A indicação da coleção JOGOS DE BOQUINHAS é para crianças/adultos em fase de desenvolvimento compatível com a alfabetização, ou aqueles que desejam aperfeiçoar suas habilidades iniciais da leitura e escrita. Sua aplicabilidade pode se estender ao uso domiciliar, clínico ou escolar.
O jogo LINCE é encontrado em muitas versões e fabricantes e tem sido utilizado para desenvolver habilidades relacionadas aos processamentos visuoespaciais, necessários à aquisição da leitura e escrita.
A autora do Método das Boquinhas, Renata Jardini, desde 1980, tem se servido desse jogo para avaliar e estimular crianças e adultos que apresentam alterações de aprendizagem. Essa avaliação, embora informal, tem contribuído de maneira prática e eficiente à clínica fonoaudiológica, psicopedagógica e aos educadores de uma maneira em geral e foi descrita no livro Passo a Passo do Método das Boquinhas (Jardini, 2005).
Objetivos do jogo:
Desenvolver habilidades de percepção, análise e síntese, figura/fundo e processamento visuoespacial.
Desenvolver lateralidade.
Desenvolver a consciência fonêmica e fonoarticulatória.
Desenvolver a soletração.
Desenvolver comunicação sensorial – mímica.
Desenvolver expressão gráfica – desenho.
Desenvolver linguagem verbal – categorizações semânticas.
Desenvolver habilidades de leitura.
Desenvolver habilidades de escrita.
Conteúdo:
Um tabuleiro com 140 figuras e as mesmas em peças individuais.
Um quadro de todas as Boquinhas (articulemas) e suas respectivas letras (grafemas), que podem auxiliar na escrita da palavra toda.
Recomendações:
Idade: a partir de 4 anos.
Participantes: individual ou até 4 participantes.
Uso domiciliar, clínico ou escolar.
Como jogar:
A seguir serão apresentadas 20 maneiras de se jogar o LINCE DAS BOQUINHAS, que vão aumentando o nível de complexidade e, portanto, devem ser adequados àquelas crianças de escolaridade maior. Os objetivos de cada maneira serão descritos abaixo.
1- Percepção visual e nomeação de figuras. Encontrar no tabuleiro uma figura sorteada aleatoriamente. Falar o nome da figura.
2- “Dicas”. Encontrar no tabuleiro uma figura, por meio de suas “dicas”, suas características. Ex.: Serve para sentarmos = /cadeira/. Deve-se priorizar “dicas” esclarecedoras do objeto, que remetam à sua função.
3- Soletração. Encontrar no tabuleiro uma figura, a partir da soletração de seu nome. Por análise (um soletra a palavra sorteada para o outro descobri-la) ou por síntese (um descobre a palavra que o outro soletrou). Ex.: Análise: /o-vê-e-éle-agá-a/ e Síntese = /ovelha/. Na soletração diz-se o nome das letras e não o seu som.
4- Coordenadas. Encontrar no tabuleiro uma figura, a partir de suas coordenadas (linha/coluna), como no jogo batalha naval - Ex.: L8 = /jacaré/.
5- Coordenadas em movimento. Encontrar no tabuleiro uma figura, partindo-se da figura anteriormente descoberta, recebendo duas coordenadas que envolvam cima/baixo e direita/esquerda. Ex.: a partir de /jacaré/, sobe duas casas e vira à esquerda quatro casas = /cachorro/.
6- Mímica. Encontrar no tabuleiro uma figura, a partir de sua representação gestual = mímica. Priorizar linguagem gestual que envolva ações, ou seja, verbos aplicáveis àquele objeto.
7- Primeira sílaba e categoria semântica. Encontrar no tabuleiro uma figura, a partir de sua primeira sílaba e uma dica semântica. Ex.: fruta vermelha que começa com /mo/ = /morango/.
8- Boquinhas de vogais e categoria semântica. Encontrar no tabuleiro uma figura, a partir da consciência fonêmica e fonoarticulatória (Boquinhas) de suas vogais e uma dica semântica. Ex.: animal com as vogais /e-e-ã-e/ = /elefante/. Pode ser usado como apoio, o quadro de Boquinhas, ou a escrita da palavra.
9- Boquinhas de consoantes e categoria semântica. Encontrar no tabuleiro uma figura, a partir da consciência fonêmica e fonoarticulatória (Boquinhas) de suas consoantes e uma dica semântica. Ex.: animal com as consoantes /t-c-n/= /tucano/. Pode ser usado como apoio, o quadro de Boquinhas, ou a escrita da palavra.
10- Elaboração de frase oralmente. Encontrar no tabuleiro duas ou três figuras, a partir de uma frase formada, oralmente, com essas figuras. Ex.: O menino não usa mais chupeta porque já sabe usar o lápis. Figuras: /menino – chupeta - lápis/.
11- Categorias semânticas. Encontrar no tabuleiro outros objetos de mesma categoria semântica do objeto sorteado. Ex.: sorteia-se /gato/ = animais, procura-se = coelho, elefante, cachorro, vaca, etc.
12- Memória visual. Encontrar no tabuleiro, em sequência, seis figuras (ou menos que seis, caso a criança seja muito pequena) vistas e memorizadas.
13- Memória auditiva. Encontrar no tabuleiro, em sequência, seis figuras (ou menos que seis, caso a criança seja muito pequena), tendo ouvido e memorizado seus nomes.
14- Desenho. Encontrar no tabuleiro uma figura a partir de seu desenho, feito em folha separada, sob cópia e observação visual. Não vale “colar” o desenho. Explorar detalhes.
15- Movimento sacádico de olhos (direita e esquerda). Nomear a primeira e a última figura de cada linha, sem ater-se às figuras internas. Repetir para todas as linhas do tabuleiro.
16- Elaboração de “dica” por escrito. Encontrar no tabuleiro uma figura, escrevendo uma “dica” desse objeto. Priorizar “dicas” que remetam à sua função, ou características marcantes. Ex: Animal grande que tem uma tromba = /elefante/.
17- Leitura de frase da “dica” do objeto. Encontrar no tabuleiro a figura descrita na “dica” anteriormente dada.
18- Verbos. Encontrar a figura a partir de 3 verbos (ações) que sejam aplicáveis àquele objeto. Ex.: servir água, quebrar, lavar = /jarra/.
19- Adjetivos. Encontrar a figura a partir de 3 adjetivos ou locuções adjetivas (qualidades) que sejam aplicáveis àquele objeto. Ex.: gelado, tem casquinha, é de fruta = sorvete.
20- Boquinhas. Quando sortear uma Boquinha, pronunciá-la (articulema), ouvir seu som (fonema) e encontrar no tabuleiro sua letra (grafema). Dar 3 palavras iniciadas com essa letra.
SEU FILHO ESTA DESMOTIVADO??
-
Como eram os seus momentos dedicados à lição de casa junto de seus
pais?Entediantes, cansativos ou, pior, uma sessão de tortura?
Essa situação não precisa ...
Há 7 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário