setembro 05, 2012

X Simpósio Intenacional sobre dislexia será realizado no dias 6. 7 e 8 de Setembro de 2012 .

Dislexia, Cognição e Aprendizagem
6, 7 e 8 de Setembro 2012
UNIP - Campus Paraíso
Rua Vergueiro, 1211 - São Paulo - SP
Comissão Científica
• Maria Ângela Nogueira Nico • Maria Inez Ocaña De Luca
• Rosemari Marquetti de Mello• Áurea Maria Stavale Gonçalves


Horário
6 de Setembro - Quinta-feira
07:30
Credenciamento
08:00
Cerimônia Oficial de Abertura
08:30hs às 10:00hs
A Comunicação Essencial e a sua Importância no Processo de Aprendizagem
As diferentes formas de comunicação e seu impacto no processo de aprendizagem. Abordagens sutis e analogias que promovem empatia, e interação no entendimento. Paradigmas da comunicação e escuta profunda.

Palestrante: Tiemi Yamashita - Estrategista Social, especialista em comunicação e sensibilização de público, Especialista no Terceiro Setor
10:00hs
Coffee Break
10:30hs às 12:00hs
" Let's Catch Children Before they Fail!: Early Diagnosis and Intervention for Preliteracy Skills" - "Vamos avaliar as crianças antes que falhem : diagnóstico e intervenção precoce em pré escolares" 
Ao identificarmos precocemente as crianças antes que falhem na escola, elas se sentirão felizes com seu desempenho e serão mais produtivas para a sociedade. Qual teste deverá ser aplicado na pré-escola que mostrará o grau de desempenho na leitura? O que se deve ensinar para as crianças pré-escolares de risco, que falham no aprendizado da leitura?

Palestrante: Charles Hayes - USA - Fonoaudiólogo, membro da diretoria da International Dyslexia Association - IDA, Professor and Clinical Supervisor Department of Communication Sciences and Disorders (CDS), MGH-Institute of Health Profissions, Boston-Ma.
12:00hs
Almoço
13:00hs às 13:45hs
"Resultados dos testes de nomeação automática rápida (RAN) e do estímulo automático rápido (RAS) em escolares disléxicos e não disléxicos avaliados na Associação Brasileira de Dislexia"
Nomeação automática rápida (RAN) é uma tarefa que mede a rapidez com que os indivíduos podem nomear em voz alta, objetos, cores, números e letras. Variações no tempo de nomeação rápida automatizada em crianças fornecem um forte preditor de sua capacidade de ler, e é independente de outros preditores, como consciência fonológica. Estímulos automáticos rápidos (RAS) é uma tarefa que mede a velocidade em nomear em voz alta estímulos alternados; letras e número e letras, número e cores. Testes de RAN e RAS são frequentemente utilizados como um instrumento clínico para o diagnóstico de deficiência de leitura nos leitores com dificuldades.

Palestrante: Maria Angela Nogueira Nico, fonoaudióloga e psicopedagoga clínica. Coordenadora Científica da ABD e membro da Equipe de Avaliação (CAE)
13:45hs às 14:30hs
"Dislexia e Arteterapia - Estatísticas e Comentários" 
Através do Projeto "Acolhendo os Sentimentos dos Pais" desenvolvido pela ABD desde 2006, as famílias das crianças que passam por avaliação e participam desse atendimento, têm a oportunidade de entrar em contato e expressar seus sentimentos em relação às dificuldades dos filhos. No Simpósio os participantes conhecerão esse trabalho inédito, e poderão ver resultados.

Palestrante:Elaine Cristina Braga Costa - Bacharel em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, Especialização em Arteterapia no Instituto Sedes Sapientiae. Aperfeiçoamento em Arte-Reabilitação – AACD.
14:30hs às 16:00hs
Dislexia no Japão 
A população de Japão é 127.800.000 habitantes, com uma taxa de alfabetização bem elevada (99,8%). A língua japonesa tem dois tipos de alfabetos, Hiragana e Katakana, e um ideograma do Kanji, (caracteres chineses). Cada fonema (em Hiragana & Katakana) corresponde a uma sílaba . No entanto, Kanji pode ter mais de uma pronúncia. Professores de escolas japonesas tiveram poucas oportunidades para aprender, obter prática e treinar as crianças com dislexia.Tem sido desenvolvidos testes de leitura, consciência fonológica, decodificação, fluência e vocabulário, nas escolas. Fonemas do alfabetoi Kanji têm complicações visuais. Vários pesquisadores estão tendo interesses neste campo.

Palestrantes: Junko Kato, MD (Diretora da Clínica de Kato, vice-presidente do Japão Research Dislexia), Keiko Hara, Hisako Ando
16:00hs
Coffee Break
16:30hs às 18:00hs
Dislexia e suas Comorbidades
Na prática clínica é crescente a necessidade de aprimorar os conhecimentos sobre a psicopatologia da criança e do adolescente com dificuldades escolares. Para formular a hipótese diagnóstica é preciso conhecer a história de vida da criança e entender um pouco o que pode estar alterado para ela se comportar desta maneira.  Na psiquiatria tem-se uma noção de como se avalia a criança e também sobre as patologias mais frequentes. E quanto mais aprofundamos a observação clínica, mais nos deparamos com crianças portadoras de mais de um transtorno, que são as comorbidades, como por exemplo: Dislexia e TDAH, Dislexia e Transtorno de Ansiedade, entre outros.

Palestrante: Dra. Eliana Curátolo - Médica Psiquiatra
18:00hs
Saída


Horário
7 de Setembro - Sexta-feira
08:30hs às 10:00hs
Dislexia e Dificuldades de Aprendizagem
A dislexia e as dificuldades escolares, são muito confundidas com os transtornos comuns nas crianças e adolescentes.Hoje através de vários processos de diagnóstico e avaliações sabemos que esta confusão terminológica, só prejudica  a criança, família e escola, gerando prejuízos que se mantém até a vida adulta. Fazer um seguimento orientado e interventivo no momento certo, pode amenizar muito a vida crianças e dar continuidade a sua instrução acadêmica.

Palestrante: Dra. Sylvia Ciasca, Psicóloga, Professora Associada III no Departamento de Neurologia FCM/UNICAMP, Coodernadora do Laboratório de Distúrbios de Aprendizagem e Transtornos de Atenção - DISAPRE/FCM; Coordena Grupo de Pesquisa em Neurodesenvolvimento, Escolaridade e Aprendizagem - CNPq.
10:00hs
Coffee Break
10:30hs às 12:00hs
“Definition of Dyslexia and Assessment of Dyslexia” - "Definição e avaliação da dislexia"
Todos os alunos devem ser leitores proficientes para serem bem sucedidos em sua carreira educacional. Pesquisas realizadas com leitura e escrita são importantes para o programa educacional de qualquer escola. Esta apresentação destacará os resultados dos relatórios das pesquisas mais recentes sobre alfabetização no Reino Unido, Austrália e Estados Unidos. Serão também apresentadas, a definição, e a prevalência da dislexia, um dos muitos distúrbios de aprendizagem. Será discutido o papel da consciência fonêmica, memória fonológica, nomeação rápida automática, decodificação, compreensão, fluência, ortografia, escrita e vocabulário receptivo, no processo de alfabetização.

Palestrante: Susan Lowell - USA - Psicóloga, Psicopedagoga especialista em avaliação e tratamento das dificuldades de aprendizagem em Chapel Hill, NC, Vice-presidente da IDA, responsável pelas Global Partners.
12:00hs
Almoço
13:00hs às 14:00hs
"Intervenção com as Habilidades Percepto-Viso-Motoras" 
O objetivo desta palestra é apresentar a relação entre as habilidades viso-motoras e a grafia, e a importância do estabelecimento de um programa de intervenção com estas habilidades para trabalhar especificamente a disgrafia, uma das manifestações da dislexia do desenvolvimento que interfere e compromete diretamente o desempenho acadêmico.

Palestrante: Simone Capellini - Docente do departamento de fonoaudiologia e programa de pós graduação em educação da faculdade de filosofia e ciências – FFC / UNESP – Marilia – SP
14:00hs às 14:30hs
Tempo de Leitura de Palavras e Pseudopalavras por Minuto em Crianças com Dislexia e sem Dificuldade de LeituraUtilizando o PROLEC foi feita uma analise quantitativa do numero de palavras e pseudopalavras lidas por minuto e obteve-se uma diferença significativa entre o número de palavras e pseudopalavras lidas do 2º ao 5º ano do ensino fundamental entre dislexicos e bons leitores.

