Não há cura para a dislexia, mas há uma série de métodos de ensino que pode ajudar as pessoas com dislexia superar suas dificuldades de leitura e escrita.
Tratando a dislexia em crianças
Se o seu filho for diagnosticado com dislexia, que irá exigir o ensino especializado. A quantidade eo tipo de ensino especializado de que vai precisar depende da gravidade de sua condição.
A maioria das crianças com dislexia só precisa perder algumas horas de suas aulas regulares a cada semana, a fim de receber especialista, um-para-um ensino. Uma minoria de crianças com dislexia pode precisar de ser transferida para uma escola especializada. Muitas destas escolas cobram uma taxa, embora o apoio financeiro pode estar disponível a partir de sua autoridade educativa local (LEA).
Há um número de diferentes abordagens educacionais para ensinar crianças com dislexia, mas todos eles sublinham seis pontos importantes. Ensino precisa ser:
Multi-sensorial - As crianças com dislexia aprendem melhor quando podem usar como muitos sentidos diferentes quanto possível. Um exemplo de ensino multi-sensorial é que criança é ensinada a ver a letra 'a', dizer o seu nome e do som, e escrevê-lo no ar (todos ao mesmo tempo).
Estruturado - Aulas precisam ser altamente estruturado com o desenvolvimento feito em pequenos passos, construindo sobre o que foi aprendido antes.
Cum - Habilidades são desenvolvidas de forma gradual, e os novos desafios são apenas introduziu uma vez fica claro que uma criança tem a confiança ea capacidade para os resolver.
Exaustivo - As crianças com dislexia precisa de revisão periódica e deve "overlearn" competências que já dominam até que automaticamente usar os sons corretos, cartas e regras de leitura e escrita.
Active - Cada aula tem que ter um propósito claro e ser composto de short, atividades variadas.
Úteis - As crianças precisam compreender a importância ea finalidade das suas lições, e sentir-se confiante que eles irão contribuir para o sucesso futuro em suas salas de aula.
Phonics
Phonics é uma técnica de ensino que é frequentemente utilizado para ajudar a ensinar, ou melhorar, a leitura em crianças com dislexia.
Em acústica, os sons que as letras representam, sublinhou, ao invés de apenas as próprias letras. Por exemplo, as crianças são ensinadas a ver a ligação entre palavras como 'curry', 'pressa' e 'preocupação', eo padrão correspondente de sons.
Crianças gradualmente começam a ligar-se o padrão visual das palavras do padrão auditivo de palavras.
Phonics costumava ser usado para ensinar todas as crianças, tanto aqueles com e sem dislexia, a ler, até que foi substituído por outros métodos. No entanto, nos últimos anos, o interesse em acústica como método de ensino tem aumentado, e um relatório recente do governo recomendou que um tipo de fonética, conhecido como fônica sintética, deve ser re-introduzidas nas escolas primárias.
Ajudar o seu filho
Como pai, você pode querer ajudar os seus filhos com a sua leitura, mas você pode estar incerto sobre a melhor maneira de fazê-lo. Abaixo estão alguns conselhos que podem lhe ser úteis.
Leia para seu filho - Isso vai melhorar seu vocabulário, compreensão oral, e vai incentivar o seu interesse pelos livros.
Leitura Share - Você quer ler alguns dos livros e, em seguida, discutir o que está acontecendo, ou o que poderia acontecer.
'Overlearning' - Você pode se cansar de ler o livro do seu filho favorito, uma e outra vez, mas a repetição irá reforçar a sua compreensão e construção de familiaridade com o texto.
Leitura silenciosa - As crianças precisam da oportunidade de ler sozinho, a fim de encorajar a sua independência e fluência.
Faça a leitura divertida - Leitura deve ser um prazer, não uma tarefa. Use livros que tratam de assuntos de seu filho está interessado, e certifique-se que a leitura ocorre em um ambiente descontraído e submisso.
Computadores
Muitas crianças com dislexia se sentir muito mais confortável trabalhando com um computador do que com um livro de exercícios. Isto pode ser porque um computador usa um ambiente visual que corresponde mais de perto o seu modo de pensar.
Programas de processamento de texto também são úteis, porque têm um corretor ortográfico, e um auto-instalação correta que podem ajudar a destacar os erros na escrita.
Existem também muitas aplicações de software educacional interativo que pode fornecer o seu filho com uma forma mais envolvente de ensinar um assunto, ao invés de simplesmente lendo um livro.
Cor sobreposições
Em 1980, um professor da Nova Zelândia, descobriu que crianças com dislexia poderia centrar-se melhor em uma página se uma sobreposição de cores foi colocada sobre ele.
Cor transparente sobreposições são mais disponíveis em lojas de papelaria, e pode beneficiar o seu filho se queixar de que as palavras parecem fora de foco ou 'dance sobre' quando estão tentando ler. Diferentes crianças respondem a diferentes cores, por isso vale a pena experimentar com um número de superposições, a fim de encontrar aquele que consegue o melhor resultado.
Vidros fumados também estão disponíveis a partir de um número de oftalmologistas especializados.
Tratando a dislexia em adultos
Boa parte dos conselhos e das técnicas utilizadas para ajudar as crianças com dislexia são também relevantes para os adultos.
Faça uso da tecnologia, como processadores de texto, agendas eletrônicas e, para ajudá-lo com a sua escrita, e organizar suas atividades diárias.
A melhor maneira de aprender alguma coisa é usar uma abordagem multi-sensorial. Por exemplo, você poderia usar um mini-disco, ou um gravador de MP3, para gravar uma palestra, e depois ouvi-lo enquanto você lê suas anotações.
É recomendável que você quebrar grandes tarefas e atividades em passos pequenos.
Se você precisa elaborar um plano, ou fazer anotações sobre um determinado tema, você pode achar útil criar um "mapa mental", ao invés de escrever uma lista. Mind Maps são diagramas que utilizam imagens e palavras-chave para criar uma representação visual de um sujeito, ou plano.
Você deve deixar o seu empregador saber que você tem dislexia como eles são obrigados por lei a fazer ajustes razoáveis para o local de trabalho, a fim de ajudá-lo.
Exemplos de adaptações razoáveis incluem:
fornecendo-lhe com a tecnologia de assistência, como o software de reconhecimento de voz,
permitindo-lhe tempo extra para as tarefas que você encontra particularmente difícil, e
fornecer-lhe informações em formatos que você encontra acessível.
SEU FILHO ESTA DESMOTIVADO??
-
Como eram os seus momentos dedicados à lição de casa junto de seus
pais?Entediantes, cansativos ou, pior, uma sessão de tortura?
Essa situação não precisa ...
Há 7 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário