PARA TODOS QUE FAZEM PARTE DESTA GRANDE FAMÍLIA NA INTENET:
UM FELIZ NATAL ..CHEIO DE GRANDES ALEGRIAS E REALIZAÇÕES
LEMBRE-SE, NADA É IMPOSSIVEL PARA AQUELE QUE CRER!!!!
ABRAÇÕES E BEIJOS NO CORAÇÃO DE TODOS.
OBRIGADO PELA VISITA!!!!
(extraídas do Ofício nº 525 / MEC / SEESP / GAB - Brasília, 18 de agosto de 2003)
“De acordo com as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, a ação da Educação Especial tem como abrangência não apenas as dificuldades de aprendizagem relacionadas a condições , disfunções limitações e deficiências, mas também aquelas não vinculadas a uma causa orgânica específica, considerando que, por dificuldades cognitivas, psicomotoras e de comportamento, alunos são freqüentemente negligenciados ou mesmo excluídos de apoios escolares.
O quadro das dificuldades se aprendizagem “absorve uma diversidade de necessidades educacionais, destacadamente aquelas associadas a: dificuldades específicas de aprendizagem, como a dislexia e disfunções correlatas, problemas de atenção, perceptivos, emocionas...”
Podemos destacar ainda em relação às Diretrizes Nacionais da Educação Especial na Educação Básica em que diz: no art. 8º: as escolas regulares devem prever e prover na organização de suas classes comuns, serviços de apoio pedagógico especializado em sala de recursos para atender às necessidades educacionais especiais dos alunos, utilizando procedimentos, equipamentos e materiais específicos.
Além disso, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/96) no seu art.59, inciso I, enfatiza que: “os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais: currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades.”
Em se tratando de alunos disléxicos, a escola em sua proposta pedagógica, deve prever avaliação individualizada de mecanismos diferenciados que facilitem esse processo, assim como permitir que o professor trabalhe com o aluno de forma diferenciada, observando suas necessidades e identificando adaptações que favoreçam o seu aprendizado.”
FONTE DE PESQUISA:
http://www.apad-dislexia.org.br/palavramec.shtml
ATENDIMENTOS SOCIAIS; Diagnóstico e Tratamento
Os sintomas que podem indicar a dislexia, antes que seja feito um diagnóstico multidisciplinar, só indicam um distúrbio de aprendizagem, mas não confirmam a dislexia. Os mesmos sintomas podem indicar outras síndromes neurológicas ou comportamentais.
Então, como diagnosticar a dislexia?
Identificado o problema de rendimento escolar ou sintomas isolados, que podem ser percebidos na escola ou mesmo em casa, deve-se procurar ajuda especializada.
Uma equipe multidisciplinar formada por: Psicóloga, Fonoaudióloga e Psicopedagoga Clínica deve iniciar uma minuciosa investigação. Essa mesma equipe deve ainda garantir uma maior abrangência do processo de avaliação, verificando a necessidade do parecer de outros profissionais, como Neurologista, Oftalmologista, Otorrinolaringologista e outros, conforme o caso.
A equipe de profissionais deve verificar todas as possibilidades antes de confirmar ou descartar o diagnóstico de dislexia. É o que chamamos de AVALIAÇÃO DIFERENCIAL MULTIDISCIPLINAR.
Outros fatores deverão ser descartados, como déficit intelectual, disfunções ou deficiências auditivas e visuais, lesões cerebrais (congênitas e adquiridas), desordens afetivas anteriores ao processo de fracasso escolar (com constantes fracassos escolares o disléxico irá apresentar prejuízos emocionais, mas estes são conseqüências, não causa da dislexia).
Neste processo ainda é muito importante:
• Tomar o parecer da escola e dos pais;
• Levantar o histórico familiar e de evolução do paciente.
Essa avaliação não só identifica as causas das dificuldades apresentadas, assim como permite um encaminhamento adequado a cada caso, por meio de um relatório por escrito.
Sendo diagnosticada a dislexia, o encaminhamento orienta o acompanhamento consoante às particularidades de cada caso, o que permite que este seja mais eficaz e mais proveitoso, pois o profissional que assumir o caso não perderá tempo na identificação do problema, bem como terá ainda acesso a pareceres importantes.
Conhecendo as causas das dificuldades, o potencial cognitivo e as características individuais, o profissional pode utilizar a linha terapêutica clínica que achar mais conveniente.
Os resultados irão aparecer de forma consistente e progressiva. Ao contrário do que muitos pensam o disléxico sempre contorna suas dificuldades, encontrando seu caminho. Ele responde bem a situações que possam ser associadas a vivências concretas e aos múltiplos sentidos. O disléxico também tem sua própria lógica, sendo muito importante o bom entrosamento entre profissional e paciente.
Outro passo importante a ser dado é definir um programa em etapas e somente passar para a seguinte após confirmar que a anterior foi devidamente absorvida, sempre retomando as etapas anteriores. É o que chamamos de sistema MULTISSENSORIAL e CUMULATIVO.