Palestrantes: Cinthia Wilmers de Sá, Fonoaudióloga e Tânia O. Sbervelieri, Fonoaudióloga
14:30hs às 16:00hs
Uma Visão Geral da Situação na Índia, Jurídica e Educacional, e as Questões Atuais sobre a Dislexia.A Índia é um subcontinente com muitas línguas, e dada a crescente mobilidade da população, a maioria das crianças nas cidades aprendem várias línguas. Enquanto não há dados de pesquisa sobre o impacto que isso tem sobre a sua aprendizagem, será apresentada uma visão geral sobre as implicações dos alunos com dificuldades em aprendizagem.
16:00hs
Coffee Break
16:30hs às 18:00hs
Cognição e Aprendizagem - Vantagens da Estimulação Cerebral na Aprendizagem da leitura em DisléxicosA aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais.É o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio que nos rodeia. A neurociência é uma ciência nova que estuda o sistema nervoso central bem como sua complexidades através de bases científicas. Será apresentado um Programa de Neurociência em Estimulação em Leitura e Escrita que mostra onde todas as áreas do cérebro são estimuladas como pré-competência de aquisição da aprendizagem formal da leitura e escrita.

Palestrante: Dr. Rafael Silva Pereira - Portugal - Psicólogo, doutorado pela universidade de Extremadura, Espanha, em neuropsicologia da dislexia
18:00hs
Saída


Horário
8 de Setembro - Sábado
08:30hs às 09:15hs
Tratamento de Disléxicos. Casos Reais e Dados Atuais - ABD
O atendimento de disléxicos carentes na ABD foi implantado após constatação da ausência de atendimento público a esse grupo. Esse programa tem por objetivo levar a criança ou adolescente a “aprender a aprender” para que seja inserido na vida acadêmica. A ausência de superação no contexto acadêmico tem causado ansiedade e oscilações na auto-estima dos disléxicos. Cabe a nós pedagogos/psicopedagogos buscarmos novas estratégias que auxiliem o disléxico a se descobrir como SER capaz de superar desafios. Tendo sempre unido ao processo terapêutico o objetivo maior de envolver o ambiente familiar e escolar, que devem contribuir com intervenções construtivas para que exista o equilíbrio do SER e consequentemente o seu crescimento como um todo.

Palestrantes:
Maria Cecilia Gomara de Oliveira - pedagoga, psicopedagoga e mestra em educação;
Valéria de Andrade Cozzolino, pedagoga e psicopedagoga. Coordenadora das Oficinas de Intervenção para distúrbios de aprendizagem na ABD;
Ambas são Membros da Equipe de Tratamento de disléxicos diagnosticados na ABD.
09:15hs às 10:00hs
O Impacto Emocional da Dislexia
O impacto emocional da dislexia como as famílias lidam com seus familiares que apresentam dificuldade de aprendizagem. Reflexões sobre as etapas a serem vencidas até que se procure uma avaliação. Sentimentos e expectativas envolvidos, os desafios a enfrentar após o diagnóstico e os efeitos emocionais da dislexia.

Palestrantes: Tânia Valéria Penna Oliani - Psicóloga especialista em psicologia clínica, neuropsicóloga pelo HCFMU de São Paulo, membro do CAE - ABD. Áurea Maria Stavale Gonçalves, psicóloga, especializada em psicopedagogia e neuropsicologia pelo CEPSIC - USP, membro CAE - ABD. Autora da Cartilha - "Facilitando a Alfabetização - Multissensorial, Fônico e Articulatório em parceria com Maria Ângela Nogueira Nico.
10:00hs
Coffee Break
10:30hs às 12:00hs
“Learning Disabilities & Inclusion:The Way Ahead.” -
"Dificuldade de aprendizagem e inclusão: Um passo à frente"

Esta palestra destina-se a desmitificar dois temas importantes, isto é a Dificuldade de Aprendizagem e a Inclusão. Se as crianças não são devidamente diagnosticadas e não tem o apoio necessário, as dificuldades de aprendizagem formarão uma barreira em suas realizações escolares. Habilitando e capacitando educadores poderão ajudar as crianças a lidar com suas dificuldades. Nesta palestra, dicas importantes ajudarão a incluí-los na vida escolar e na sociedade.

Palestrante: Gad S. A. Elbeheri - Kuwait - Pedagogo, linguista, especialista em avaliação e tratamento da dislexia membro da IDA, Global Partner
12:00hs às 14:00hs
Mesa Redonda Internacional - Painel de Discussão
Charles Haynes - USA - Fonoaudiólogo
Junko Kato - Japão - Médica Pediatra
Susan Lowell - USA - Psicóloga, Psicopedagoga
Kate Kurawalla - India - Psicóloga
Gad S. A. Elbeheri - Kwait - Pedagogo
Rafael Silva Pereira - Portugal - Psicólogo
Maria Angela Nogueira Nico - Brasil, Fondoaudióloga e Psicopedagoga
Marcia Maria Barreira - Brasil - Psicóloga
Tânia Maria de Campos Freitas - Brasil - Psicopedagoga Clinica
14:00hs
Encerramento


Organização
Cida Evangelista - Roselaine Marquetti
Inscrições 
Tels./Fax. (0**11) 3258-7568 - 3237 0809 - 3231 3296
comunica@dislexia.org.br

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Então, como diagnosticar a dislexia?

Diagnóstico

Os sintomas que podem indicar a dislexia, antes que seja feito um diagnóstico multidisciplinar, só indicam um distúrbio de aprendizagem, mas não confirmam a dislexia. Os mesmos sintomas podem indicar outras síndromes neurológicas ou comportamentais.
Identificado o problema de rendimento escolar ou sintomas isolados, que podem ser percebidos na escola ou mesmo em casa, deve-se procurar ajuda especializada.
Uma equipe multidisciplinar formada por: Psicóloga, Fonoaudióloga e Psicopedagoga Clínica deve iniciar uma minuciosa investigação. Essa mesma equipe deve ainda garantir uma maior abrangência do processo de avaliação, verificando a necessidade do parecer de outros profissionais, como Neurologista, Oftalmologista, Otorrinolaringologista e outros, conforme o caso.A equipe de profissionais deve verificar todas as possibilidades antes de confirmar ou descartar o diagnóstico de dislexia. É o que chamamos de AVALIAÇÃO DIFERENCIAL MULTIDISCIPLINAR.

PORQUÊ.... SOMOS DIS !??

PORQUÊ.... SOMOS DIS !??

COMO É A VIDA DE UMA PESSOA COM DIS...

PORQUÊ, SOMOS DIS !!!

Saiba , que entendo muito bem , quando vc fala (mal sabem eles o que tenho de fazer para chegar ate onde cheguei.... ´´e horrivel para mim. Agora vou ter que enfrentar um exame da ordem. Nao sei se mostro que sou dislexica ou nao para fazer a prova. Tenho que decidir, gostaria que vcs me orientasse o que devo fazer) vou te dar varias razões, para você não esconder que é dislexica, e outras tantas mais para você se cuidar e se respeitar em quanto há tempo. Seja quem você realmente é !!! Não seja preconceituosa com você mesma , como eu fui, por pura falta de conhecimento , coisa que você já tem.
e o mais importante ...tem a conciência dos seus direitos como cidadã. O meu conselho é: exerçar seus direitos e cumpra seus deveres, como ser pensante e atuante na nossa sociedade.

