Método Das Boquinhas: Alfabetização e Reabilitação dos Distúrbios da Leitura e Escrita (Curso dado pela autora– Renata Jardini)
O Método das Boquinhas foi aprovado como Tecnologia Educacional pelo MEC em dez/09, sendo atestado como eficiente para alfabetizar e recuperar a alfabetização de crianças, jovens ou adultos.
Sua fundamentação teórica é de base multissensorial, fônica-vísuo-articulatória, propiciando rapidez e segurança na associação do fonema ao grafema (som à letra) uma vez que é uma Metodologia Concreta e Sinestésica e acrescenta o diferencial do articulema (boquinha), contribuindo para o real aprendizado e recuperação da leitura e escrita. Pode ser usado na íntegra, como Metodologia adotada pela escola, ou como uma ferramenta de trabalho para a conversão fonema/grafema, sendo inserido na metodologia adotada pela escola.
O Método das Boquinhas é de fácil aplicabilidade e compreensão e tem sido utilizado em salas de aula com todas as crianças, alunos comuns e outros com trocas de letras, trazendo grande e positivo impacto sobre os resultados na aprendizagem e autoestima do professor e do aluno. Resultado semelhante tem sido observado na terapêutica clínica.
A parceria entre a Fonoaudiologia e a Pedagogia tem trazido ganhos aos estudantes e à educação em geral. O mercado atual exige educadores com capacitação para lidar pedagogicamente com os distúrbios da leitura e escrita, que são frequentes e necessitam de uma atenção especial, utilizando-se de metodologia adequada para esta recuperação, como a sugerida pelas Boquinhas.
Público alvo: Educadores do ensino fundamental, psicopedagogos, fonoaudiólogos e psicólogos educacionais.
Objetivos:
• Capacitar o educador a conhecer o desenvolvimento normal do processo de letramento e discriminar as alterações mais comumente apresentadas.
• Capacitar o educador a alfabetizar crianças comuns com a proposta oferecida pelo Método das Boquinhas.
• Capacitar o educador com estratégias práticas de mediação dos distúrbios da leitura e escrita, inseridos em salas de aula comuns, por meio da proposta oferecida pelo Método das Boquinhas.
• Assistir o educador por meio de supervisão e discussão de casos.
Metodologia:
Aulas expositivas teóricas e demonstrativas práticas com apresentação e estudo de casos. Workshop com vivências.
Para que o trabalho possa ser interativo e reflita uma real aprendizagem da metodologia proposta, sugere-se o trabalho em grupos não superiores a 70 - 100 educadores.
Recursos Necessários:
• Sala com cadeiras e lousa (opcional);
• Projetor data-show com micro computador;
• Microfone e caixas de som;
• Livro Alfabetização com as Boquinhas - livro do professor (opcional);
•Apostila oferecida pela autora;
• Certificado oferecido pela autora.
Carga Horária:
• Capacitação: 16h/aula, divididas conforme disponibilidade dos alunos. Recomenda-se sexta e sábado, das 8:00h às 17:00h.
Programa:
• 1º período:
- O trabalho integrado entre escola/pais/profissionais;
- O treino da consciência fonológica/fonêmica/fonoarticulatória;
- Aquisição do letramento;
- Hipóteses de escrita segundo Ferreiro e Teberosky;
- Rotas de escrita lexical e fonológica;
- Metodologias de Alfabetização;
- Análises de escritas.
• 2º período:
- Dificuldades ou distúrbios da leitura e escrita ?;
- Patologias da leitura e escrita;
- A dislexia e o TDAH;
- Estratégias para a sala de aula com um disléxico;
- O erro como ferramenta de trabalho;
- Distinção entre erros esperados no processo de aquisição e erros patológicos;
• 3º período:
- Pressupostos teóricos do Método das Boquinhas;
- Treino dos articulemas (boquinhas);
- Alfabetização segundo os livros de Alfabetização com as Boquinhas;
- Dificuldades fonológicas/ortográficas;
- Análises de casos.
• 4º período:
- Trocas de letras e sua recuperação, segundo o Caderno de Exercícios;
- Exercícios para desenvolvimento da leitura e escrita;
- Aquisições gramaticais;
- Elaboração e interpretação de textos;
- Discussão/supervisão de casos.
FONTE DE PSEQUISA:
http://www.metododasboquinhas.com.br/base.asp?pag=quemsomos.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário