Identificado o problema de rendimento escolar ou sintomas isolados, que podem ser percebidos na escola ou mesmo em casa, deve-se procurar ajuda especializada.
Uma equipe multidisciplinar formada por: Psicóloga, Fonoaudióloga e Psicopedagoga Clínica deve iniciar uma minuciosa investigação. Essa mesma equipe deve ainda garantir uma maior abrangência do processo de avaliação, verificando a necessidade do parecer de outros profissionais, como Neurologista, Oftalmologista, Otorrinolaringologista e outros, conforme o caso.A equipe de profissionais deve verificar todas as possibilidades antes de confirmar ou descartar o diagnóstico de dislexia. É o que chamamos de AVALIAÇÃO DIFERENCIAL MULTIDISCIPLINAR.

PORQUÊ.... SOMOS DIS !??

PORQUÊ.... SOMOS DIS !??

COMO É A VIDA DE UMA PESSOA COM DIS...

PORQUÊ, SOMOS DIS !!!

Saiba , que entendo muito bem , quando vc fala (mal sabem eles o que tenho de fazer para chegar ate onde cheguei.... ´´e horrivel para mim. Agora vou ter que enfrentar um exame da ordem. Nao sei se mostro que sou dislexica ou nao para fazer a prova. Tenho que decidir, gostaria que vcs me orientasse o que devo fazer) vou te dar varias razões, para você não esconder que é dislexica, e outras tantas mais para você se cuidar e se respeitar em quanto há tempo. Seja quem você realmente é !!! Não seja preconceituosa com você mesma , como eu fui, por pura falta de conhecimento , coisa que você já tem.
e o mais importante ...tem a conciência dos seus direitos como cidadã. O meu conselho é: exerçar seus direitos e cumpra seus deveres, como ser pensante e atuante na nossa sociedade.

