outubro 08, 2012

Semana da Dislexia alerta para transtornos de aprendizagem que afetam mais de 7 milhões de brasileiros .

Semana da Dislexia alerta para transtornos de aprendizagem que afetam mais de 7 milhões de brasileiros 
Com o slogan EU POSSO! Semana da Dislexia ocorre de 8 a 14 de outubro com atividades e iniciativas em todo o país
    
 
 
 


A dislexia, transtorno de aprendizagem que afeta a leitura e a escrita, será tema de diversas atividades em todo o Brasil, entre os dias 8 a 14 de outubro. A Semana da Dislexia é uma iniciativa do Instituto ABCD, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), que oferece apoio técnico a grupos e instituições que atuam na prestação de serviços a familiares, educadores, profissionais da saúde e às pessoas com distúrbios de aprendizagem.  O evento foi inspirado na Dyslexia Awareness Week, que ocorre no mesmo período na Inglaterra, envolvendo toda a sociedade em torno de um assunto que atinge em torno de 6% da população. No Brasil, são cerca de 7 milhões de pessoas com transtornos de aprendizagem.
A campanha da Semana da Dislexia tem como slogan EU POSSO!, um grito contra o preconceito que disléxicos sofrem na sociedade. Apesar de todos os obstáculos enfrentados nas escolas, diariamente, as crianças e jovens com dislexia e outros transtornos de aprendizagem são capazes de escrever histórias de sucesso, a exemplo de muitos profissionais bem sucedidos que assumiram ter algum tipo de transtorno, como
Albert Einstein, Steve Jobs, Steven Spielberg, Magic Johnson, Will Smith, Jamie Oliver, Cher, Walt Dysney, entre outros.
“Em nosso País, não existe lei ou política educacional que oriente os pais e profissionais da educação e da saúde sobre como lidar com crianças com transtornos de aprendizagem. A campanha EU POSSO! vem para conscientizar a sociedade e o governo de que é possível viver e conviver com o transtorno desde que identificado e tratado com acompanhamento na escola, nos centros médicos e, principalmente, em casa”, afirma Mônica Weinstein, diretora presidente do Instituto ABCD.
As ações para a Semana da Dislexia envolvem desde palestras e oficinas até a premiação ITAbits, iniciativa de alunos do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica em parceria com o Instituto ABCD, que desenvolveu aplicativos para tablets e smartphones para estimular a leitura e escrita de crianças e jovens com transtornos de aprendizagem. Foram desenvolvidos três aplicativos – disponíveis para download gratuito na Android Market, a loja de aplicativos do sistema operacional do Google.  O aplicativo escolhido será anunciado em 10 de outubro.
As pessoas interessadas pelo tema, poderão conferir todos os detalhes nas mídias sociais do iABCD (www.facebook.com/institutoabcdwww.institutoabcd.org.brwww.todosaprendem.com.br) e no hot sitewww.todosaprendem.com.br desenvolvido especialmente para o evento.
O que é transtorno de aprendizagem
Os transtornos de aprendizagem englobam não só a dislexia, que é a dificuldade com a leitura e a escrita, mas também a discalculia – dificuldade com números –, a disgrafia – dificuldade na escrita, relacionada à coordenação motora. Estima-se que 6% da população brasileira tenha algum distúrbio de aprendizagem, ou cerca de 7 milhões de pessoas no País.
As pessoas com algum tipo de transtorno de aprendizagem têm falta de habilidade para se expressar, compreender e organizar a leitura, a escrita, a ortografia, a aritmética, a geometria e outros conteúdos ensinados na escola. Essas ausências podem atrapalhar muito o desempenho na escola e, consequentemente, os relacionamentos sociais.