como vc sabe , também sou dislexica, mas só tive conciência do que estava acontecendo comigo, depois que ...já tinha meu emocional todo comprometido.
E mesmo assim , tive que passsar por mentirosa, pois já havia passado em um concurso publico, atuava como professora alfabetizadora e estava fazendo uma graduação em pedagogia. E te digo ...só eu e deus, sabia o que eu escondia !!!
Vivi toda minha vida com medo, e com vergunha , quando alguèm percebia meus erros ortograficos ,minha total incapacidade de escrever ao mesmo tempo que outra pessoa falava, não consiguia anotar as informações.
Com tudo isto, fui desfaçando para conseguir viver neste mundo letrado!!!
Até que minha mente e meu corpo , não suportou o estress!!! E tudo ficou encontrolavel, entrei em um processo de depressão, ansiedade e hiperatividade , altissimo.
Foi quando , fui em busca de ajuda medica. Sem saber o que eu escondia...os profissionais de saúde, se desdobraram em busca de explicações para o meu estado de saúde. Cada um chegou a um diagnostico conclusivo.
O psiquiatra, depressão e asiedade, que deveria ser trabalhada com terapia e medicação. A psicologa, hiperatividade causada por meu comportamento obcessivo de perfeição, e fata de confiança, deveria tentar me concentrar melhor no presente. O reumatologista, para ele eu estava com fibromialgia e outras coisas, causadas pelo estress, elevado, seria necessario procurar auternativas de relaxamento, e medicação. Fiz , hidroterapia, acupuntura, rpg , caminhada, cessão de relaxamento mental, com os psicologos, participei de programas para levantar minha auto-estima. Mais nada adiantava...tive outros sintomas, como gagueira, que foi trabalhado com a fonaldiologa. Labirintite, refluxo, que foram tratados por medicos da aréa, especialistas.
Depois tive problemas na visão, ai foi que tudo se entrelaçou, o oftalmologista , pedio um exame para descartar , adivinha o que?
Esclerose multipla....ai na resomância deu possitivo!!! E tudo levava a crer, neste diagnostico, quando se juntava tudo o que estava acontecendo com o meu corpo!!!
Pensa que acabou por ai!!?? Não! Tudo só estava recomeçando...
Mas paralelo a tudo isto, que vinha se passando, eu não parei de estudar, herá ponto de hora!!Para mim!! Fiquei de licença do trabalho , para tratamento, e ainda tive que enfrentar a doença da minha mãe que estava com o diagnostico de câncer. E meus filhos confusos e em plena adolecência. Eu estava completamente perdida!!!! Sem estrutura emocional, e sem controle cognitivo, esquecia as coisas , chorava muito,comecei a escrever e ler com muito mais dificuldades , já estava saindo da realidade, que me parecia um pesadelo!!
Mas, como uma boa dislexica, até então sem saber, não deixei de lutar contra o mundo. E quando estava fazendo minhas pesquisas para o trabalho do tcc, para conclusão do curso de graduação em pedagogia, sobre o tema que mais mim encomodava, os erros ortograficos em sala de aula e a visão do professor, quanto os problemas de aprendizagem. Por acaso, entrei no site da associação brasileira de dislexia, e quando estava lendo um depoimento de um dislexico adulto!!! O chão se abriu e o céu também...e as coisas foram tendo sentido, minha vida tava fazendo sentido. Eu estava diante , de uma explicação para a minha total "burrice"!!! Diante dos meus maiores medos, das minhas grandes vergunhas, das minhas piores dificuldades, e de tudo o que eu fazia questão de esconder, que erá a minha incompetência, diante do desafio de ler e escrever!!!
Mas o que eu julgava ter diante de me, toda solução para explicar todos as minhas angustias, sem fundamento , porquê , agora haveria uma razão. Senti meu esprírito leve, despreoculpado, pensei, agora não vou mais ter que mentir , tenho que revelar o meu maior segredo, e só atravez desta revelação serei liberta do medo, da vergunha, desta vida prisioneira da culpa de ser o que eu herá!!!
Bem , caros colegas, as coisas não foram, e não são tão faceis deste jeito que pensei...todos os profissionais de saúde que estavam , cuidando do meu equilibrio, duvidaram da minha verdade. Passaram a olhar , para me, como se eu estevesse, louca...e se perguntavam!!???
E questionavam, como eu tinha dislexia e tinha chegado onde cheguei sem ajuda!!??? Como eu saberia ler e escrever !!??? Porquê, e como poderia ter escondido isto!!!?? Bem , as respostas para estas perguntas, só eu e deus sabe o que tive que fazer,e tive que reunir forças,buscar conhecimento para meus argumentos e levanta uma quantia em dinheiro, para ir até são paulo, o unico lugar , onde teria profissionais seguramente competêntes para fazer o diagnostico, porquê todos os outros se mostravam completamente impossibilitados para assinar um laudo fechado de um diagnostico sobre dislexia.
E neste exato momento , luto contra todos os mesmos, sentimentos e há todos os mesmos pré-conceitos. E tenho que usar os mesmos meios para continuar sobrevivendo. Mas com uma diferênça fundamental,hoje já não tenho tanta vergonha de escrever errado, entendi que isto não mim tira o direito de ser respeitada e que sou competente e capaz .
Imagina ser ...professora alfabetizadora, pedagoga e atualmente estou fazendo pós- de psicopedagogia. Se tenho dificuldades...claro!! Se vejo discriminação nos olhos de muitos ...simmm!!! Fui aposentada pelo governo do distrito federal, por razões óbvias, que já não tenho forças para questionar.

Mas o que mais importa é que dessidi ir á luta, por mim e por nós!!

Quero que todo disléxico assuma sua condição, não somos doentes para procurar há cura...devemos ir a procura do entendimento do nosso ser pensante e atuante , diante desta sociedade letrada e preconceituosa.

Abjncrção!
Elizabete aguiar.
Perfil profissional:
Profª Elizabete M. Rodrigues R. da R. Aguiar.
Graduada em Pedagogia – UNB.
Especialização em Psicopedagogia Reeducativas Clínica e Institucional –UniEvangelica
Especialista e Neuropedagogia e Psicanálise – FTB.
Dir. Adm. Adjunta da Associação de Psicopedagogia – ABPp- Seção BRASÍLIA.
Profª da Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal – GDF.
Consultoria e Assessoria em Psicoeducação.