Também é de extrema importância haver uma boa troca de informações, experiências e harmonia nos procedimentos executados, entre profissional, escola e família.
ATENDIMENTOS SOCIAIS
Diagnóstico e Tratamento
AND -
Associação Nacional de Dislexia - é formada por uma equipe que congrega fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos, pedagogos, médicos e profissionais de áreas afins. Seus profissionais atendem em todo o grande Rio.
Para maiores informações entre em contato através do seguinte endereço:
Rua José Macedo Soares, 12/201, Gávea, Rio de Janeiro - RJ - CEP: 22470-100
Tel.: (21) 2529-2461
ABD –
Associação Brasileira de Dislexia - formada por uma equipe de fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos, neurologistas e profissionais de áreas afins também presta o mesmo atendimento, através do CAE - Centro de Avaliação e Encaminhamento.
Para maiores informações entre em contato através do seguinte endereço:
Av. Angélica, 2318 – 7o. andar – Higienópolis – São Paulo – SP – CEP:
01228-200
Tel.: (11) 3258-7568 / 3231-3296 / 3237-0809
IBRM –
Associação Beneficente do Instituto Brasileiro de Reeducação Motora.
Setor de fonoaudiologia.
Rua Ernesto de Souza, n. 143 Andaraí Rio de Janeiro
Cep: 20510-360
Telefone: (21)2268-7814
E-mail: ibrm@veloxmail.com.br
Endereço do Site: www.radnet.com.br/ibrm
http://www.ajudabrasil.org/
Ambulatório São Luiz Gonzaga – Setor de fonoaudiologiaRua São Clemente,216 Botafogo Rio de Janeiro
Telefone ; 2527-3766
Hospital Municipal Jesus - PediatriaRua 8 de dezembro, 717 Vila Isabel Rio de Janeiro
Tel:2569-4088
Hospital da LagoaRua Jardim Botânico, 501 Jardim Botânico Rio de Janeiro
Cep: 22470050
Tel: 2294-5582 / 3111-5104
Igreja Leblon – Policlínica Santa Mônica
Rua Ataulfo de Paiva s/nº. Esquina com a Rua José Linhares.
ABBR - Associação Brasileira Beneficente de ReabilitaçãoRua Jardim Botânico, 660 Jardim Botânico Rio de Janeiro
CEP 22461-000
Tel.: +(21) 2294-6642 / 2294-9893 / 2294-8946 FAX: +(21) 2274-6942
Hospital Fernandes FigueiraAvenida Rui Barbosa, 716 Flamengo Rio de Janeiro.
Tel: 2554-1738.
Hospital Deolindo Couto - UFRJ Campus da Praia Vermelha
Instituto de Neurologia Deolindo Couto – Setor de fonoaudiologia
Av. Venceslau Brás, 71 Botafogo RIO DE JANEIRO
Tel: 2295-6282 (mesa) e 2295-8795
Fax: 2295-9794
http://www.indc.ufrj.br/
Santa Casa de Misericórdia do RJ - Hospital São ZacariasAv. Carlos Peixoto, 124 Botafogo Rio De Janeiro,
Tel: 2295-4848
Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro- Hospital GeralRua Santa Luiza, 206 Castelo Rio de Janeiro
Tel: 2297-6611
Santa Casa de Misericórdia do RJ- Hospital N S das DoresAv. Ernani Cardoso, 21 Cascadura Rio de Janeiro
Tel: 2269-7998
Associação Pestalozzi de NiteróiEstrada Caetano Monteiro, 857 Pendotiba Niterói / RJ
24320-570
Tel: 21 2616-3311
www.pestalozzi.org.br
Instituto Oscar ClarkRua General Canabarro, 345 Maracanã Rio de Janeiro
Tel: 2569-1419
Universidade Estácio de Sá – Clínica Henry DunantRua Paula Franssineti, 67 Rio Comprido Rio de Janeiro
Tel:2503 -7113 / 2503 -7114
Instituto da Família – INFARua Alzira Brandão, 459 Tijuca Rio de Janeiro
Tel: 2567 – 9899
Rua Goiás, 132 Engenho de Dentro Rio de Janeiro
Itanhangá - tel: 3154 – 2003
Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ) -Setor de FonoaudiologiaBoulevard 28 de Setembro, 77 Vila Isabel Rio de janeiro
Tel: 2587-6838
Universidade Santa Úrsula
Rua Fernando Ferrari, 75 Prédio I - sala 412 Botafogo
Cep 22231-040 Rio de Janeiro
Tel.: 2554-2500
FONTE DE PESQUISA:
http://www.apad-dislexia.org.br/diagnostico.shtml
Telefone: (61) 3964 - 2994
Consultório: Ed. Plaza Center - SALA 401.
QNA 29 Lote 08 – Taguatinga Norte /DF
Simaia Sampaio (Psicopedagoga)
Marcação de consulta: 71-9971-2497 (Vivo) / 71-9210-4845 (Tim) / 71-3374-5916 Cidade: Salvador/Bahia