Pessoas muito inteligentes e talentosas podem ter dificuldades para aprender na escola. É necessário que conheçamos seus pontos fortes e fracos para enfrentar e vencer as barreiras impostas pelos transtornos de aprendizagem, que reflete um perfil individual do desenvolvimento neurológico, tem origem biológica, influência genética e é permanente.
Sobre o Instituto ABCD
Com o intuito de ajudar crianças e adolescentes com transtorno de aprendizagem foi criado em 2009 o Instituto ABCD.  A atuação do Instituto ABCD envolve a orientação dos pais, professores e profissionais da área da saúde, por meio de parcerias com universidades e governos.
Com as universidades, são formado os Centros de Referência que atuam no diagnóstico e no tratamento dessas pessoas. O iABCD também desenvolve projetos como o “Todos Aprendem”, em parcerias com governos municipais, para realizar cursos de formação de professores e profissionais da saúde. No caso dos professores, o objetivo é orientá-los para que eles consigam identificar, em sala de aula, os alunos que possam ter algum distúrbio de aprendizagem. E para que, após o diagnóstico de uma equipe multidisciplinar da área da saúde, os educadores estejam preparados para atender às necessidades destes estudantes.
Outra forma de atuação do Instituto é acompanhar a formação de grupos de apoio aos pais, como o Grupo Aprendiz, de São Caetano do Sul, que promove encontros mensais entre profissionais da saúde, educadores e pais para debater maneiras de melhorar a vida das pessoas com transtorno de aprendizagem.
Programação - Semana da Dislexia
De 8 a 14 de outubro
São Paulo /São Paulo
Instituto ABCD
Workshop Científico - “Desenho Universal da Aprendizagem”
Data: 9/10/2012
Horário: 9:30 – 12:00 h
Local: Casa do Saber – End.: Rua Dr. Mario Ferraz, 414 - Itaim Bibi – SP
Inscrições: gratuitas, vagas limitadas, confirmar via contato@institutoabcd.org.br
O iABCD vai promover um workshop científico com apresentação de Mônica Weinstein , na Casa do Saber, dia 09/10 com o tema “Desenho Universal da Aprendizagem”.
·         Premiação Desafio iABCD| ITAbits
Data: 10/10/2012
Horário: 11 h
Local: Praça São Lourenço, Rua Casa do Ator, 608 – Vila Olímpia – São Paulo
Premiação dos aplicativos desenvolvidos pelos alunos do ITA.
Inscrições: Evento exclusivo para convidados.
·         Santa Casa de São Paulo
Oficina de Simulação da Dislexia
Data: a definir
Horário: a definir
Local: a definir
Atividade experimental. A proposta é uma Oficina de Simulação da Dislexia, com professores, pais, alunos e outros profissionais envolvidos na clínica da Santa Casa e nos projetos em escola para abordar os sintomas da dislexia.
·         Instituto CEFAC
Oficina de Artes
Data: 9/10/2012
Horário: 9h e 14h
Local: Rua Cayoowaá 664 Perdizes
Oficina de artes com as crianças e pais atendidos pelo Instituto CEFAC. As crianças irão produzir suas camisetas para a divulgação da Semana da Dislexia.
·         Ação de orientação sobre Dislexia
Data: 8/10 - 11/10
Horário: 8h – 14h
Local: Diversas escolas
Visita dos pais das crianças atendidas pelo Instituto Cefac aos colégios de seus filhos para a entrega de folder sobre dislexia e DVD com documentário. Os pais irão utilizar a camiseta com o logo da Semana da Dislexia e irão registrar por meio de fotografias essa entrega.
Belo Horizonte | Minas Gerais
·         Atualidades em dislexia
Data: 10/10/2012
Horário: 18h40 às 19h50
Local: Teatro Izabela Hendrix – End.: Rua da Bahia, 2020 - Lourdes  Belo Horizonte
Evento destinado aos pais, professores, profissionais e estudantes interessados no tema.