como vc sabe , também sou dislexica, mas só tive conciência do que estava acontecendo comigo, depois que ...já tinha meu emocional todo comprometido.
E mesmo assim , tive que passsar por mentirosa, pois já havia passado em um concurso publico, atuava como professora alfabetizadora e estava fazendo uma graduação em pedagogia. E te digo ...só eu e deus, sabia o que eu escondia !!!
Vivi toda minha vida com medo, e com vergunha , quando alguèm percebia meus erros ortograficos ,minha total incapacidade de escrever ao mesmo tempo que outra pessoa falava, não consiguia anotar as informações.
Com tudo isto, fui desfaçando para conseguir viver neste mundo letrado!!!
Até que minha mente e meu corpo , não suportou o estress!!! E tudo ficou encontrolavel, entrei em um processo de depressão, ansiedade e hiperatividade , altissimo.
Foi quando , fui em busca de ajuda medica. Sem saber o que eu escondia...os profissionais de saúde, se desdobraram em busca de explicações para o meu estado de saúde. Cada um chegou a um diagnostico conclusivo.
O psiquiatra, depressão e asiedade, que deveria ser trabalhada com terapia e medicação. A psicologa, hiperatividade causada por meu comportamento obcessivo de perfeição, e fata de confiança, deveria tentar me concentrar melhor no presente. O reumatologista, para ele eu estava com fibromialgia e outras coisas, causadas pelo estress, elevado, seria necessario procurar auternativas de relaxamento, e medicação. Fiz , hidroterapia, acupuntura, rpg , caminhada, cessão de relaxamento mental, com os psicologos, participei de programas para levantar minha auto-estima. Mais nada adiantava...tive outros sintomas, como gagueira, que foi trabalhado com a fonaldiologa. Labirintite, refluxo, que foram tratados por medicos da aréa, especialistas.
Depois tive problemas na visão, ai foi que tudo se entrelaçou, o oftalmologista , pedio um exame para descartar , adivinha o que?
Esclerose multipla....ai na resomância deu possitivo!!! E tudo levava a crer, neste diagnostico, quando se juntava tudo o que estava acontecendo com o meu corpo!!!
Pensa que acabou por ai!!?? Não! Tudo só estava recomeçando...
Mas paralelo a tudo isto, que vinha se passando, eu não parei de estudar, herá ponto de hora!!Para mim!! Fiquei de licença do trabalho , para tratamento, e ainda tive que enfrentar a doença da minha mãe que estava com o diagnostico de câncer. E meus filhos confusos e em plena adolecência. Eu estava completamente perdida!!!! Sem estrutura emocional, e sem controle cognitivo, esquecia as coisas , chorava muito,comecei a escrever e ler com muito mais dificuldades , já estava saindo da realidade, que me parecia um pesadelo!!
Mas, como uma boa dislexica, até então sem saber, não deixei de lutar contra o mundo. E quando estava fazendo minhas pesquisas para o trabalho do tcc, para conclusão do curso de graduação em pedagogia, sobre o tema que mais mim encomodava, os erros ortograficos em sala de aula e a visão do professor, quanto os problemas de aprendizagem. Por acaso, entrei no site da associação brasileira de dislexia, e quando estava lendo um depoimento de um dislexico adulto!!! O chão se abriu e o céu também...e as coisas foram tendo sentido, minha vida tava fazendo sentido. Eu estava diante , de uma explicação para a minha total "burrice"!!! Diante dos meus maiores medos, das minhas grandes vergunhas, das minhas piores dificuldades, e de tudo o que eu fazia questão de esconder, que erá a minha incompetência, diante do desafio de ler e escrever!!!
Mas o que eu julgava ter diante de me, toda solução para explicar todos as minhas angustias, sem fundamento , porquê , agora haveria uma razão. Senti meu esprírito leve, despreoculpado, pensei, agora não vou mais ter que mentir , tenho que revelar o meu maior segredo, e só atravez desta revelação serei liberta do medo, da vergunha, desta vida prisioneira da culpa de ser o que eu herá!!!
Bem , caros colegas, as coisas não foram, e não são tão faceis deste jeito que pensei...todos os profissionais de saúde que estavam , cuidando do meu equilibrio, duvidaram da minha verdade. Passaram a olhar , para me, como se eu estevesse, louca...e se perguntavam!!???
E questionavam, como eu tinha dislexia e tinha chegado onde cheguei sem ajuda!!??? Como eu saberia ler e escrever !!??? Porquê, e como poderia ter escondido isto!!!?? Bem , as respostas para estas perguntas, só eu e deus sabe o que tive que fazer,e tive que reunir forças,buscar conhecimento para meus argumentos e levanta uma quantia em dinheiro, para ir até são paulo, o unico lugar , onde teria profissionais seguramente competêntes para fazer o diagnostico, porquê todos os outros se mostravam completamente impossibilitados para assinar um laudo fechado de um diagnostico sobre dislexia.
E neste exato momento , luto contra todos os mesmos, sentimentos e há todos os mesmos pré-conceitos. E tenho que usar os mesmos meios para continuar sobrevivendo. Mas com uma diferênça fundamental,hoje já não tenho tanta vergonha de escrever errado, entendi que isto não mim tira o direito de ser respeitada e que sou competente e capaz .
Imagina ser ...professora alfabetizadora, pedagoga e atualmente estou fazendo pós- de psicopedagogia. Se tenho dificuldades...claro!! Se vejo discriminação nos olhos de muitos ...simmm!!! Fui aposentada pelo governo do distrito federal, por razões óbvias, que já não tenho forças para questionar.

Mas o que mais importa é que dessidi ir á luta, por mim e por nós!!

Quero que todo disléxico assuma sua condição, não somos doentes para procurar há cura...devemos ir a procura do entendimento do nosso ser pensante e atuante , diante desta sociedade letrada e preconceituosa.

Abjncrção!
Elizabete aguiar.
Perfil profissional:
Profª Elizabete M. Rodrigues R. da R. Aguiar.
Graduada em Pedagogia – UNB.
Especialização em Psicopedagogia Reeducativas Clínica e Institucional –UniEvangelica
Especialista e Neuropedagogia e Psicanálise – FTB.
Dir. Adm. Adjunta da Associação de Psicopedagogia – ABPp- Seção BRASÍLIA.
Profª da Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal – GDF.
Consultoria e Assessoria em Psicoeducação.