Fonte: ÓGUI

Nenhum comentário:

Então, como diagnosticar a dislexia?

Diagnóstico

Os sintomas que podem indicar a dislexia, antes que seja feito um diagnóstico multidisciplinar, só indicam um distúrbio de aprendizagem, mas não confirmam a dislexia. Os mesmos sintomas podem indicar outras síndromes neurológicas ou comportamentais.
Identificado o problema de rendimento escolar ou sintomas isolados, que podem ser percebidos na escola ou mesmo em casa, deve-se procurar ajuda especializada.
Uma equipe multidisciplinar formada por: Psicóloga, Fonoaudióloga e Psicopedagoga Clínica deve iniciar uma minuciosa investigação. Essa mesma equipe deve ainda garantir uma maior abrangência do processo de avaliação, verificando a necessidade do parecer de outros profissionais, como Neurologista, Oftalmologista, Otorrinolaringologista e outros, conforme o caso.A equipe de profissionais deve verificar todas as possibilidades antes de confirmar ou descartar o diagnóstico de dislexia. É o que chamamos de AVALIAÇÃO DIFERENCIAL MULTIDISCIPLINAR.

PORQUÊ.... SOMOS DIS !??

PORQUÊ.... SOMOS DIS !??

COMO É A VIDA DE UMA PESSOA COM DIS...

PORQUÊ, SOMOS DIS !!!

Saiba , que entendo muito bem , quando vc fala (mal sabem eles o que tenho de fazer para chegar ate onde cheguei.... ´´e horrivel para mim. Agora vou ter que enfrentar um exame da ordem. Nao sei se mostro que sou dislexica ou nao para fazer a prova. Tenho que decidir, gostaria que vcs me orientasse o que devo fazer) vou te dar varias razões, para você não esconder que é dislexica, e outras tantas mais para você se cuidar e se respeitar em quanto há tempo. Seja quem você realmente é !!! Não seja preconceituosa com você mesma , como eu fui, por pura falta de conhecimento , coisa que você já tem.
e o mais importante ...tem a conciência dos seus direitos como cidadã. O meu conselho é: exerçar seus direitos e cumpra seus deveres, como ser pensante e atuante na nossa sociedade.

como vc sabe , também sou dislexica, mas só tive conciência do que estava acontecendo comigo, depois que ...já tinha meu emocional todo comprometido.
E mesmo assim , tive que passsar por mentirosa, pois já havia passado em um concurso publico, atuava como professora alfabetizadora e estava fazendo uma graduação em pedagogia. E te digo ...só eu e deus, sabia o que eu escondia !!!
Vivi toda minha vida com medo, e com vergunha , quando alguèm percebia meus erros ortograficos ,minha total incapacidade de escrever ao mesmo tempo que outra pessoa falava, não consiguia anotar as informações.
Com tudo isto, fui desfaçando para conseguir viver neste mundo letrado!!!
Até que minha mente e meu corpo , não suportou o estress!!! E tudo ficou encontrolavel, entrei em um processo de depressão, ansiedade e hiperatividade , altissimo.
Foi quando , fui em busca de ajuda medica. Sem saber o que eu escondia...os profissionais de saúde, se desdobraram em busca de explicações para o meu estado de saúde. Cada um chegou a um diagnostico conclusivo.
O psiquiatra, depressão e asiedade, que deveria ser trabalhada com terapia e medicação. A psicologa, hiperatividade causada por meu comportamento obcessivo de perfeição, e fata de confiança, deveria tentar me concentrar melhor no presente. O reumatologista, para ele eu estava com fibromialgia e outras coisas, causadas pelo estress, elevado, seria necessario procurar auternativas de relaxamento, e medicação. Fiz , hidroterapia, acupuntura, rpg , caminhada, cessão de relaxamento mental, com os psicologos, participei de programas para levantar minha auto-estima. Mais nada adiantava...tive outros sintomas, como gagueira, que foi trabalhado com a fonaldiologa. Labirintite, refluxo, que foram tratados por medicos da aréa, especialistas.
Depois tive problemas na visão, ai foi que tudo se entrelaçou, o oftalmologista , pedio um exame para descartar , adivinha o que?
Esclerose multipla....ai na resomância deu possitivo!!! E tudo levava a crer, neste diagnostico, quando se juntava tudo o que estava acontecendo com o meu corpo!!!
Pensa que acabou por ai!!?? Não! Tudo só estava recomeçando...
Mas paralelo a tudo isto, que vinha se passando, eu não parei de estudar, herá ponto de hora!!Para mim!! Fiquei de licença do trabalho , para tratamento, e ainda tive que enfrentar a doença da minha mãe que estava com o diagnostico de câncer. E meus filhos confusos e em plena adolecência. Eu estava completamente perdida!!!! Sem estrutura emocional, e sem controle cognitivo, esquecia as coisas , chorava muito,comecei a escrever e ler com muito mais dificuldades , já estava saindo da realidade, que me parecia um pesadelo!!
Mas, como uma boa dislexica, até então sem saber, não deixei de lutar contra o mundo. E quando estava fazendo minhas pesquisas para o trabalho do tcc, para conclusão do curso de graduação em pedagogia, sobre o tema que mais mim encomodava, os erros ortograficos em sala de aula e a visão do professor, quanto os problemas de aprendizagem. Por acaso, entrei no site da associação brasileira de dislexia, e quando estava lendo um depoimento de um dislexico adulto!!! O chão se abriu e o céu também...e as coisas foram tendo sentido, minha vida tava fazendo sentido. Eu estava diante , de uma explicação para a minha total "burrice"!!! Diante dos meus maiores medos, das minhas grandes vergunhas, das minhas piores dificuldades, e de tudo o que eu fazia questão de esconder, que erá a minha incompetência, diante do desafio de ler e escrever!!!
Mas o que eu julgava ter diante de me, toda solução para explicar todos as minhas angustias, sem fundamento , porquê , agora haveria uma razão. Senti meu esprírito leve, despreoculpado, pensei, agora não vou mais ter que mentir , tenho que revelar o meu maior segredo, e só atravez desta revelação serei liberta do medo, da vergunha, desta vida prisioneira da culpa de ser o que eu herá!!!
Bem , caros colegas, as coisas não foram, e não são tão faceis deste jeito que pensei...todos os profissionais de saúde que estavam , cuidando do meu equilibrio, duvidaram da minha verdade. Passaram a olhar , para me, como se eu estevesse, louca...e se perguntavam!!???
E questionavam, como eu tinha dislexia e tinha chegado onde cheguei sem ajuda!!??? Como eu saberia ler e escrever !!??? Porquê, e como poderia ter escondido isto!!!?? Bem , as respostas para estas perguntas, só eu e deus sabe o que tive que fazer,e tive que reunir forças,buscar conhecimento para meus argumentos e levanta uma quantia em dinheiro, para ir até são paulo, o unico lugar , onde teria profissionais seguramente competêntes para fazer o diagnostico, porquê todos os outros se mostravam completamente impossibilitados para assinar um laudo fechado de um diagnostico sobre dislexia.
E neste exato momento , luto contra todos os mesmos, sentimentos e há todos os mesmos pré-conceitos. E tenho que usar os mesmos meios para continuar sobrevivendo. Mas com uma diferênça fundamental,hoje já não tenho tanta vergonha de escrever errado, entendi que isto não mim tira o direito de ser respeitada e que sou competente e capaz .
Imagina ser ...professora alfabetizadora, pedagoga e atualmente estou fazendo pós- de psicopedagogia. Se tenho dificuldades...claro!! Se vejo discriminação nos olhos de muitos ...simmm!!! Fui aposentada pelo governo do distrito federal, por razões óbvias, que já não tenho forças para questionar.

Mas o que mais importa é que dessidi ir á luta, por mim e por nós!!

Quero que todo disléxico assuma sua condição, não somos doentes para procurar há cura...devemos ir a procura do entendimento do nosso ser pensante e atuante , diante desta sociedade letrada e preconceituosa.

Abjncrção!
Elizabete aguiar.
Perfil profissional:
Profª Elizabete M. Rodrigues R. da R. Aguiar.
Graduada em Pedagogia – UNB.
Especialização em Psicopedagogia Reeducativas Clínica e Institucional –UniEvangelica
Especialista e Neuropedagogia e Psicanálise – FTB.
Dir. Adm. Adjunta da Associação de Psicopedagogia – ABPp- Seção BRASÍLIA.
Profª da Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal – GDF.
Consultoria e Assessoria em Psicoeducação.